MAIS FOTOS DOS "ALVES PEREIRA" E O DESFILE DAS ESCOLAS

D. Nina, vai mandando fotos e aqui em SP a gente vai postando. Mais um flash do Encontro da Família Alves Pereira, em Belisário, planejado e executado por ela.
A turma na espera do almoço...
Que deve estar cheiroso. Um churrasco...
Também merece registro a abertura da Cápsula do Tempo. Vai receber documentos, fotos, lembranças... No final do ano será lacrada, para somente ser reaberta daqui há algumas décadas.

Dr. Flávio Calais, O vibrante belisarense que nunca está ausente. Não é "Alves Pereira". É um convidado especial da família, que veio de BH. Ao seu lado o primo José Calais.
Sobrinhos de D. Nina, que vieram de BH e Vitória.
E teve também o desfile cívico de 7 de setembro, com participação da Escola Estadual e Belisário e das escolas de São Domingos.
Sobre ele fala o diretor da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas:

Foi realizado em Belisário, o desfile cívico, pelo Dia da Independência do Brasil e em homenagem aos 150 anos de Belisário.
A abertura teve a faixa com o nome da escola e o tema “ De volta aos caminhos de Belisário". 
As primeiras alas contaram a história do povoamento do distrito, com a chegada de Belisário Alves Pereira em 1850, desbravando a região, sendo representado por alunos da Escola, bem como os índios e os poucos escravos que possuía.
            
A referência ao primeiro nome do distrito Santo Antônio do Onça, pelo primeiro animal caçado na época, tornando o Santo casamenteiro, o padroeiro do distrito.
               
Foram lembrados ainda, os tropeiros que circulavam pelo lugar, a serra do Itajuru, próxima ao ponto de chegada da família de Belisário Alves Pereira, hoje comunidade de São Tomé.
                
Os pontos pontos turísticos como Cachoeira do Nahor, Nascentes da Serra do Brigadeiro, Pico do Itajuru, foram homenageados em forma de samba, composto e apresentado durante o evento, por Grasiela Ferreira de Pádua profª de química e ciências.
As festas tradicionais como charola, folia de Reis, festas juninas, FABEL, Cavalgada e Carnaval, foram representadas também no desfile.

Houve representações das personalidades que marcaram a história de Belisário, tanto no passado, quanto na atualidade. Associações e instituições do distrito, ex-professores, ex-diretores, ex-alunos, ex-funcionários , funcionários, pais, alunos atuais da E. E. Pedro Vicente de Freitas, congratularam na avenida principal a alegria de comemorar 150 anos  de Belisário, regidos pela fanfarra, formada pelos ex-alunos da escola e dirigida por Silvan Vital, que fizeram desse, um evento rico em história e aprendizado.

A Escola Estadual de 2ª endereço, de São Domingos e a E. M profª Yolanda Cerqueira Gonçalves  também desfilaram.
A direção da escola, na pessoa do Diretor José Antônio Carneiro, agradece a comunidade escolar, os visitantes, amigos da escola, instituições, pelo carinho recebido e participação efetiva de toda população belisarense.

E os "Alves Pereira" participaram do desfile.
Esse carro de boi tem muito a ver com a nossa história. As escolas não se esqueceram dele.
A natureza é o nosso maior patrimônio. Merece sempre atenção.










Parabéns às Escolas Estaduais de Belisário e São Domingos e à Escola Municipal de São Domingos pela organização desse evento.





Comentários

  1. Maravilhoso desfile, bem organizado e com clima festivo1

    ResponderExcluir

  2. Bem idealizado e muito bem apresentado pela juventude de Belisário. É da gente se orgulhar das Escolas que temos, dos professores que aqui trabalham, mas, em 1º lugar nos orgulhamos da capacidade e do talento da maioria de nossas crianças e jovens. Parabéns a todos, ficou muito bom mesmo !

    ResponderExcluir

  3. Estamos muito agradecidos pela participação dos visitantes, cujo número maior foi dos Alves Pereira, descendentes do fundador de Belisário que estiveram presentes nesse evento. Voltem sempre !

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente, fantástico.
    Parabéns à D. Nina, aos seus incansáveis colaboradores e a todos os participantes.
    O Belisário fundador fez história. O Belisário comunidade continua fazendo.

    ResponderExcluir

  5. Palavra do eng. Dárcio. Ele passou para nós documentos, fotos e desenhos que sua mãe preservou,
    da História de Belisário, tudo muito bem conservadinho por ela. Ela, a incansável, sempre lembrada e amada, prof. Mª Amélia Meireles Calais, que aqui esteve de 1939 a 1973. Era de Miradouro, mas quando estudava para ser professora, nas Marcelinas, em Muriaé, MG, o "príncipe" belisarense, Miguel Arcanjo Calais a encantou,,, Casaram-se, vieram para Belisário e aqui criaram seus cinco filhos. Dárcio é um deles. Além de eng. florestal é muito dedicado à cultura geral e às coisas de sua terrinha. Tanto que se tornou uma espécie de "zelador" do embelisariomg.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês