DANDO UM CHOQUE RURAL NUM CIDADÃO URBANO

Ontem, sexta, fomos apresentar Henrique a uma nova paisagem que ele não conhecia. O sítio do amigo Tuti, lá no pé da Serra do Brigadeiro.
Várias experiências podem ser lá vividas...
Como misturar o fubá no sal, para o gado...

Vislumbrar uma vista impressionante...
Tratar de tilápias e carás...
E ouvir casos interessantes de Tuti, com direito a uma boa dose de mentiras.
Beber água na nascente...
Aprender um pouco com Zezinho...
Pegar lances legais da natureza...
Fazer medição do tronco da super  árvore...

Deitar no chão para fotografá-la.



Ajudar a catar galhos para o Moreira fazer flores artesanais...
Conhecer esse fruto cujo nome não se sabe. Tuti tem um amigo que o usa como remédio. Recomenda como antiinflamatório e um grande antibiótico. O Dr. Dárcio, nosso consultor para esse tipo de assunto, conhece?
Ele dá esse pó.
O programa inclui pegar mixiricas no pé...
Idem bananas...
Desde que aguarde o amadurecimento.
Preparando o retorno.
Esse sítio é de cinema. Pertence ao pessoal do Restaurante  Xapuri (BH).São duas casas montadas com muito bom gosto. e cerca de 20 alqueires de terra. Está à venda.
Um parada obrigatória nos Doces da Toninha.
Nessa época do ano, toda a área livre é usada para secar o café.
Venha ser feliz EMBELISÁRIO. Ou você prefere engarrafamentos, poluição, assaltos, protesto de estudantes com direito a gás lacrimogênio...?

NOTA: Abaixo incluímos o comentário do amigo Dárcio (BH), em relação ao "fruto" que apresentamos acima:

"Trata-se, na verdade, de um fungo, ou melhor, de uma colônia de fungos (boleto) que recebem o nome genérico de micorrizas (fungo raiz). A flora microbiana do solo "trabalha" no sentido de otimizar a absorção de nutrientes minerais pelas plantas. Para alguns vegetais superiores, as micorrizas são imprescindíveis ao seu crescimento.
Pelo aspecto do boleto e pelo "pó" amarelado, arrisco dizer que o "bicho" da foto é o Pisolithus tinctorius."

Ter consultores espalhados por esse país a fora é um privilégio do EMBELISARIO



Comentários

  1. "Fruto" Desconhecido.
    Trata-se, na verdade, de um fungo, ou melhor, de uma colônia de fungos (boleto) que recebem o nome genérico de micorrizas (fungo raiz). A flora microbiana do solo "trabalha" no sentido de otimizar a absorção de nutrientes minerais pelas plantas. Para alguns vegetais superiores, as micorrizas são imprescindíveis ao seu crescimento.
    Pelo aspecto do boleto e pelo "pó" amarelado, arrisco dizer que o "bico" da foto é o Pisolithus tinctorius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo: Não é "bico" da foto e sim "bicho" da foto.

      Excluir
  2. O assunto acima me lembra o que tratamos hoje em nossa reunião, umas vinte pessoas, aqui no GAB :
    Estivemos falando sobre os problemas que nos afetam por sermos distrito. Referências como a de ver muitos belisarenses bem qualificados saírem para exercer sua profissão fora, em programas justamente muito necessários aqui, em nossos ecossistemas, programas inexistentes por que não temos uma administração própria; outra referência foi também a de não termos aqui um tribunal eleitoral para pôr ordem na evasão de títulos de eleitor, por parte de muitos moradores que preferem votar noutro município, prejudicando assim o nosso sistema eleitoral. Falou-se também nas diferenças e preferências culturais, nas distâncias e precariedade de estradas, não só para escoamento de nossa produção agro-pecuária sempre em expansão como para melhor relacionamento com grandes centros como a Universidade Federal de Viçosa, de que poderíamos nos beneficiar muito mais com um meio mais direto de chegar. Por falar em escola, no setor profissionalização um distrito distante como Belisário é muito prejudicado. Auto-escola, correio completo, corpo-de-bombeiros, policlínica com médicos residentes, centros de fisioterapia, 2ºgrau nas comunidades rurais e tantas coisas mais fazem muita falta nos distritos ! Nosso clima é ótimo o ano inteiro, nossas águas límpidas e abundantes e bem distribuídas, nosso solo rico e fértil, mas como fixar o homem aqui se ele quer também MODERNIDADE ? A atração do homem ao campo não é mais o desmatamento, a caça, o possuir grandes extensões de terra, o coronelismo. Isso não conta mais, é coisa do passado. O homem é do campo porque cresceu nele ou aprendeu a descobrir a maravilhosa complexidade das riquezas e possibilidades da natureza. Ou simplesmente quer viver junto ao que é belo, simples e, a cada momento, surpreendedor. E, naturalmente, aí tirar o seu sustento e o de sua família.
    Um distrito não deveria ter que ser populoso para poder, como município, buscar resolver, por administração própria, os seus problemas. Essa de ter que ter "X" de habitantes para poder emancipar não me parece inteligente, nem justo. Além do fator demográfico, há outros fatores a considerar. Por exemplo o tamanho do território, as distâncias, as dificuldades de acesso, o empreendedorismo de seu povo, as próprias aspirações econômico-sócio-culturais, etc., etc.
    Terminamos a reunião com um bom entendimento pelo que alguns falaram, mas sem
    medidas a tomar de imediato. Vamos acompanhar o que vem sendo discutido nas Câmaras e entre os líderes do assunto, por enquanto.

    ResponderExcluir
  3. Belisário é bom d+, eu gosto mto de sossego e desta vida de paz e em contato com a natureza! Morar no Rio é maravilhoso, mas estressa e cansa!

    Quem sabe quando eu aposentar não migro para Beli tb!

    Essa postagem do blog deu saudade desse recanto chamado Belisário!

    Bjo, Flavinha Paradela

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês