A SAÚDE NOS 150 ANOS DE BELISÁRIO

Dentro da Trezena de Santo Antônio, padroeiro de Belisário, aconteceu ontem mais uma missa comemorativa aos 150 anos de fundação do distrito. O tema abordado nessa segunda foi SAÚDE.

Lúcia Helena apresentou um histórico feito por Mateus, a partir de consultas ao Museu Tic-Tac, de Belisário.

O texto lembra as dificuldades aqui existentes quando da fundação do povoado, pela falta de infraestrutura, com impactos na área de saúde. Dessa forma, até a década de 30, as pessoas ficavam entregues à sorte de curandeiros com suas rezas e benzições.

O primeiro profissional a surgir teria sido "Zé do Norte", que teve uma farmácia onde hoje é o Mercadinho do Paulino.
Em 1933 aqui chegou o Sr. Mário Arcanjo Filgueiras e por aqui ficou por 25 anos, prestando bons serviços como farmacêutico, no local onde hoje é a casa de D. Maria Costa.
Izidoro Gonçalves Martins, também foi um farmacêutico prático aqui em Belisário, e também era um homem muito letrado. Ele era irmão de Sebastião G. Martins, bisavô de Mirian.
Nesse relato há registro do nome daquele que foi, de fato, um marco na história da saúde de nosso distrito: Joaquim Bebiano Costa, que morou numa fazenda no Serrote, aqui junto de Belisário. Plantou espécies botânicas, manipulava remédio, montou um pequeno laboratório alopático e até fazia pequenas cirurgias. O andar térreo de sua casa dava guarida para as pessoas que estavam em tratamento com ele e as levava, se preciso fosse, para Muriaé, em sua tropa de burros. Sr. Joaquim Costa faleceu em 1970, vitima de um derrame.
Segundo nos informou Dárcio Calais, o Sr. Joaquim Costa fez a doação do sino da matriz. As notas musicais foram escolhidas pela Professora Maria Amélia Meireles Calais.

Outro nome de expressão na área de saúde foi o Sr. Miguel Mota, que aqui chegou em 1961 e se casou com D. Iracema, que também aprendeu as práticas de parteira e foi muito útil na região com esse conhecimento, onde fez centenas de parto. O Sr. Miguel Mota aprendeu essa práticas no Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro e aqui abriu a sua farmácia, onde exerceu um grande trabalho. Em 1990 seu filho Afonso manteve-se à frente da   farmácia, por algum tempo.

Somente em 20 de janeiro de 2011 Belisário recebeu um farmacêutico com curso superior de farmácia. Mateus Lucas de Souza, filho da terra, abre a Farmácia Balbino, na Praça da Matriz.
Em 1963 foi construído o Posto de Saúde, quando era prefeito o Sr. João Braz e o nosso vereador era  Miguel Mota.
Foi implantado posteriormente o PSF - Programa de Saúde da Família, e assim Belisário passou a contar com a presença de  clínicos gerais, pediatras, ginecologistas, dentistas... além de enfermeiros, técnico de enfermagem e agentes de saúde, tais como Naira, que aparece na foto acima,  e Jaqueline, abaixo. Elas tiveram participação na missa.
O Frei Delkson foi o dirigente da celebração.  Condenou o precário sistema de saúde do Brasil, onde somente têm acesso pleno aos bons tratamentos aqueles que têm recursos financeiros e o pobre muitas vezes morre por falta de bom atendimento.
Conclamou os presentes a valorizarem aqueles que se dedicam e  que se dedicaram à prestação de serviços à comunidade na área de saúde e lembrou que as pessoas devem buscar a saúde completa ou seja, física e espiritual, para que tenham plena felicidade.
As crianças sempre têm participação na liturgia católica. Afinal, "delas é o ..."
Foi feita uma projeção de fotos daqueles que participaram e participam da história da saúde EMBELISARIO. Foram projetadas fotos do Dr. Paulo Alvarenga, Paulo Vicente, Marcelo Bicalho, Dr. Glauber... e outros.
 Magela é parte integrante disso, como Técnico de Enfermagem.
Natânia como Agente de Saúde...
Naira Costa idem...
... Ronaldo Ferreira também é sempre muito atencioso no atendimento.
Cleia Costa trabalha no Posto de Saúde.
A risonha Lurdinha é apoio dos dentistas em Belisário

Outros nomes foram citados e suas fotos também foram projetadas.
No final da missa as crianças são chamadas para a homenagem ao padroeiro local. Desse vez se comportaram melhor. Eram somente 3. Adoro criança levada!
E era aniversário do Frei José Gomes. A igreja canta os "parabéns".

As nossas Agentes de Saúde merecem uma foto ao final, com o Frei Delkson.
E vamos à comilança! Uma "vaca atolada" na barraquinha lá fora.
Com leilão oferecido pela família Aredes...
... e um pudim oferecido por Maria Clara Aredes de Freitas, arrematado por mim para a sobremesa do dia seguinte, embora a metade já tenha sido comida ontem mesmo. Adoro doce! Adoro salgado! Adoro tudo!
E para provar que o nosso atendimento médico funciona mesmo, enquanto estava blogando essa matéria ouvi Mirian reclamar que havia cortado o dedo, preparando um frango caipira na cozinha. Atravessei a rua e fui ao PSF  pedir para Ronaldo vir fazer um curativo. Na hora ele atendeu.
Vou dar um zoom para você ver o corte. Nem assim?
Beleza!
Eu incluo ainda na participação na saúde Belisário dois práticos que fazem muito sucesso junto à minha família e aos amigos que visitam Belisário. O Sr, Flauzino, ou "Folozino", como preferirem, e o Sr. Quirino. Ambos são "mateiros" e produzem remédios eficientes.  Toda a produção da losna líquida do Sr. Quirino é comprada quando eles nos visitam e sempre temos de levar sob encomendas.
Pena que esse tipo de "medicina" não seja mais valorizada em nosso país. Os laboratórios das multinacionais agradecem por isso.

Comentários

  1. Obrigado Cléber pelo apoio e cobertura jornalística aos eventos de Belisário. A divulgação é sempre muito importante, pois leva aos Belisarenses ausentes notícias do que esta acontecendo no nosso distrito...
    A trezena 2013 esta sendo um sucesso!! Todos muito empenhados, participando e trabalhando incansavelmente para que tudo transcorra perfeitamente em harmonia CELEBRANDO COM SANTO ANTONIO 150 ANOS DE FÉ EM BELISÁRIO (Tema da trezena).
    Aguardamos todos para as festas dias 12 e 13 de junho, comemorando o dia do padroeiro e o aniversário oficial de nosso querido Beli.
    Um abraço e até mais..

    ResponderExcluir
  2. Falando dos farmacêuticos, posso assegurar que o "Zé do Norte", na verdade José Murta de Castro, veio para Belisário depois que o Sr. Mário Filgueiras foi para o Paraná.
    O pai do Zé do Norte era farmacêutico na Limeira. "do Norte" porque eles eram naturais da cidade de Joaíma, no Vale do Jequitinhonha. Além de farmacêutico o Zé foi também, até então, o maior centro-avante do Estrela de Ouro Futebol Clube. Um craque de toque refinado.
    Mais um detalhe. Quando meu compadre Miguel Mota chegou a Belisário ele já era casado com a comadre Iracema.

    ResponderExcluir
  3. Correção ai Cléber, o tema abordado nessa segunda foi SAÚDE e não educação como esta no inicio do texto...
    Grato,

    ResponderExcluir
  4. Mesmo com pouco tempo me dedicando á saúde do distrito,percebo que esta ainda é a nossa maior carência.Já tivemos muitos problemas relacionados á saúde devido ao acesso.Felizmente temos poucos relatos de pessoas que não conseguiram socorro suficiente aqui e faleceu por essas estradas.Mas é muito gratificante esse trabalho.O Programa de Saúde da Família foi um grande projeto criado pelo Ministério da saúde,acho que só perde para o SUS,que ao contrário do que todos pensam é o melhor plano de saúde que existe,seu maior problema é desvio de verbas e corrupção por parte de alguns funcionários.Quando nasci já havia Posto de Saúde em Belisário,mas conheço bem a história destes grandes Boticários que contribuíram com a saúde pública do distrito,inclusive visitei a casa do Sr.Joaquim Costa no Serrote e fiquei maravilhada com as histórias que sua 2º esposa me contou.Visitei também seu laboratório e á partir de então passei a pensar que um homem como este deveria ser lembrado pra sempre na história do distrito e ser homenageado em qualquer ocasião.

    ResponderExcluir
  5. E por falar no Sr. Joaquim Costa, aproveito para lembrar que os sinos da nossa igreja foram doados por ele. Quem quiser conferir poderá ver, nos sinos, a seguinte inscrição: OFERECIDO À MATRIZ DE BELISÁRIO,
    POR JOAQUIM BEBIANO COSTA.
    Minha mãe escolheu as notas musicais sinos.

    ResponderExcluir
  6. Dárcio:

    Acrescentei isso no histórico do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Quero reforçar o que o Cleber escreveu sobre os remédios de mato do Sr. Flauzino e do Sr. Quirino. Sou uma consumidora constante destes remédios e tenho uma saúde de ferro, graças a Deus e á natureza que dá as plantas que eles sabem manipular e preparar. Será muito bom se eles ensinarem aos seus descendentes os segredos deste trabalho importantíssimo de cura pelas plantas. Tudo de que precisamos para ter saúde Deus deixou na natureza. Por favor, Sr. Flauzino e Sr. Quirino, ensinem a outros os segredos dos remédios tão bons que vocês fazem. Não deixem morrer esta forma tão eficaz de tratamento e cura pelas plantas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês