SE ESSA MODA PEGASSE...

JUSTIÇA CONDENA MÃE POR INDISCIPLINA DE FILHO NA ESCOLA

A 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve condenação de L.P.O. ao pagamento de multa no valor de três salários mínimos por negligência na criação de seu filho menor, WPA. O valor será convertido em favor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da comarca de Cristalina. O voto do relator, desembargador Fausto Moreira Diniz, foi seguido à unanimidade.
A mãe apresentou recurso para cassar sentença que a condenada ao pagamento da multa, alegando que é uma pessoa pobre, com três filhos para cuidar. Ela pleiteou a alteração da multa pelo comparecimento mensal à escrivania, a fim de comprovar suas atividades. O pedido foi negado pelo desembargador, em virtude do descaso e falta de atenção dela para com seu filho serem fatos recorrentes.
Consta dos autos que o adolescente era indisciplinado na escola e que ela não contribuiu para a sua melhoria, pois sempre faltava às reuniões ou mesmo às audiências, sem justificativas. “Uma mãe não pode ser punida pelos atos de seus filhos, mas a situação é outra, quando aquela deveria tomar as providências necessárias para ajudar a sua prole não o faz”, justificou o desembargador ao denegar o pleito.

Ressaltou ainda que o artigo 229, da Constituição Federal, prevê que os pais devem dirigir criação e educação aos seus filhos, capacitando-os para um convívio social pacífico, o que não era feito por L., detentora da guarda de WPA. Fausto argumentou ainda que “o baixo grau escolar ou a falta de condições financeiras não podem ser aceitos como desculpas para o descumprimento de seus deveres como mãe, nem, tampouco, para afastar a sanção que lhe é imposta”, pontuou.

Pode parecer incrível, mas apesar de ser um lugar pequeno, esse é um fato bastante comum aqui em Belisário. Muitas crianças são absolutamente desassistidas pelas famílias, na sua vida escolar.


Comentários

  1. Não conheço as estatísticas pertinentes, mas acho que a maior parte da criminalidade origina-se do descaso e da negligência dos pais. (E aqui não me refiro aos casos em que os pais incentivam furtos e roubos.)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que muitas mães não estão preparadas, culturalmente, para valorizar a escola de seus filhos. Acham que não precisam participar do esforço educacional, deixando tudo por conta da escola. Seria o caso de abrir escolas especiais para preparar essas mães? Talvez seja preciso também aprender a ser mãe. O pai também deveria ser responsabilizado pelo
    processo, mas, onde andará ele e quem será ele? ASSUNTO SÓCIO-CULTURAL A RESOLVER...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês