BELISÁRIO SE DESPEDE DE JUCA AMARAL

JOSÉ AMARAL DE OLIVEIRA nasceu em Belisário em 1940 e morava nos últimos anos em Rosário da Limeira. Foi o primeiro filho do casal José Amaral de Oliveira e  Elísa Oliveira, pessoas muito ligadas à história de Belisário, irmão, portanto, de Daniel, Osvaldo, Maria Elísia, e outros.
Segundo nos informou D. Nina, Juca vinha lutando contra um câncer no intestino já há muito tempo. Submeteu-se a uma cirurgia, que apresentou complicações, vindo ele falecer lá em Muriaé. 
Como ainda é costume nos lugares pequenos, o corpo foi velado na casa do irmão Daniel e removido para a Matriz, para a missa de corpo presente.
O ofício fúnebre foi oficiado por leigos da paróquia, amigos de Juca Amaral. Em sua reflexão José Domingos deixou claro que a principal característica do falecido foi a mansidão. Numa conversa com Tuti ele também o definiu como "uma pessoa de maldade zero".

Muitos amigos para a despedida.
Juca, casado com Mariinha, deixou a filha Renata e Aline, que é esposa do jornalista Silvan Alves, também filho da terra.
Foi enterrado no cemitério de Belisário.
No mesmo túmulo do pai.
O nosso abraço de consolo a Aline e Renata, bem como à viúva, aos irmãos e  muitos sobrinhos, nossos amigos.

Comentários

  1. Lembro do José Amaral de Oliveira, "Juca do Amaral" como era conhecido aqui, quando este vinha fazer suas compras na mercearia do meu pai. Nunca esquecia do fumo de rolo e as folhas de papel para fazer seu próprio cigarro e as vezes até um maço de fósqui ou isqueiro.. rsrsrsr
    Pessoa de boa índole, muito simples, humilde e honesto!!!
    Meus sinceros sentimentos de pesar a todos da família Amaral!!
    Que Deus ampare, console e conforte o coração suas filhas, genros e esposa neste momento de perda!!!
    Abraços e até mais...

    ResponderExcluir

  2. Ao morrermos, há sempre aqueles comentários sobre nossa pessoa. Essa mansidão, característica principal da personalidade de Juca do Amaral, que todos confirmam, nos faz inveja. Geralmente é uma qualidade que vai junto com a humildade, mas esta, pode ser forçada ou até falsa. A mansidão, não. É a maciez no trato, a reflexão na ofensa, não tem como ser mascarada. É base para a Justiça e a Diplomacia. Vai aqui minha expressão de conforto espiritual a dª Mariinha, Aline, Renata e a todos os demais familiares. Nina Campos.

    ResponderExcluir
  3. São muitas lembranças boas do Tio Juca, mesmo com sua simplicidade , nos surpreendia em suas respostas precisas e verdadeiras.Em nome do meu pai Osvaldo Oliveira e família agradeço a todos pelas manifestações recebidas.
    Túlio Oliveira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês