TÁ CHEGANDO O DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO

Para a alegria da garotada Belisário terá uma comemoração desse dia, nesse sexta, dia 27 de setembro, a partir das 16 horas, na Praça da Matriz. O grande atrativo nessas comemorações são os doces e balas que são distribuídos para as crianças.
Aqui em Beli o evento será patrocinado pela  Pax José Schettini, uma empresa que oferece um plano de assistência funerária, cuja sede fica na vizinha Miradouro.

Veja um resumo sobre essa data, extraído do http://pt.wikipedia.org
"Santos Cosme e Damião, Segundo relatos eles são originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos,e viveram no séc. III.
 Exerciam a medicina e farmácia na Síria, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de inimigos do dinheiro.  Eles diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Cosme e Damião foram martirizados na Síria perseguido por Diocleciano. Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma, com as iniciais SS - Cosme e Damião.
O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé e pelos centros de umbanda, onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".
Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados. Na Bahia, as pessoas comemoram oferecendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.
São considerados no Brasil os Santos padroeiros dos Farmacêuticos e Médicos. A bonita história de São Cosme e São Damião - que por sua vez é marcada por visões diferentes, dependendo da crença de cada religião - demonstra a complementaridade e interdependência que as profissões irmãs, a medicina e a farmácia, possuem."

Agora um comentário maldoso meu: Você não acha que os Conselhos Federais de Medicina e Farmácia iriam caçar os registros de ambos se oferecessem hoje atendimentos gratuitos?

Comentários

  1. EMBELISÁRIO também é cultura. Aprendi um pouco mais sobre os santos Cosme e Damião.

    ResponderExcluir
  2. Acho sim, que Cosme e Damião hoje teriam o "mandato" cassado, não por exercerem a profissão gratuitamente. Mas,
    se não tiverem o devido diploma e registro nos Conselhos Federais de Farmácia e de Medicina. E outra: teriam que recomendar às crianças, escovar os dentes logo em seguida de comer doces e demais guloseimas.
    Com todo respeito aos dois Santos amigos das crianças, acho que no dia 27 estarei também lá, pois dizem que "velho acaba virando criança outra vez"... isso poderia até constar do Estatuto do Idoso !

    ResponderExcluir
  3. Essa e nossa empresa, promovendo a alegria da criancada, Pax jose schittini essa sim faz pelo seus cliente!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês