NEM SEMPRE O QUE É BOM DE SE VER FICA LONGE

Na sexta fomos ver museu em Juiz de Fora e no sábado esticamos até Antônio Carlos para ver a histórica Fazenda Borda do Campo, como se vê nas matérias anteriores.
No entanto já estive mais de uma vez no  Memorial Municipal, de Muriaé, que engloba o Arquivo Histórico e o Museu Municipal, porém durante coqueteis, e assim nunca pude admirar aquele espaço cultural. 
Hoje fui a Muriaé deixar o meu carro para reparos e fiquei de bobeira lendo jornal na praça da Câmara, quando me dei conta de que poderia ir visitar o Memorial, parti prá lá.
O prédio por si só é fabuloso. Totalmente recuperado.  
Um grupo de estudantes do Distrito de Bom Jesus da Cachoeira estava lá. Eram da Escola Estadual João Alves Bitencourt Sobrinho, cuja vice-diretora é a Professora Berna, que aparece na foto abaixo. Ela já trabalhou em nossa Escola Pedro Vicente, aqui em Belisário.
A moçada muito atenta. Nesse caso conhecendo equipamentos de comunicação do século passado.
Liliana, licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto,  é a responsável pelo acervo técnico. Dá uma boa aula contando a aplicação desses objetos.
Não resisti. Atrevidamente pedi para falar um pouco sobre o telégrafo, que opera a partir do código morse, onde letras e números são representados por  traços e pontos, curtos ou breves. Ainda peguei esse equipamento, como engenheiro ferroviário, na década de 70, em um ramal de menor  tráfego, na região de Itabirito, usado para licenciamento de trens entre as estações.
A de óculos é a professora Amália, que acompanha esses alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
Agora são objetos religiosos, também objetos de uso na cozinha,  ferramentas,  máquinas fotográficas... tudo isso conta a história da cidade.
Liliana explica os formas de preservação desse acervo e os cuidados que ele exige.
A galeria de fotos de todos os prefeitos de Muriaé. Aprendemos que foram 44 prefeitos tendo havido 5 reeleições. Dessa forma foram 49  mandatos dos executivos municipais.
Duas observações: Alguns prefeitos não deixaram sua foto. A segunda é que Muriaé nunca teve uma mulher como prefeita.
 Com a construção do Centro Administrativo pelo prefeito José Braz, em seu primeiro mandato, ele foi o último prefeito a utilizar esse prédio.
E a sentar nessa cadeira.
As pessoas que fizeram a história de Muriaé. Você que é daqui pretende compor essa lista futuramente?
Valeu a pena! Museu bem montado e tudo muito bem explicado.
Do site da FUNDARTE fiz esse resumo:

Memorial Municipal : Arquivo Histórico Municipal e Museu Municipal
Sua responsabilidade é a de  preservação da memória e história do povo de Muriaé, fazendo isso através da manutenção e exposição de  livros, jornais, revistas e objetos da oriundos da Fundação José Henrique Hastenreiter . São documentos datados dos séculos dezenove e vinte, todos catalogados e em bom estado de conservação.
São quase sete mil livros, sendo boa parte sobre Minas Gerais e Muriaé, 2747 jornais, 750 deles do início do século vinte, sete edições da Revista Historiográfica Muriaeense, documentos importantes do passado da cidade, centenas de fotos da história da cidade e dos personagens que construíram essa história.
O Museu Municipal está localizado no Paço Municipal, antiga sede da Prefeitura de Muriaé, e atende ao público das 07:30 às 17:00 horas


Comentários

Posts mais visitados do último mês