A PASTORAL DA CRIANÇA EMBELISARIO

Belisário recebeu ontem dois integrantes da coordenação da Pastoral da Criança, no âmbito da Diocese de Leopoldina. Cirlene Mendes de Souza e Fábio Antunes Coelho, ambos residentes na vizinha Tocantins. Essa organização da Igreja Católica, tem uma belíssima missão e foi criada pela exemplar figura cristã, D. Zilda Arns, médica, irmã do não menos fantástico bispo Dom Paulo Evaristo Arns. Leia um pouco mais sobre isso no final da matéria.
D. Zilda faleceu em janeiro de 2010, em missão humanitária em Porto Príncipe, vítima de um terremoto quando proferia palestra visando introduzir a Pastoral da Criança naquele  país
Cirlene se mostra entusiasmada com o trabalho da Pastoral na Diocese, que tem abrangência sobre 35 municípios da região, aí incluindo Leopoldina, Cataguases, Além Paraíba, Muriaé, Miradouro, etc.
Através de pastorais espalhadas pelas diversas paróquias, fornecem atendimento a crianças de 0 a 6 anos, fazendo acompanhamento do peso, orientando as famílias quanto a alimentação, higiene, direitos e deveres, além da evangelização dos pequeninos. Afinal, Salomão já disse ""Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.”(Provérbios 22:6).
"
Fábio é membro do Conselho Econômico da Pastoral na diocese. 
Tem mais gente envolvida no trabalho da Pastoral aqui na paróquia de Belisário. Ailton também é coordenador e é auxiliado por "Das Dores", Lúcia, Eliane.
Maria Leonídia Vital é uma batalhadora aqui  em Belisário, no apoio às crianças..
Famílias cadastradas e colaboradores da Pastoral.
" ... porque delas é o Reino dos Céus... (Lucas 18.6).
A visita teve também o objetivo de trazer 15 filtros para serem oferecidos para algumas famílias, fruto de doação de uma verba oferecida ao Bispo Emérito D. Diogo que a transformou em compra de filtros para doação nas paróquias da Diocese.
Um bolo foi oferecido ao final, servido com refresco.
Criança lambança...
Nenem e Ciro também colaboram com a Pastoral EMBELISARIO.;
Sempre que você quiser ajudar carentes EMBELISARIO, faça isso através da Pastoral da Criança, procurando Leonídia (Lindim).

Leia um pouco sobre a Pastoral da Criança:
Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
Em 1982 o então Cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns encontrou o diretor executivo da  UNICEF da época, James Grunt em uma reunião na Suíça sobre a paz mundial promovida pela ONU. Grunt sugeriu ao Cardeal uma ação da Igreja Católica brasileira para reduzir a mortalidade infantil..
A CNBB encampou a ideia. Para desenvolver tal projeto, D. Paulo convocou sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns, com o apoio do Dom Geraldo Majella Agnelo, na época Arcebispo de Londrina. O trabalho iniciou-se em 1983, na Paróquia  de São João Batista, município de Florestópolis, na Arquidiocese de  Londrina, no estado do Paraná. Este Município foi eleito por apresentar uma alta taxa de mortalidade infantil (127 crianças para cada mil nascidas). Após um ano de atividades, a mortalidade infantil foi reduzida para 28 crianças para cada mil nascidas.
Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criança se expandiu para outras regiões brasileiras com apoio dos bispos. Atualmente, mais de 260.000 voluntários acompanham o desenvolvimento de quase 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municípios, em todos os estados do país.
Presente em mais de 40 mil comunidades ligadas a 7 mil paróquias das 272 dioceses e prelazias do Brasil, a Pastoral da Criança já se estende também a 19 outros países:1 :
Os voluntários da pastoral da criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas. Procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida.

Comentários

Posts mais visitados do último mês