A SEMANA DO MEIO AMBIENTE NA NOSSA ESCOLA

No encerramento da Semana do Meio Ambiente a nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas teve a manhã de sexta-feira bastante rica. Perdemos o início da programação, mas o que vimos deu para sentir que foi algo impactante.

O trabalho foi coordenado pela Professora Daniela Ferreira de Oliveira, e foi desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do ensino médio. Eles também fizeram uma pesquisa junto à comunidade belisarense para medir o seu nível de comprometimento em relação ao tema.
Pelo que apuramos com Carla Patrícia e Fabrício (foto abaixo), o resultado não foi dos mais favoráveis. Poucos souberam falar de coleta de lixo reciclável e da destinação do nosso lixo produzido aqui no distrito..
Foi apurado que o lixo hospitalar produzido pelos 2 postos de saúde não são recolhidos com regularidade, o que obriga o seu armazenamento aqui em Belisário, por algum tempo, embora haja uma empresa contratada para esse fim. Quanto ao lixo da farmácia, Mateus explicou que há um rígido controle em relação ao seu descarte.
A minha maior percepção quanto a esse problema é a falta de respeito de muitos na não observância dos dias de coleta do lixo nas ruas.  Elas acontecem nas manhãs de segunda, quarta e sexta. Vejo pessoas colocando lixo de banheiro nos latões já na sexta à tarde. Os cachorros viram essas vasilhas ai...

Filmes e projeções foram apresentadas no telão, de forma bem elucidativas e fortes. 
Esse depende um pouco menos de nós individualmente. O maior impacto é o industrial, entendo eu
Nesse todos nós nos enquadramos, de forma negativa.
Os pesquisadores detectaram bastante preocupação aqui, em relação à caça de animais.





O desafio é lançado.
Os alunos também visitaram o sítio de nosso ambientalista Pavão, e lá conheceram um minhocário, que é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos, no caso específico e é feito com fezes do gado, onde minhocas e microorganismos transformam restos de matéria orgânica em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos. O material é usado na sua plantação orgânica de morangos.
Parabéns à Profa. Dani e à Escola. Com educação a gente vira esse jogo.

Comentários

  1. Parabéns à Professora que coordenou os trabalhos e aos alunos que executaram. Excelente iniciativa!!

    Então, o lixo hospitalar ou de serviços de saúde são lixos produzidos diariamente em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, consultórios odontológicos e postos de saúde. O lixo de origem hospitalar ou dos serviços de saúde são classificados da seguinte maneira:
    Grupo A - resíduos biológicos,
    Grupo B - resíduos químicos,
    Grupo C - resíduos radioativos,
    Grupo D - resíduos comuns (que não são perigosos), e
    Grupo E - resíduos perfurocortantes.

    Nos resíduos contidos no grupo B (resíduos químicos, remédios vencidos, etc), grupo E (agulhas e seringas, ampolas quebradas) e A (restos de sangue contidos nas agulhas/seringas).
    Os resíduos hospitalares citados acima produzidos aqui na Drogaria Balbino (que participou do trabalho, ajudando em uma entrevista), tem seu destino a destruição térmica, isto é, o processo de incineração (queima). Uma empresa é contratada para prestar esse serviço e uma vez por mês faz a coleta emitindo assim um certificado sobre o descarte correto.

    Um abraço,
    Mateus Lucas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês