100 ANOS DO POETINHA

Aconteceu no mês de outubro. Fora de casa, deixei passar essa data tão importante. Nesse mês o poetinha completaria o seu centenário, se vivo fosse. Vinícius de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro19 de outubro de 1913.Ele  foi diplomatadramaturgojornalistapoeta e talvez o maior compositor da MPB.
O apelido de "poetinha", foi dado pelo grande parceiro Tom Jobim. Foi um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também um grande conquistador. Casou-se por nove vezes: Tati de Moraes, Regina , Lila Bôscoli, Maria Lúcia, Nelita , Cristina, Gesse, Martita e Gilda. Com isso a mulher e o amor eram o seu tema preferido.
A norinha Luise (SP), também poetisa, publicou em seu face A Poesia de Vinícius de Moraes para a Mulher de cada Signo .
Eu não conhecia a achei legal publicar aqui. Dois de cada vez. Veja se bate com você:

Áries
Branca, preta ou amarela
A ariana zela.
Tem caráter dominador
Mas pode ser convencida
E, aí, então, fica uma flor:
Cordata… e nada convencida.
Porque o seu denominador
É o amor.
Eu cá por mim não tenho nenhum
preconceito racial:
mas sou ariano!

Touro
O que é que brilha sem
Ser ouro? – A mulher de Touro!
É a companheira perfeita
Quando levanta ou quando deita.
Mas é mulher exclusivista
Se não tem tudo, faz a pista.
Depois, que dona-de-casa…
E à noite ainda manda brasa.
Sua virtude: a paciência
Seu dia bom: a sexta-feira
Sua cor propícia: o verde
As flores dos seus pendores:
Rosa, flor de macieira.

Comentários

  1. Minha virtude não é a paciência. A sexta-feira é um ótimo dia, e o verde é sim minha cor favorita. Caramba!!! sou exclusivista também.
    Gostei Cléber!!!

    ResponderExcluir
  2. Leida: Companheira eu vejo que realmente você é.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês