FOCANDO NOVIDADES NA ZONA RURAL

O domingo estava muito bonito, a família já havia retornado, cada uma para a sua casa. Fomos levar D. Nina para umas fotos que ela precisava, para o seu livro narrando a história de Belisário. Ela pretendia fotografar algumas famílias e algumas casas da zona rural.
A direção foi o " Córrego dos Gomes", que fica no caminho de Miradouro, porém bem pertinho de Belisário. O primeiro destino era uma entrevista com o Sr. José Maria Gomes. Ele teve, no passado,  uma grande participação no Conselho de Desenvolvimento de Belisário e é uma liderança na Igreja Católica local. O filho também é José Maria, a esposa, D. Sebastiana e a filha que também aparece na foto é Andrea. 
Estava acontecendo um churrasco, em comemoração aos batizados de Grace Ellen e Iuri Gabriel. 
As crianças são filhos de vizinhos e os donos da casa foram os padrinhos.
Olha os bebês aí! Fiquei orgulhoso quando Andrea  Gomes me falou que acompanha o nosso blog.  É  muito legal a  gente saber com quem está falando. 
Mas D. Nina está com pressa. Vamos em frente!

Outra casa a visitar era a de "Toninho do Barracão". Gente muito fina, que tem grande participação nas cavalgadas de Belisário. A esposa Francisca e o filho Eduardo também nos receberam
Qual o motivo desses bezerros? Apenas um novidade: são gêmeos e isso não é muito comum nos partos de vacas. Pelo menos foi o primeiro caso na propriedade de Toninho nesse 30 anos.
Toninho é amante de cavalos Manga Larga. Olha que beleza de animal!
Esses dois são  de Paulo da Neura (BH).
 
E as visitas continuam. Tomamos a direção dos Calais. José Calais não estava em casa, mas fotografamos a sua propriedade assim mesmo. Ele cultiva café classificado

Tudo com técnica.
E fizemos mais uma visita muito agradável, na casa do Sr. Cristóvão e D. Josina, e também do filho Ivan, que aparece na foto ao lado do pai.
Quando chegamos ele estava na estufa preparando polvilho para fazer biscoitos.
A gente fala tanto em biscoito de araruta e eu nem sabia o que era isso. Olha ai a tal raiz e veja o que o Wikipédia fala sobre ela:
A araruta é uma planta originária das regiões tropicais da América do Sul. Estudos arqueológicos mostram evidências do cultivo de araruta nas Américas há, pelo menos, 7 000 anos.
Segundo a sabedoria popular, a araruta tem vários usos medicinais , mas é na culinária que o uso desta planta se destaca, recomendada para pessoas com restrições alimentares ao glúten. Considerada como um alimento de fácil digestão, a fécula da araruta é usada no preparo de mingau, bolos e biscoitos. Por esta característica, é indicada para idosos, crianças pequenas e pessoas com debilidade física ou doentes em recuperação. Também pode se produzir papel com a araruta.
Encontra-se em processo de extinção devido ao fato de a indústria alimentícia ter substituído o polvilho de araruta pelo de mandioca ou pela farinha de trigo ou milho,  prejudicando, assim, o cultivo daquela planta. 

Olha que engenho da cana antigo! é puxado por animal e produz garapa...
... para fazer rapadura nesses grandes tachos.
A família também é produtora de café.
Mas eles são conhecidos mesmo pelos doces especiais que produzem, além da rapadura, broinhas na palha de bananeira, biscoitos... Têm um bom mercado em Muriaé e Belisário. É uma família de fibra.
D. Josina, a doceira e a filha, professora Irani, que leciona em Rosário da Limeira. Também fiquei envaidecido quando Irani me revelou que acompanha o EMBELISARIO. Já estou começando a achar que todo mundo acompanha esse bloguinho safado.
São contatos muito ricos esses com pessoas da zona rural. Gente simples, de muita fibra e dignidade.

Comentários

  1. José Maria Gomes é filho de Messias Ferreira Gomes e Flausina Gomes Campos. Seu sítio, no córrego dos Gomes, a três e meio km de Belisário, vem de seu pai.
    José Maria tem 72 anos. É casado com Sebastiana Júlia da Silva. Têm 5 filhos: Ângela, Adson (que aparece na foto com os pais), Anderson, Adnei e Andréa. Todos têm 2º grau completo.
    José Maria fez o Ginasial em Porciúncula, RJ. Em Belisário, tem prestado bons serviços como secretário nas associações comunitárias e, na igreja católica, já foi ministro da Eucaristia por vários termos. É presidente da 155ª seção eleitoral em Belisário, há muitos anos.
    É agricultor consciente dos problemas do produtor rural e participa de todas as reuniões, cursos e outras atividades do SENAR, da EMATER, do SIND. RURAL, BANCO DO BRASIL, etc. Gosta de aplicar o ensinam, mas admite que nem sempre a melhora vem rápido. Hoje o homem do campo trabalha de forma muito melhor e aperfeiçoada, mas ainda há muito que aprender e conquistar.
    Sua atividade principal é o café, mas tem gado de leite e corte também, como quase todo mundo em Belisário.
    Substituiu sua casa antiga de fazenda, com madeirame, alpendre, etc. por uma bem moderna, bastante ampla, tudo bem muito confortável.

    Nina Campos

    ResponderExcluir
  2. Morei 10 anos na fazenda do Sebastião Campos córrego dos Gomes sai em 1972

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês