UM RETORNO DIFERENTE PARA BELISARIO

Como falei na matéria anterior, deixei o carro em Muriaé. Subi no ônibus das 11:20h. Jornal e palavras cruzadas na mão, para me distrair na viagem.
Qual o que! É muito balanço das curvas e dos buracos na estrada de terra. A escrita fica um garrancho só.
Vamos aproveitar para interagir com as pessoas. Essa é de Itamuri. Tem deficiência de fala e audição, mas com gestos se comunica com todo mundo à sua volta.
Alguns eu tive a curiosidade de perguntar: o que o leva à cidade? A maioria está ligada à saúde pessoal ou de alguém da família.
Já Marli leva Maria Luisa duas vezes por semana para dançar balé. Muito legal esse esforço de ambas. Fico triste com algumas mães aqui em Beli quando não demonstram esforço extra na educação  mais ampla dos filhos.
O amigo Pavão, de camisa vermelha, que pratica uma agricultora orgânica de muito respeito ao meio ambiente, foi tratar de interesses do Sindicato Rural. Adir, no cantinho, aproveitou a ida para comprar um bebedouro moderno para instalar na igreja da comunidade de São Pedro. Água gelada para os fiéis. 
Professora Gisele faz esse percurso diariamente. Tem dia que fica aqui por 3 turnos, na Escola Estadual. Aproveita para ler um livro, ou pelo menos tentar.
Esse não quis ser fotografado. A gente respeita.
Se você conhecê-lo pelas costas...
Ian conseguiu ficar quase que calado durante toda a viagem
Edison, de chapéu, deve ter ido se apresentar à polícia. Brincadeira. é gente muito boa. quer dizer, mais ou menos.
Jaqueline foi tratar da carteira de motorista que está tirando.
Nessa época do ano a gente não sofre com a lama. Somente sofremos com a poeira. Isso é a vida rural. Quem quer asfalto vá cheirar fumaça de óleo diesel na cidade.
O percurso tem os pontos marcantes, que servem de referência nas conversas. Antes de, depois de.
Mirian tem ótimas recordações dessa viagem, quando vinha de ônibus, quando criança, para passear na casa da Vó Maria EMBELISARIO.  Aí era o meio do caminho, onde tinha uma igrejinha.



 ... depois vem o comércio daTerezinha.
... o Julinho da Volks,
Mas o momento marcante é mesmo a subida do Marinho. É quando se avista Beli..
... e a Serra do Brigadeiro ao fundo.
André já comemora a chegada.
Já defronte à Escola estadual. O diretor tá na porta.
Em cada ponto desce uma turma...
Eu aproveito a viagem e vou até o ponto final. Obrigado, Adilson!
Edmar, o trocador,  também merece sair na foto.

Comentários

  1. Devo ser o leitor mais assíduo do EMBELISÁRIO. Consulto o blog pelo menos umas 3 vezes por dia. Se eu for comentar tudo que tenho vontade, não vou fazer mais nada na vida. Agora, por exemplo, estou no trabalho, mas vou parar para me manifestar um pouco. Começo elogiando a maneira como o blogueiro aborda os assuntos. Ele o faz de maneira inteligentes, e, simplesmente adivinha os interesses do leitor. Hoje de manhã já li sobre o museu em Muriaé. Eu também já estive lá, justamente num dia em que fiquei de bobeira, esperando um mapa do meu sítio que estava sendo elaborado elo Aloísio Aló. Agora veio essa belíssima matéria da viagem de ônibus. Voltei no tempo mais de meio século. Essa linha começou por volta de 1954, com a perua Chevrolet '51 do Omar Vital. Antes disso, a viagem era feita na carroceria dos caminhões que transportavam café.
    Falando dos "antes" e dos "depois" da viagem, não podemos nos esquecer da biquinha na descida da serra, onde havia uma parada e a gente "apeava" para beber água. O problema era que a água dava vontade de fazer xixi e, obviamente, não ficava bem fazer isso enquanto havia senhoras por perto.
    Bebi muitas cachacinhas do comércio da Dona Terezinha, e isso rendeu muitas outras histórias.
    Li no ESTADO DE MINAS de sexta-feira, que Belisário é um fortíssimo candidato à emancipação política. Aí, vamos asfaltar as estrada e assistir ao "espetáculo do crescimento" dessa linda e florescida cidade.
    Senhor Blogueiro,
    Você está quase me convencendo a mudar pra Belisário, e, por questões pessoais, eu não posso fazer isso. Pelo menos por enquanto.
    A matéria Mudando os Rumos me chamou a atenção para a suave e bucólica Rua São Vicente. Há 30 ou 40 anos, lá predominavam os ranchos de sapé e chão batido, os quais, como V. mesmo comentou, denunciavam muita pobreza.
    Fiz um breve comentário naquele dia, Não sei se V. chegou a ver.
    Pra frente, Beli!

    ResponderExcluir
  2. E não é que uma simples viagem no "busão" de Belisário rendeu uma ótima matéria...Pretendo ir em janeiro visitar meus pais, e vou programar para fazer uma visita ao museu, pois gosto muito...Em particular gostaria muito que a candidatura a emancipação se tornasse realidade para Belisário, mas lembrando que a administração deve ser honesta.Grande abraço de outro leitor assíduo... Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  3. É sempre uma aventura e tanto essas viagens de ônibus,sem contar na paisagem que contemplamos durante ela.Me recordo de um dia em que comprei uns azulejos próximo á Rodoviária e como eram poucas caixas,a loja não quis fazer a entrega,então coloquei no ônibus pra Belisário,e ao chegar lá,Adilson o motorista, foi até o ponto final do ônibus pra deixar os passageiros e logo após isso veio com o ônibus até minha rua pra deixar as caixas na porta de minha casa,foi hilário....Muita gentileza da parte dele.Acredito que essa confiança que depositamos nos funcionários foi um grande exemplo que Dona Yolanda deixou pra todos eles.Ela sempre fez questão que fossemos bem recepcionados em sua linha de ônibus.Apesar de não termos os melhores ônibus pra nos deslocarmos,sempre fomos tratados com muito respeito por eles.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Dárcio Calais....acho que nós dois estamos praticamente empatados..kkkk eu tb entro umas 3 vezes por dia, só para conferir as notícias. Eu conheci o blog quando o blogueiro(desculpa...mas nao sei o seu nome) esteve no local onde trabalho(UNIVIÇOSA) e fez uma matéria sobre sua visita aqui e tirou fotos das minhas amigas. Eu nao estava...por isso nao tive o prazer de conhece-lo, mas a partir daí comecei a segui-lo(isso já tem mais de 1 ano). Amo as matérias, sempre com uma história legal e feito de uma forma encantadora. Já penso em conhecer Belisário...assim que puder estarei lá. Ahh sua esposa Mirian é lindaaaaa assim como toda sua familia. Parabéns pelo blog...e pode ter certeza que estarei sempre por aki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Considero Viçosa minha segunda terra. Sou ex-aluno da UFV, onde me graduei há quase meio século.

      Excluir
    2. Que legal! AMO VIÇOSA! Sou nativa srsrsrs!Meu Pai é natural daqui, e trabalha(já era para ter aposentado srsrs) na UFV.

      Excluir
    3. Sou natural de Belisário e fiz minha graduação Medicina Veterinária na UNIVIÇOSA... Belisário é um ótimo lugar para visitar... Grelson Clemente

      Excluir
  5. Que legal, Amanda!
    Gostaria de saber mais de você e fazer uma matéria quando passar por ai. Você trabalha no Hospital Veterinário? Foi lá que nos conhecemos?
    Um abraço e obrigado pelos elogios ao blog.

    coparadela@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês