CAMINHADA NA SEGUNDA

Embora eu sempre omita isso, Mirian  também é  muito responsável pelo blog. Sugere matérias, faz as correções... Hoje sugeriu que nossa caminhada fosse a partir da Cachoeira do Nahor, para que pudéssemos fotografá-la. Vamos lá!
Antes de chegar, esse cavalo pastando flores a atraiu. Pára o carro!
Estacionamos o carro  fora da porteira para caminharmos até ela. É pertinho.
O milho aqui está mais adiantado do que em outros lugares. O plantio é pequeno na região. Produzimos mesmo é café e eucalipto. Os outros plantios são de pequena escala.
Você está conhecendo o caminho?
Então chegamos.
Está muito bonita! Um bom volume de água.
Como sou muito ágil, resolvi subir para fotografar lá em cima.
Já passou aqui?
Esse remanso fica lá em cima, antes da queda. 
Quanto à minha agilidade, esqueça. Levei um tombo na descida
Com graves consequências no braço...
... e na perna. Vou fazer perícia amanhã, na Previdência. Se der afastamento, vou precisar de um apoio nas despesas básicas de fim de ano. Bacalhau, tender, peru... apenas o imprescindível. Posso contar com você?
A placa está lá. Esse pelo menos recolheu o lixo. Vamos levá-lo.

Passada a cachoeira, o rio se acalma. Está certíssimo Salomão. Tudo tem o seu tempo. Um mesmo rio tem em seu curso águas agitadas e remansos. 

Na saída nos encontramos com um carro vindo pra cachoeira.
Eram Mateus, Helena, Carolina... e Elis, escondida debaixo das mãos direitas de papai e mamãe. Eles têm um sítio com uma bela casa, estilo sec. XIX, perto da Comunidade de São Tomé.
À frente uma parada na bica do Sr. José Carneiro, na aguada cujo projeto de recuperação foi executado por Renato Sigiliano.
A Serra do Brigadeiro está carregada, Vem chuva por aí.
Vamos pra esquerda. À direita é Serrania.
Cena raríssima atualmente. Alguém plantando arroz. Com o preço de 8 a 8 reais o pacote de 5 kg as pessoas não se animam nesse plantio, que é bem penoso.
Esse é um cartão postal nosso. A propriedade de D. Néuza (restaurante Xapuri-BH) fica lá no alto. Vamos naquela casa mais embaixo, comprar doces da Toninha.
Interessante!  Mais novidades! Pelo visto Silvério está criando cabras para leite. Vimos várias em volta de sua casa, todas com as tetas cheias.

Pra quê essas orelhas tão grandes, cabritinha?
Galinhas e pintinhos já não é novidade (ou seria já não SÃO mais novidade?)
Mas o título da matéria fala em caminhada e até agora só andamos de carro e já é hora do almoço. Mirian leva o carro e eu volto a pé, alternando caminhada com corridinhas. Tenho muito medo de engordar.
Em quarenta minutos já estou em casa.

Comentários

  1. Esse é um dos mais belos trajetos de Beli:fazenda da Onça ao Bonsucesso.Acima da casa do Silvério,numa entrada á direita existem estradas dentro da mata fechada,ondem residem pessoas muito carismáticas e a paisagem é magnífica.Agora quanto ao Silvério,ele que abra bem os olhos porque carne e leite de cabra são "bem carinhos" pra ele cultivá-las na beira da estrada......

    ResponderExcluir
  2. Eu já falei mais de uma vez que leio tudo que se publica no EMBELISARIO e que as incursões rurais agradam-me em particular. Além desse ser um trajeto muito bonito (como a Naira já escreveu), para mim ele tem um significado especial. Passei por ele infinitas vezes, de charrete, a cavalo e a pé.Conheço (ou pelo menos conhecia) cada palmo dessa estrada O Mateus, que aparece na foto, é meu primo em 2º grau. A casa citada na matéria era da Tia Mariquinha. Durante as férias, a gente ficava lá semanas inteiras, só "aprontando". À noite, era aquela peneira cheia de brevidades e café com leite adoçado com melado ou rapadura. (Estou falando de LEITE com 5,5% de gordura e não dessas "águas brancas" com 2% que se bebe hoje-em-dia .) Para completar a farra de meninada, o Tio Joaquim pegava a sanfoninha de 8 baixos e tocava as músicas da época. Eu sempre pedia para ele tocar Saudades de Matão, a valsa mais popular naqueles tempos. Bom demais, gente! Bom demais!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cleber, muito interessante suas publicações, acompanho sempre seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Super interessante, mostra um pouquinho das maravilhas de nossa terra, mas esse seu tombo foi
    engraçado kkk, tem que se cuidar melhor nas decidas....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês