A PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO CONVIDA

Paróquia Santo Antônio – Belisário

Trezena de Santa Luzia – 2013

01 a 13 de Dezembro

Santa Luzia; protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz!”

 

Convite 

    A Paróquia Santo Antônio, tem a honra de convidar você e sua excelentíssima família para participarem da trezena em louvor a Santa Luzia nos dias 01 a 13 de Dezembro de 2013. Queremos que seja um tempo de comunhão fraterna entre os devotos, as diversas comunidades da Paróquia Santo Antônio, os paroquianos e toda a comunidade BELISÁRIO.
Haverá todos os dias as 19:30 hs na Capela Santa Luzia (Praça Coronel Mariano Alves Pereira), Missas, celebrações, leilões e barracas. Cada dia terá a visita de comunidades rurais, movimentos religiosos e comunidades de nossas Paróquias vizinhas, Rosário da Limeira e Miradouro.    Na oportunidade, pedimos leilões ou prendas. Toda renda será destinada a reformas e construções na Capela. Desde já, agradecemos a importante presença, participação e colaboração de todos.
Que Santa Luzia interceda a Deus por nós e nos abençoe!


Atenciosamente,

  
_____________________________________________________________
Conselho Administrativo da Capela e Franciscanos de Santa Maria dos Anjos


Comentários

  1. Aqui vai um pouco da História da construção dessa Igreja de Sta. Luzia: Neca Mariano, meu avô, filho do fundador, Belisário Alves Pereira, herdeiro já do falecido, lá pelos anos de 1912, numa caçada, um estilhaço de espoleta atingiu seu olho esquerdo. Em sua casa, ali na praça que leva o seu nome, Manoel Mariano Alves Pereira, foi atendido pelo farmacêutico Izidoro Isaias Gonçalves. Amarrado numa cadeira para aguentar o sofrimento enquanto todos à sua volta rezavam para Sta. Luzia, com arnica em lugar de anestesia, o olho foi limpo e sarou, embora cego. Nesse amargo transe, o então homem forte do lugar decidiu construir ali, ao lado de sua casa, onde era curral, uma igreja em honra de Sta.Luzia. Era de madeira, ficou velha e carcomida. Foi depois, reconstruída, como está hoje.
    Sta. Luzia foi mártir italiana, no tempo da perseguição por Deocleciano. É festejada dia 13 de dezembro e, em Belisário dos tempos de Neca Mariano, não se caçava, nem pescava nesse dia, guardado como santo. Além de protetora dos olhos, havia também uma crença de que se chovesse no dia de Sta. Luzia, haveria muita fartura nas próximas colheitas.

    ResponderExcluir
  2. Em nome do Conselho Administrativo da Capela Santa Luzia, agradecemos ao Cléber Paradela pelo apoio e colaboração na divulgação de mais um evento "Em Belisário".
    Agradecemos também a Nina Campos pelo importante comentário postado acima, enriquecendo ainda mais um pouco de nossa história nesses 150 anos de Belisário, contando-nos como tudo começou... A construção da capela!
    Contamos com a participação de todos nesta trezena.

    Um abraço e até mais,

    Mateus Lucas
    Secretário do Conselho Administrativo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês