UMA NOITE DE PROTESTOS EM MURIAÉ

Aconteceu nesta noite de quinta, a partir das 18 horas, uma belíssima passeata na cidade de Muriaé, dentro da onda de protestos que assola esse pais, que começou em represália ao aumento de passagens de ônibus nas capitais.
O movimento se alastrou por todo o Brasil e os motivos passaram a ser amplos. Certamente que as absurdas despesas com a construção de estádio para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, muito além dos orçamentos iniciais, com 85 % de participação de dinheiro público, ao contrário do que foi prometido, foi a gasolina para subir esse fogo. Isso quando os serviços médicos e de educação são muito baixos, e a segurança da população está crítica.
A PM foi nota 10. Super tranquila e somente garantiu a segurança dos manifestantes. Ficou bem distante do movimento, mas sempre avistada ao longe, e em grande efetivo.
Umas 5 bombas foram soltas perto da multidão, sem que se pudesse identificar os autores idiotas. Foram casos isolados. O movimento foi totalmente pacífico.
A liderança dese jovem foi perfeita. Foi o coordenador da passeata. Totalmente isento em termos partidários e somente focou nos problemas que estão incomodando de fato a todos.
Os cartazes vão dispensar comentários. 
Faixa etária heterogênea.
Vê-se que país e filhos estão juntos nessa.
Mirian é bibliotecária e faz a defesa de sua área.
Belisário presente através dos freis franciscanos José Gomes e Delkson...
Markedson e nossa ex-professora da E Estadual...
Clarisse, a sem óculos,...
Leida...
Eliab Clemente...
                                     Os amigos Gustavo e Ana lúcia também presentes.
 Esse morador de rua teve uma ótima participação. Falou um pouco de sua vida. Declarou-se conhecedor de 2 idiomas e ex-mestre de capoeira, mas veio a cair nas ruas. Pediu respeito a aqueles que vivem ao relento.
                                        
Nos lembram as caras pintadas do Fora Collor!


 
A PM dando cobertura e fechando o trânsito. A passeata vai sair da Praça João Pinheiro.
... e tomou toda a Rua Barão de Monte Alto. 
Enquanto os primeiros chegavam na altura do Colégio Santa Marcelina, os últimos estavam no começo da rua, antes da Caixa Econômica. Calculo 250 meros de extensão, na Rua Barão.
Calculando 8 metros de largura, são 2.000 metros quadrados de gente. Estimando 1,5 pessoa por metro quadrado, são 3 000 pessoas. Essa é a minha estimativa. 2,5 a 3 mil pessoas. Vamos ver outros cálculos.
Pude ver o risco dos vândalos nesse tipo de movimento. Esses 3 durante todo o tempo pretendiam criar algum problema, esmurrando as portas do comércio. Estavam lá só prá atrapalhar. 
Outra coisa muito ridícula foi a participação de alguns integrantes do movimento LGBT. Eles buscavam  atrair a atenção a qualquer custo, sem sucesso, com uns refrões de baixíssimo nível e através de mulheres se beijando na boca. Não comprometeram em nada o evento, já que eram poucos e não tiveram espaço. Quem me conhece sabe que não sou nada preconceituoso, mas detesto atitudes ridículas, ainda mais diante de um movimento tão grandioso como este.

O povo assentado na rua, perto da Matriz São Paulo...
Essa hora deu prá preocupar. A turma entrou dentro do saguão da Prefeitura.  Um daqueles vândalos batia com garrafa pet vazia no vidro. Pedi a ele que parasse e logo apareceu um cara fortão para também mandar ele parar. De mim ele não teve medo, mas o "duplex" ele respeitou. A turma saiu logo de lá e tudo bem.
Essa foto é do site da Rádio Muriaé. Álvaro, jornalista de lá, até que tentou me ajudar, pegando a minha máquina para tirar uma foto de onde ele estava. Não deu, a minha máquina não tem muita luminosidade.
A partir dai decidi subir a serra. Foi muito agradável ver o gigante acordando também por aqui. A passeata seguiu para a Barra e eu segui prá Belisário.




Comentários

  1. ...Pois é, esse manifesto deveria ser sido feito em frente a casa do ex-prefeito sr. José Braz; protestando contra as OBRAS SUPERFATURADAS feitas na sua administração!!!!

    ResponderExcluir
  2. A pessoa que comentou ai em cima não sabe, mas fizemos isto tb, todos se sentaram na rua em frente a casa do ex prefeito cobrando por tudo o que foi feito indevidamente com o dinheiro publico, mas isso já é passado, vivemos o presente e precisamos lutar pelo AGORA, quem tem que resolver nossos problemas é o atual prefeito. o ex como o próprio nome diz, é EX - PASSADO.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que ontem participando das manifestações, vi várias pessoas que outro dia mesmo,num passado recente,faziam campanha para o ex e o atual prefeito.Por isso,espero que as manifestações não sejam apenas na rua e também nas urnas. #ACORDAMURIAÉ

    ResponderExcluir
  4. Voltamos a lembrar que não reconhecemos essa figura chamada ANÔNIMO. As pessoas precisam perde esse temor de mostrarem suas caras.
    Quanto à crítica de que viu gente que apoiou A ou B no “movimento”, isso demonstra total falta de compreensão de tudo isso que está acontecendo. Ali ninguém é A ou B. Aliás, se estamos mudando, que tal o pessoal de Muriaé parar com essa mania adquirida na velha UDN/PSD/PTB, de ser obrigatoriamente contra o coronel A e assim a favor do coronel B ? Vamos ser independentes e lutar por ideias e não por pessoas.
    Cléber

    ResponderExcluir
  5. Emocionante saber o morador de rua. Sinal cada vez mais claro de que o movimento vai muito além de tudo que já vimos. Aliás você respondeu muito bem a questão de não ser mais a favor ou contra A ou B.

    Também vi um morador de rua na Av. Presidente Vargas (Rio de Janeiro) todo de verde e amarelo e protestanto junto. Ele mexia com a gente com muito bom humor, mas chamando a atenção para o que importava.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês