UM DOMINGO DE CHUVA EMBELISARIO

E a chuvinha não pára. Azar! Um final de semana com chuvas? Que nada! Na roça chuva é sempre bênção. Preciso trazer algo para vocês que, como já tenho reclamado, me dão muito trabalho. Sair debaixo de chuva pra fazer uma matéria é o fim da picada.
Vamos ver se tem futebol dos veteranos, como acontece todos os domingos cedinho.
É claro que tem, mesmo com chuva esses fominhas não deixam de jogar.
Tá pensando o quê? Os times têm até patrocínio do ENXOVAIS KALAIS. Alguém me fala que loja é essa? Tem porta aberta em Beli? A PETROBRÁS quis patrocinar os times, mas eles não tiveram interesse.
Olha o estilo do goleiro, apesar de já ter levado 5 gols. Estão perdendo de 5 X 1.
Laércio é o coordenador dessa brincadeira. Tem associados, contribuição mensal, churrascos de aniversariantes com as famílias. Brincadeira séria.
Depois volto pra tirar mais fotos, quando o jogo acabar. Vou aproveitar e pegar o pão.  
Que chato... tem um velório nessa casa. Aqui ainda se vela o corpo na residência do falecido. Depois a gente fala sobre isso.
O pão é  vendido em vários estabelecimentos, mas gosto de pegar lá na padaria mesmo. Literalmente na boca do forno.


A porta fica fechada, mas a gente entra pelos fundos. Isso se a segurança permitir. Ela é gente nossa. É a Suatia, que de vez em quando aparece aqui no blog. Lembra que a irmã, a Suamãe, morreu envenenada e eu passei a tratar dela.
Viagem perdida? Que nada! A gente abre a porta...
... pega o pão...
... dá uma xeretada no forno à lenha, pra ver o que tem de bom pra sair...
...pega um pacote de "tareco". Eu nunca decoro o nome desse trem, mas acho que é isso mesmo. 
Se não tiver ninguém pra anotar, no dia seguinte aviso o que peguei. Opa! A dona da padaria, está chegando da missa.
Na passagem paramos um pouco com esses amigos. Moram em Muriaé mas têm casa aqui. Na verdade são belisarienses. Marlene é afilhada de Salvador, pai de Mirian. Edmar, marido de Marlene, acompanha o nosso blog todinho . Não perde uma matéria. Eles estão recebendo a visita de Pedrinho, ao centro ma foto.
O que será esse movimento na porta da igreja?
Um leilão merece registro. Manezim é bom nisso.
Esse está mais simples. Tem uns com muitas prendas.
Tem gente até de BH na área. Os amigos Paulinho e Neura. Toninho do Barracão é companhia direta dele aqui. Os cavalos de Paulo  ficam sobre os seus cuidados. 
Olha os donos da Padaria aqui! Gilson e Laiz.
É eu tenho de terminar a cobertura do futebol. Eu saí de casa pra isso. 
Agora é tarde. Olha um atleta já vindo pra casa! É o "Preto". Ele já tem esse apelido há muito tempo. Não dá pra trocar agora pra "afrodescendente"
Como eu disse, a brincadeira é séria. Olha o que fizeram com o seu tornozelo.
Pode ter sido o Elias...
O catimbeiro do Rafael, esse que está sem camisa, ou Cristiano, à direita
O mais certo é ser o Alexandre, também sem camisa, na foto abaixo. Time safado esse Cruzeiro. Entregou o jogo pro Vasco ontem.  Para quem não viu, a câmera filmou o Julio Batista dizendo para o Cris do Vasco: "faz logo outro gol, faz logo outro gol". espero que o STJD dê uma cacetada nesse timinho.
Quando falta veterano, garotos também jogam. Abaixo, Elias, o maior e Alysson, esse loirinho simpático que é um craque. Se tiver oportunidade nessa máfia chamada de futebol poderá  vir a ser um profissional um dia.

Chegando em casa me deparo com essa cena da vida rural
 
Tenho algumas tarefas desgastantes me esperando aqui. Tratar dos peixes famintos...
E colocar canjiquinha para os passarinhos.
Dieta própria para cada especie. Para esse já é banana.
Tudo isso ao lado da mulher que amo. (acho que essa  ficou piegas demais. Não sei se tiro...)
Um bom domingo de chuvas para vocês aí na cidade. Se mora em Muriaé, fique atento ao nível do Rio. Se mora em BH, informo que tem passeata interrompendo o trânsito no anel rodoviário e o trânsito está tumultuado na região do Barreiro. Houve um grave acidente na Avenida Afonso Vaz de Melo, onde um casal morreu carbonizado e  duas pessoas ficaram feridas na manhã deste domingo em acidente entre um ônibus Mercedes e um carro Punto. 
Se é de Salvador, a SET informa que há engarrafamento na Paralela, na direção das praias, do Iguatemi até o Ferreira Costa, em função das obras no Imbuí. Ainda na capital baiana, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos  avaliou 34 praias em Salvador e Região Metropolitana e certificou que 17 estão impróprias para banho.
Se é de SP, as Marginais Pinheiro e Tietê estão paradas. Há protestos em ambas. Mas se você  mora no Rio, mais atenção. Quem chega na cidade tem dificuldades em função da demolição do Elevado da Perimetral e ainda tem arrastão nas praias do Leblon e Ipanema e arrastão na Linha Vermelha. Quem vai passar por Viçosa, é bom saber que um homem de 39 anos, sem habilitação, atropelou e matou duas mulheres que andavam pelo acostamento da MG-280, rodovia que liga a cidade a Paula Cândido.
Mesmo assim, se for possível, bom domingo pra você! 
O meu aqui na roça vai continuar a ser horrível Agora vou comer um frango com quiabo e angu com raspa.   
A pinga Água da Mata é mais pra compor a foto e divulgar a produção do primo José Sigiliano.
Tudo o que você vir na mesa é produzido na região. Frango, palmito, quiabo, legumes...
... a banana do doce, os ovos do pudim e o queijo.
Como essa matéria virou um Samba do Crioulo Doido, que começou com futebol, foi pra velório, padaria, leilão, belezas da natureza... e comida, vou terminá-la com essa pérola da MPB, que estou ouvindo enquanto blogo, no canal 151 da SKY, na doce voz de Elis Regina, a outra mulher da minha vida:

Dois Pra Lá, Dois Pra Cá
AutoresJoão Bosco , Aldir Blanc

Sentindo frio em minha alma
Te convidei pra dançar

A tua voz me acalmava
São dois pra lá, dois pra cá

Meu coração traiçoeiro
Batia mais que o bongô
Tremia mais que as maracas
Descompassado de amor

Minha cabeça rodando
Rodava mais que os casais
O teu perfume gardênia
E não me perguntes mais

A tua mão no pescoço
As tuas costas macias
Por quanto tempo rondaram
As minhas noites vazias

No dedo um falso brilhante
Brincos iguais ao colar
E a ponta de um torturante band aid no calcanhar

Eu hoje me embriagando
De uísque com guaraná
Ouvi tua voz murmurando
São dois pra lá, dois pra cá






Comentários

  1. Estou perdendo a esperança de ler alguma matéria em que NÃO se fala de comida. Arre!

    ResponderExcluir
  2. Es-pe-ta-cu-laaar!!!

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, Parabéns!

    Para quem vive um domingo na roça as vezes é monótono, no entanto após a leitura desta material podemos ficar na dúvida... rs

    Abraços

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. josilanesinarapereiralima25 de novembro de 2013 às 18:13

    enquanto ai em minas chove aqui na bahia tem calor e sol pra dar e vender!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês