E A VIAGEM PROSSEGUE COM LUISE

Depois de nos apresentar o FESTIVAL DE GASTRONOMIA E CULTURA DE TIRADENTES, a norinha baiana Luise Costa Lima segue a sua viagem, com o meu filho Clebinho. Vá com eles!

E vamos seguir viagem, minha gente! Estamos em Ouro Preto.

Terrinha gostosa, das escadarias antigas, onde cada cantinho mora alguém com uma poesia na história, nas artes, no olhar.
As igrejas são um convite à introspecção e a entrega. Algumas, guardam a dedicação e devoção infinita de artistas como Aleijadinho, que não cansou de expressar a sua fé e criatividade em cada detalhe.
Uma surpresa bacana que nos encontrou por aqui foi o festival internacional de corais, em homenagem A Chico Buarque. 
Nós ouvimos o som maravilhoso doa corais do Museu da Inconfidência e no Teatro Municipal, o primeiro teatro municipal brasileiro e o único no mundo ativo desde o século XVIII !
Para completar a sessão cultura, uma conversa muito enriquecedora com o artista plástico modernista Jorge Fonseca, com o privilégio de ter sido na casa dele, um paraíso particular. Recomendo a visita a todos! Ele já expôs  no Rio, em São Paulo e fora do Brasil. Suas obras são incríveis! Têm movimento, interatividade e muita brasilidade.
E o legal é que ele conhece Cléber Paradela, autor desse blog, pois ele era maquinista de trem na época em que Cléber trabalhava como engenheiro na RFFSA em Conselheiro Lafaiete! 
A dica culinária do dia é um prato que não é mineiro, mas vale muito a visita!
Uma creperia de Ouro Preto:
Aqui vai um poema de Cecília Meirelles. Como filha da bahia, eu sei o que a baiana tem. Mas agora, também sei o que Ouro Preto tem.

Comentários


  1. E por falar nos crepes de Ouro Preto, lembrei-me de alguns lugares da Europa onde os crepes, tanto com recheio doce como salgado,
    ainda são feitos com massa só de farinha e água (um costume
    que veio dos tempos de muita pobreza), sem leite ou ovo. As panquecas não são comuns no Brasil. Nos Estados Unidos, a mistura para preparo da massa já vem pronta, com algum fermento, e os 'pan-cakes' são muito populares e, praticamente, comida de todo dia. Geralmente mais gordinhos, não tão finos como na França, servidos mais comumente besuntados de manteiga e com um xarope (sirup) por cima. Quem faz dieta para não engordar, passa longe. Na França e nos países Escandinavos são deliciosas as geléias de amoras e framboesas que soem acompanhar os crepes, ou panquecas.
    Então... vamos a Ouro Preto ! Pra nós, fica aqui atrás da Serra da Mantiqueira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês