VOLTANDO A CONSERVATÓRIA PARA FALAR DA HOSPEDAGEM

Como adiantei na matéria anterior, o ponto alto dessa ida a Conservatória foi a nossa hospedagem numa das fazendas que faz parte do cadastro nacional de fazendas históricas abertas à visitação
Fomos para a FAZENDA VISTA ALEGRE. que dista 18 km de Conservatória.
É algo deslumbrante, principalmente para os que, como nós, são amantes da história. Aqui você volta num tempo que só pode conhecer apenas nos livros e narrações dos professores.
O luxo e o bom gosto  prevalecem em cada espaço...
... que tem um rico acervo da família e outros objetos adquiridos, sendo estes dos séculos XVIII, XIX e século XX.
Esse é o banheiro da suite onde dormimos. Do tamanho de alguns flats que têm por aí.
Muito interessante a narrativa histórica, apresentada pelo proprietário, Dr. Délio Mattos, que divide o tempo entre o seu escritório no Rio e a Fazenda.
Cada objeto, cada móvel, ... tudo tem uma história. Cultura e educação são íntimas da história da Vista Alegre. O Visconde de Pimentel, o seu fundador, fez dela pioneira no campo das artes, da cultura e do desenvolvimento sócio- econômico na segunda metade do século XIX.

A Escola de Ingênuos, como ficou conhecida, e que nela funcionou, foi a primeira no país a alfabetizar filhos de escravos e crianças pobres das redondezas.
No livro abaixo a preparação da Fazenda Bela Vista para receber o Conde d'Eu, marido  da Princesa Isabel, herdeira do trono de Portugal. 
Senti-me o Barão de Belisário sentado nessa mesa.


Outra história fantástica guarda essa vasilha. No site da fazenda tiramos:

"Os primeiros imigrantes dinamarqueses do Vale fundaram na fazenda a primeira indústria de queijos, fabricados com a tecnologia européia do Estado, os famosos Laticínios DANA por volta de 1912. A família Nielssen residiu na Vista Alegre por cerca de 30 anos, tendo desenvolvido e aprimorado queijos de qualidades variadas, até transferirem-se para o Sul de Minas, onde multiplicaram indústrias e marcas de laticínios."

E eu que jurava que a fabricação de queijos tinha iniciado nas Gerais.
Além da importância histórica e cultural, a Vista Alegre já foi cenário de muitas produções televisivas, como as novelas “Salomé”( 1991), “A Viagem” ( 1994) e Clipe Especial da Xuxa- 10 Anos de Globo ( música “Lua de Cristal”), que foi apresentado debaixo dessa árvore.
Agora lhes apresento Vera, esposa do Dr. Délio. Uma simpatia de pessoa e dedicadíssima à terra e aos cuidados da Bela Vista.

Esta é mais uma edificação que está sendo preparada para receber mais gente, sob a sua regência.
Jacus fazem a festa por essas matas.
E outros pássaros que nem identifico. 
Dr. Délio pratica hipismo e é membro da direção do Jóquei Clube do Rio de Janeiro. Olha que beleza o "Douros", um PSI - Puro Sangue Inglês!
A Fazenda tem área para essa prática e um centro de treinamento de  cavalos novos.
E um haras bem montado...
... com todos os recursos úteis aos amantes do cavalo.

É isso gente! Uma experiência muito legal de hospedagem. E o preço não é nada extravagante em relação aos hotéis convencionais. Pelo contrário.

Querem mais informações? 



Temos mais uma matéria sobre as fazendas de café 

Comentários


  1. Eu que já vivo sonhando em ir a Conservatória, já inclui Fazenda Vista Alegre. É tudo que aprecio... Será minha próxima saída.

    ResponderExcluir
  2. Que local incrível!!! Tb vou incluir esta fazenda nos meus roteiros Nina!

    Bjo, Flavinha Paradela

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Como fizeram para D. Mirian sair deste paraíso? Tiveram que pedir uma medida judicial para remoção?

    ResponderExcluir
  4. Visitei está belíssima fazenda, agora pretendo me hospedar, para viver momentos inesquecíveis

    ResponderExcluir
  5. Já visitei esta fazenda, com um grupo, quando ainda não recebiam hóspedes. É muito bonita, fizemos um lanche muito gostoso, ao ar livre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês