HOJE FOI O DIA DAS BRUXAS NA ESCOLA ESTADUAL

O HALLOWEEN é comemorado dia 31 de outubro, mas EMBELISARIO a Escola Pedro Vicente de Freitas estava em processo de avaliação nessa data, e assim a festa foi adiada para hoje.
Quando a gente vê essa contagem regressiva de tristeza pela chegada das férias, pode parecer cascata. Mas com uma escola tão ativa, é possível que a garotada realmente não goste de férias escolares por aqui.
A festa é preparada pela Profa. Simone, de chapéu de bruxa, ao lado do diretor, José Antônio Carneiro.
Ela organiza o evento todos os anos.
Essa bruxa parece a Profa Ivânia.
A baianinha fica bem à vontade na hora das festas. Eita povo porreta de alegre!
O salão está sendo devidamente preparado. Mateus, no centro, pega junto com os técnicos que vieram de fora. Ele é um de meus peixes aqui em Beli. Tem uma história de vida que merece consideração.
Essa foi sensacional! Essa turma foi responsável pelo preparo da sala do medo.
Sala escura, som próprio para momentos de terror, balões explodindo, eles gritando e dois a dois os alunos vão entrando guiados pelas mãos, com os olhos vendados, para tocarem em coisas estranhas sobre a mesa, inclusive essa rã viva, que fica dentro de um balde d'água.
Esses rostinhos inocentes não sabem o que vão encarar daqui há pouco.
E a fila só vai crescendo, Lá de dentro só se ouve gritos. Estive lá e vi o pânico dos visitantes, principalmente as meninas.
O pior é que essa turma não consegue ficar feia.
Agora com algumas professoras.
Ele(a)s se produzem legal.
E a fila para passar medo continua grande.
Daqui  há pouco vai ter apresentações nesse auditório.
Os menorzinhos não participam das fantasias. Apenas assistem. O projeto envolve as salas que têm inglês como  matéria.  João Vítor nem precisaria de fantasia. Ele é um capetinha. É meu vizinho e afilhado de formatura da creche, com direito ao "bença padrinho!"
Outros comportadinhos.
Vida de avô não é fácil. Voltei logo para ajudar a olhar Léo. Perdi as apresentações.
Parabéns mais uma vez a essa turma vibrante da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, em especial à Profa. Simone.
Sobre o HALLOWEEN, alguns têm reservas, por considerar a festa americana. Respeito, mas discordo. Com a globalização tudo é de todos nesse mundo.
Alguns outros não deixam os filhos participarem, por considerá-la festa do maligno.  Aí discordo e nem respeito. Mediocridade eu desconsidero.

Veja mais sobre essa festa:
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas  colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a  Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Comentários

  1. Cleber, obrigado pela cobertura do HALLOWEEN.
    Simone, parabéns pelo projeto da área de Língua Inglesa.
    Estudantes, com esse ótimo comportamento de vocês, ficamos mais motivados a realizar eventos importantes como esse.
    José Antônio Carneiro
    diretor

    ResponderExcluir
  2. Parabéns á Professora Simone pela beleza da decoração, a qual acompanhou de perto, do evento muito bem preparado, aos alunos, bem excelente comportamento, num clima gostoso de espontaneidade e diversão, ao Senhor Cléber, mais uma vez pela maravilhosa cobertura.É muito bom ver tantas carinhas lindas e felizes de tantos bruxos e bruxas.Obrigada aos funcionários que participaram, foi um sucesso!
    Lenir Rodrigues
    Vice-Diretora

    ResponderExcluir
  3. Que festa bacana!!!
    Halloween sempre foi minha festa preferida.Nos tempos da adolescência,os aniversários de Túlio Barroli,Daiany Lopes e Alessandra de Paula,eram comemorados juntos,no mês de outubro com este tema.Alugávamos a antiga Toca do Coelho,o som vinha emprestado do Vandim e a festa virava a madrugada....Ohhh tempo bom!!!Merecia replay!!!
    Duas observações: A Ivania se encaixa em tudo,ficou ótima sua fantasia,como sempre.E essa rã merece ir pra panela!!!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naira, estive essa semana em Belisário e estava lembrando dessa época.Como foi bom essas festas de Halloween que fazíamos ,era de deixar quem passava na rua morrendo de vontade de participar, na escola também sempre era muito animado e divertido.Que a turma de hoje hem dia possa aproveitar essa ótima fase de escola no ensino médio, pois depois vão sentir muita saudade!!!!! Parabéns a Escola pelas atividades especiais realizadas.

      Excluir
    2. Verdade Túlio,depois que passam os anos é que começamos a dar mais valor ainda.Como eramos felizes,tivemos uma fase muito boa em Belisário.Sempre promovendo nossas festinhas particulares e dando força para as grandes festas.Espero que essa galerinha aí tão animada na Escola,possa vir a acrescentar também no desenvolvimento do Distrito.Sem desanimar!!!!

      Excluir
  4. Que festa bacana!!!
    Halloween sempre foi minha festa preferida.Nos tempos da adolescência,os aniversários de Túlio Barroli,Daiany Lopes e Alessandra de Paula,eram comemorados juntos,no mês de outubro com este tema.Alugávamos a antiga Toca do Coelho,o som vinha emprestado do Vandim e a festa virava a madrugada....Ohhh tempo bom!!!Merecia replay!!!
    Duas observações: A Ivania se encaixa em tudo,ficou ótima sua fantasia,como sempre.E essa rã merece ir pra panela!!!!!


    ResponderExcluir

  5. " Treat or trick ! " - Gostei da tradução, Cléber. Doçura ou travessura ! Lembrei os tempos em que morei em apto., em Nova York, durante 14 anos... Na noite de 31 de outubro, já esperávamos: algumas crianças do prédio batiam à porta, vestidas com capas pretas e dentes de vampiros, pulando e gritando o " treat or trick ".... Fingíamos medo, mas às vezes o bando chegava a assustar mesmo. Elas adoravam quando ganhavam a guloseima, mas nunca aceitavam entrar. Brincavam de horror mas, educadas, nunca desrespeitavam. Tenho muitas saudades desses momentos preciosos. A vida é um relicário: a gente vai estocando boas lembranças que de vez em quando nos levam a viajar para trás.
    A festa da Escola tão bem preparada e como foi apresentada acima deve ter sido mesmo muito divertida.Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Agradeço imensamente a todos que ajudaram-me na realização deste evento, "Halloween Party", na nossa escola: a equipe gestora, meus colegas de trabalho e a todos os alunos que não só ajudaram, mas também prestigiaram (mesmo com toda a chuva que caia), pois é uma festa diferente da nossa cultura, mesmo assim deve ser reconhecida e valorizada. .Cleber, obrigado pela cobertura e apoio! "Thank you very much!" Professora Simone de Souza.

    ResponderExcluir
  7. Gostei de ver a família presente, César, Diego e Vinícius. Fiquei feliz por vocês estarem ai. Espero que estudem bastante e sejam alunos comprometidos com os estudos, pois, sem estudo não somos ninguém.... Parabéns aos professores, diretores e alunos envolvidos nesse trabalho. Lucirene - Rosário da Limeira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês