MEIO AMBIENTE NA E. ESTADUAL

Recebemos esse pessoal simpático hoje em nossa casa. Eles são da Prefeitura de Muriaé e haviam visitado a nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas pela manhã, almoçado por lá e agora aguardavam o início do turno da tarde, para darem continuidade a um trabalho muito legal. 
Vou apresentá-los, da direita prá esquerda: Zezé, Assessora de Comunicação do DEMSUR e é prima de Mirian. Você já viu que todo mundo é parente de Mirian lá em Muriaé? Depois dela vem Patrícia Pedrosa, da equipe de apoio do DLU - Departamento de Limpeza Urbana, Samira, Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente  Ronivaldo, da fiscalização do DLU e Maicon, que faz parte do Projeto Ambiental. Você vai vê-lo camuflado em uma foto daqui há pouco.
A missão dessa equipe era a de fazer um trabalho de conscientização com todos os alunos da Escola, para que viessem conhecer todo o processo que envolve a coleta e o processamento do lixo na cidade de Muriaé.
A Bióloga Samira fez a primeira parte do programa, "esquentando" a garotada em torno do tema, motivando-os a terem preocupação para com o lixo produzido aqui EMBELISARIO.
Patrícia deu prosseguimento, na mesma linha.  
Através do datashow os alunos viram imagens fortes, como do fim de feira lá em Muriaé, mais parecendo um chiqueiro, mesmo os feirantes tendo recebido o local bem limpinho no início...
Viram uma rede pluvial toda entupida com lixo, o que provoca enchentes...

Viram o desrespeito às lixeiras, quando deixam o lixo fora dela...
E pior, quando a destroem.
E com muito carinho receberam o mascote do DEMSUR, que nada fala, mas mostra muita coisa através de gestos. Quem será ele?
A garotada participa de forma eufórica.
Também conheceram, através da projeções,  a usina de lixo de Muriaé, onde uma associação faz o trabalho de  separação do lixo reciclável. 
... com a posterior venda, o que gera dinheiro e poupa o meio ambiente. 
Os alunos conheceram o lixão da cidade. Ouviram que ele está com os dias contados, com a construção do um aterro sanitário.
A Secretaria de Meio Ambiente fez a doação dessas mudas de árvores para serem plantadas pelos alunos.
Patrícia é de Rosário da Limeira e foi aluna da vice-diretora, professora Lenir.
Uma nova foto da turma, agora com a direção da Escola: a vice, professora Lenir, e  o diretor, professor José Antônio Carneiro.
As palestras foram muito proveitosas. Uma das minhas revoltas aqui é contra a colocação de lixo na rua, sem observância dos 3 dias de coleta. Muita gente faz isso. O cachorro vira o latão e assim as ruas ficam imundas.

Para fixar isso a garotada saiu de lá com esse grito de guerra:

Uh,  é Belisário! Uh, é Belisário!
Segunda, quarta e sexta
Fora disso é otário.


O grito eu ensinei. Os técnicos não têm nada com isso. Sãos os dias em que o lixo deve ser colocado na rua.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a Deus por fazer parte dessa equipe maravilhosa.
    Agradeço ao amigo que tive a alegria de conhecer:
    Cléber de Oliveira.
    Cordial abraço!
    Parabéns pelo riquíssimo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês