A EDUCAÇÃO EMBELISARIO NOS SEUS 150 ANOS DE FUNDAÇÃO

Aconteceu neste sábado EMBELISARIO, uma missa especial, dentro da trezena de Santo Antônio. 
Como definido pela comissão organizadora, em cada uma dessas 13 noites de junho há uma ênfase na liturgia, em comemoração aos 150 anos de fundação de Belisário.
Ontem o tema foi EDUCAÇÃO.

Santo Antônio é o padroeiro de Belisário e a associação de seu nome à educação tem tudo a ver.
Confirme isso:
"A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, e sobretudo como notável orador e  grande tramaturgo. Santo António de Lisboa é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura, documentada pela coletânea de sermões escritos que deixou, onde fica evidente que estava familiarizado tanto com a literatura religiosa como com diversos aspetos das ciências profanas
 O seu grande saber tornou-o uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo. Lecionou em universidades italianas e francesas. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos anjos." (http://pt.wikipedia.org) 
A Escola Municipal Professora Maria Amélia Meireles Calais e a Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas estiveram no foco da programação.
A missa foi presidida pelo Padre Antônio, da cidade de Mirai e São Sebastião da Vargem Alegre. Muito simpático ele demonstrou ser possuidor de  um grande carisma durante a celebração. Com ele duas senhoras de Mirai: Maria José Almeida, à sua direita e Aparecida Melo. Maria é filha de nosso distrito e há 25 anos não vinha aqui. Ela é neta do Sr. Manoel Galdino.
A liturgia foi enriquecida pela música, com Frei Delson no teclado  e solos diversos. Ai também participando o Frei José Gomes.
No acompanhamento do padre visitante no altar, o Frei Radamés.
No ofertório a bandeira da Escola Estadual e o cartaz da Escola Municipal.
Como sempre, a Escola Municipal capricha nos detalhes. As professoras Marcilene e Gilcea  deram um toque todo especial na celebração. Abaixo a entrada da Bíblia no templo, com globos com mapas de flores.

Um ótimo  histórico foi preparado por Mateus, a partir de pesquisa no Museu Tic Tac.  Pudemos ouvir muitos nomes de pessoas que se destacaram na formação escolar dos jovens e crianças de Belisário, ao longo das últimas décadas. Algumas  fotos foram projetadas no data show...

... incluindo algumas programações da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas.
O grande nome que se liga à educação em Belisário, é o da Professora Maria Amélia Meireles Calais. Ela vai merecer um capítulo no livro que D. Nina está escrevendo. Com o apoio do Coronel Francisco Gomes Campos, bisavô de Mirian, ela fixou a educação em nosso distrito.
Se ela nada fizesse por Belisário, apenas o fato de ter gerado os filhos que gerou, já seria bastante. Dárcio está sempre comentando aqui em nosso blog. Flávio é o mais presente dos "belisarenses ausentes". Suely dá muita força para o nosso distrito no seu jornal MG TURISMO.
Iolanda também é sempre muito bem lembrada quando se fala na Escola Estadual. Foi diretora lá por dois mandatos. 
José Antônio Carneiro é o atual diretor da Escola Estadual. Maria Emaculada (Lalá) é a diretora da Escola Municipal.

No ofertório, as oferendas estão ligadas também à educação. Brinquedos pedagógicos ligados à educação infantil.
O Padre Antônio convidou os diretores das escolas para estarem com ele  no altar. O Professor José Antônio, ao lado das professoras Marcilene e Gilcea, representando a Escola Municipal, convidou a todos os professores e servidores de ambas as Escolas para participarem desse momento. Aposentados também foram convidados.
E a foto ficou bonita.
Demonstrando muita presença de direção, o padre pediu que o  Cabo Borçali também  viesse participar daquele momento, destacando que a Polícia Militar é fundamental no processo educacional de uma comunidade. Certíssimo senhor vigário!


E pediu que a igreja aplaudisse de pé os nosso educadores e aqueles que aqui não mais estão por já terem partido para uma melhor, embora eu prefira ficar por aqui mais algumas décadas.
Também foi muito feliz o Padre Antônio em fazer uma analogia entre o piso do templo e o processo de educação aqui no distrito, a partir do histórico que ele ouviu. Como esses ladrilhos, pessoas foram encaixando o seu trabalho no trabalho de outras através das nossa escolas, formando esse belo mosaico, onde se tem a visão do todo e não de peças individualmente.
Dentro da programação da Trezena de Santo Antônio, um grupo de meninos veio trazer ofertas para o santo intelectual 
Ai eu tive de me conter nos risos. Diferentemente das meninas que fazem esse mesmo ritual para coroarem Maria, no mês de maio, esses "santinhos do pau oco" arrumaram a maior  bagunça lá em cima. Aos empurrões eu via a hora que iam jogar Santo Antônio lá embaixo. Menino homem é outra coisa. Devia ter filmado...
E o padre visitante recebeu essa vela como lembrança de sua passagem por aqui nessa brilhante noite. Ela foi produzida pelo Frei Radamés, que é um artista nessa área.
Ele deu algumas informações de sua vida, com destaque para o fato de ter concluído a quinta série somente aos 25 anos, por ser um trabalhador rural e tinha de se deslocar de bicicleta, por 10 km, para estudar à noite. Concluiu a oitava série somente em 1985 e, com pouca base de conhecimento foi estudar no seminário em Juiz de Fora. De lá foi para BH, onde fez Teologia e Filosofia na PCU-Minas.
D. Maria José logo começou a receber abraços de primas que sequer conhecia. D. Leontina Rosa, à esquerda,  é uma delas.
UmA belíssima celebração! Gosto muito da liturgia católica, que guarda muita similaridade com a minha formação litúrgica protestante tradicional. Afinal, a base de ambas é a mesma: a Igreja Primitiva de Atos dos Apóstolos.
Saindo da igreja e mudando um pouco a conversa, estou adiando uma ida na casa do amigo Landis Rosa, para ver o seu trabalho comO artesão. Vai sair uma matéria em breve a respeito. 
Veja como o cara é artista! Isso está sendo doado para o leilão que aconteceu logo após a missa. A sua família e a família Balbino foram responsáveis pela coleta dos leilões dessa noite.
A feijoada estava muito boa. super leve.

O  leilão sempre agrada ao povo. É uma disputa boa, que ajuda a Igreja em suas despesas.
Eu garanti o meu bolo de queijo, que saiu por 19,00.
                                           Um noite muito agradável.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Segunda-feira o tema da missa será SAÚDE.Contamos com a presença de todos!!!!
    E só uma observação Cleber:Esta missa foi celebrada no sábado e não sexta=feira.

    ResponderExcluir

  3. Gostei muito de tudo. E a vela ofertada ao oficiante da noite é obra do artesão Landis
    Rosa? Linda. Lembrei-me de uma que eu tive, ganhei de despedida na antiga Yugoslávia, de amigos da igreja ortodoxa, bem grossa e grande, com motivo bisantino esculpido. Depois que vim para o Brasil, nunca mais tinha visto esta arte. Parabéns a quem teve a ideia do presente e ao escultor.

    ResponderExcluir
  4. Nina, a vela ofertada como presente e recordação ao Padre vistitante é obra do Frei Radamés. Ele fabrica velas e as decora. O trabalho feito por ele fica perfeito e excelente!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita e importante a participação das escolas Estadual e Municipal na liturgia do dia que estava voltada para a educação! Parabéns e obrigado aos diretores, professores, funcionários, serviçais e alunos pela colaboração e prestigio, neste dia da trezena!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês