BELISÁRIO COMEMORA SEUS 150 ANOS DE FUNDAÇÃO

O dia de hoje já adquiriu uma feição diferente no início da tarde, quando começaram os arranjos para a o encerramento da Trezena de Santo Antônio, esse ano com uma ênfase muito especial: a comemoração dos 150 ANOS DE FUNDAÇÃO DE BELISÁRIO.
Umas barracas diferentes começaram a ser montadas na Praça  Coronel Francisco Gomes Campos...
Enquanto isso o caminhão palanque era montado...
A garotada da Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais ia chegando, para participarem da festa...
As mães/tias corujas com as máquinas nas mãos para registrarem esse momento...
Olha lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando
Acreditam nas coisas lá do céu"
A imagem do Santo Padroeiro é o destaque.
Segundo a tradição, quem carrega a imagem casa logo, logo.
Dentro do templo o grupo musical está preparado para a celebração. Eles têm uma forte participação na liturgia.
O templo estava cheio na ala da direita...
... e na esquerda.
Os bons filhos, nesses dias especiais, à "casa" tornam.
A entrada do celebrante, o Frei Gilberto, o titular da igreja.
Através da leitura do evangelho....
... a comunidade é desafiada a ...

Silviane foi a responsável pela leitura do histórico da noite,  preparado por Mateus, a partir de pesquisas feitas por D. Nina Campos, para o Museu Tic-Tac. O trabalho ficou ótimo. A história de fundação do povoado, hoje distrito, foi contada, a partir da chegada aqui dos seus fundadores, vindos de Ubá, em 1863, para a região onde hoje é a Comunidade de São Tomé (veja matéria anterior a respeito).
O escultor Serafim Dias fazia parte desse grupo e fez uma imagem de Santo Antônio, que é exatamente essa que mostramos em fotos acima. A imagem não foi concluída. Faltaram os braços. É que Serafim faleceu antes de completar a sua obra.
Essa imagem ficou entronizada em altar na casa da família de Belisário Alves Pereira até o dia 13 de junho de 1867. Em procissão ela foi transferida, nessa data, para a capelinha da fazenda, oportunidade em  que foi celebrada a primeira missa em Belisário que, evidentemente, ainda não tinha esse nome.
O Cônego Américo Duarte em 1948 iniciou a arrecadação de fundos para a construção do atual templo. A obra começou em 2 de fevereiro de 1950. O término da obra se deu dez anos depois, com o Padre Renato César Leite, em primeiro de outubro de 1960.
A Paróquia de Santo Antônio de Belisário foi instalada solenemente em 12 de outubro de 1995, com a presença aqui do Bispo Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto.
Na celebração comemorativa dos 150 anos de fundação, Silviane leu uma  retrospectiva que foi preparada e projeta, de toda a programação desses 12 dias anteriores, quando a comunidade celebrou a vida de diversas pessoas que fizeram a história da comunidade, com testemunhos de fé e dedicação, e que partilharam  os seus "saberes",  aqui se comprometendo  com o projeto de Deus para esse lugar.
Destacou ela que no primeiro dia foram lembradas as pessoas que levavam, e que ainda levam o "pão e o vinho" para os enfermos, impossibilitados de virem à igreja. Pessoas que foram evangelizadores, que contribuíram nas celebrações,
Foram lembrados os padres que por aqui passaram e se doaram para a comunidade. Fotografamos apenas algumas fotos projetadas.
Foram lembrados e reverenciados os misericordiosos que desenvolveram trabalhos sociais na  comunidade.
Não ficaram de fora aqueles que participaram politicamente em favor da construção de Belisário.
Todos os vereadores foram lembrados,  e tiveram suas foto projetadas. Já comentamos sobre alguns deles em matérias anteriores.
Wolninho é o atual representante na Câmara Municipal.
Uma noite foi lembrada o trabalho com a juventude, ao longo desses anos.
Em outra noite foi lembrado o trabalho com as crianças. Em matérias anteriores mostramos a noite em que foi a bordada a EDUCAÇÃO, noutra a SAÚDE...

Foi um trabalho muito, mas muito bem programado pela Igreja Católica, que merece todo o nosso reconhecimento por isso.

Em sua reflexão o frei Gilberto deu mais pinceladas nessa bonita história de Belisário e lembrou que esses dias devem servir para o fortalecimento da fé da nossa comunidade.  A sua expectativa é a de que todos saiam dessas comemorações  motivados a manterem uma vida na comunidade coerente com a vida que vivem dentro da igreja, através do exercício da fé com amor, e reconciliação com o próximo, na defesa dos pequenos, com novas condutas em seu  trabalhos, em seus lares e nos relacionamento.
Baseou-se no evangelho de Mateus cap. 5, versículos 23 e 24, por ele lido:  23. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.
Observação minha: a execrável teologia da prosperidade, base das igrejas neopentencostais ignoram totalmente isso. Por elas, você deixa a sua oferta e não precisa mudar a sua vida, que mesmo assim Deus lhe recompensará. Uma afronta ao evangelho. Mas isso é outra história...
Desafiou ainda o Frei Gilberto a todos a terem amor por esse nosso lugar pelas pessoas que aqui vivem e pela natureza, fazendo de Belisário um lugar bom para se viver, e assim, a partir disso, estaremos todos construindo um mundo melhor.

A matéria está bem grande. Vamos terminá-la em uma segunda etapa.

Comentários

  1. ...Acho que a tradição não é bem assim não viu Drº?!
    kakakakakaka

    Obrigado Cleber pela sua colaboração e apoio jornalístico nessa trezena. Foi mto bom você ter registrado tudo em seu blog para que todos os belisarenses ausentes pudesse acompanhar virtualmente nossa comemoração em homenagem ao padroeiro e o aniversário de 150 anos de fundação de Belisário.
    Agradeço também a colaboração e apoio de Nina Campos nos cedendo material necessário para que as pesquisas fossem feitas voltadas para os temas abordados nos treze dias. O que seria de nós sem Nina Campos??

    Tudo transcorreu conforme havíamos previsto. Estamos TODOS DE PARABÉNS JUNTO COM NOSSO DISTRITO PELA BRILHANTE FESTA!!!
    Até a próxima comemoração...

    ResponderExcluir

  2. Mateus,
    Por detrás desse meu Campos estão os Alves Pereira, do meu avô materno e o pai dele, Belisário Alves Pereira, o fundador desse nosso lugarzinho querido.
    Quando vi você com a imagem de madeira, de Sto. Antônio, em seus braços, fiquei tão emocionada que chorei. Chorei mesmo. Lembrando o muito que ouvi de
    minha família, sobre essa imagem, sem as mãos, e sobre o escultor, Serafim Dias muito estimado amigo de todos e bom católico que se esforçou para que a imagem ficasse pronta para a 1ª missa. Coitado, ele morreu antes de terminar a obra e assim ficou até hoje, como a lembrar do martírio de uma febre tifóide que matava muita gente naquela época... época sem você, Mateus, nosso farmacêutico formado.
    Depois de chorar, eu ri. Ri do Cléber dizendo que, "como o santo é casamenteiro", quem o carrega é o primeiro a se casar depois...

    ResponderExcluir

  3. Volto aqui para comentar a beleza da Trezena. Acho que foi inspirada pelo próprio Sto. Antônio, tão informativa e envolvente que esteve.
    Aos organizadores e colaboradores qualquer elogio é pouco. Unir o espiritual com o cultural para comemorar Ano tão importante de nossa História foi Genial e, tenho certeza, de muito proveito para conhecermos um pouco mais de nós mesmos e nos unirmos mais, nos amarmos mais..
    Parabéns à Igreja, aos franciscanos e a todos os fiéis !...
    Parabéns também ao Farinhada e acompanhador, parabéns ao vereador e Renzo Braz, às cozinheiras tudo estava divino, e parabéns também ao povo da festa. Ao Sr. Antônio Balbino, esse honrando o nome que tem dançou pelo seu "eleitorado" todo. Festa é com ele mesmo. E, se for de Sto Antonio..., melhor ainda !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês