O LANÇAMENTO DO LIVRO DE VÍCTOR EM VOLTA GRANDE

Foi impecável a cerimônia de lançamento do livro do querido Víctor, neste domingo, no gramado na CASA DE CULTURA HUMBERTO MAURO daquela cidade por ele amada.
Para os que não viram a matéria publicada no final de outubro de 2012, Víctor, meu cunhado, partiu nessa época, perdendo a luta para um câncer no pâncreas. Era presidente do MPF - Movimento de Preservação Ferroviária, de âmbito nacional, e também um dos maiores ferroviários do século, assim definido por um líder dos engenheiros ferroviários.                        

                                                 
A Secretaria de Cultura organizou um cerimonial belíssimo. Na introdução passearam pelas ruas da cidade, voltando no tempo mais de seis décadas, narrando a infância de Vitinho, sua bondade, seu espírito de liderança..., tudo isso a partir de depoimentos de pessoas que com ele conviveram.
Adicionar legenda

Amigos de VG e Além Paraíba estiveram presentes, além da família, que veio quase que em sua totalidade.
A prefeita não pode estar presente, mas foi representada por sua mãe, como prova do carinho pelo ilustre cidadão voltagrandense.


Os filhos Leonardo e Érika, além do neto, Vitinho.
Quatro netos presentes. Mariana e Rebeca...
Vitinho e Marco Antônio.
A irmã Núria veio, junto com as filhas, Eliane, de BH e Eliane, de Florianópolis. Esta teve forte participação na produção gráfica do livro.
Celi está firme.

O grande amigo Zezinho Fortes, que  teve uma participação muito marcante na trajetória de vida de Víctor, e sempre foi o seu parceiro na produção de eventos, através da  Fundação Educacional de Além Paraíba, por ele presidida, deixou  uma brilhante palavra para todos nós. Ao final falou mais ou menos assim: “ Víctor, que sempre era o primeiro a chegar nos eventos, ainda vai chegar aqui para participar deste, em sua homenagem. Ele está atrasado porque foi abrir um seminário de preservação ferroviária  em... , depois ele passou num sarau que ele organizou ...., ainda precisou ir  numa exposição por ele montada no Colégio...De lá ele foi  participar de um evento em Passa Quatro...” “
E por ai foi seguindo, mostrando o vasto campo de atuação de Víctor na organização de eventos culturais e sociais, principalmente quando relacionados à ferrovia e à poesia.
Eu incluiria que  “Víctor se atrasou pois veio participar, no sábado, da apresentação da Orquestra Sinfônica de Nova Lima e do Coral da AABB-BH, em Belisário, como um dos apoiadores desse evento, como dos demais que em Belisário aconteceram nos últimos anos.
Você também quer incluir algo que tenha conhecimento, em que Víctor organizava/apoiava? Mande para coparadela@gmail.com. Vamos com isso produzir mais material para a biografia dessa pessoa, como dito por Clóvis, que não era desse mundo.



Edu, casado com a sobrinha Eliane, veio de BH e homenageou Víctor com algumas músicas, com o seu vozeirão de tenor
O cunhado Clóvis...
Érika tem sentido muito a falta do pai....
Víctor Cláudio também dá testemunho do pai amigo que teve...
... da mesma forma Léo.
Com o coração despedaçado, porém "durona", Celi reforça o amor que o marido guardava por Volta Grande, que era como que uma amante que ele tinha.
Olha que lindo buffet foi  oferecido pelo Centro de Cultural! Muito gostoso também.

Num clima mais leve, Edu faz apresentações musicais, acompanhado no piano. Nos comentários alguém vai me falar quem é esse exímia pianista.
Celi passou a autografar os livros...
Jaime (A. Paríba), foi o amigo irmão de Víctor.
Na casa que Núria mantém em Volta Grande, uma foto da família Paradela, e da família da dona da casa.

Comentários


  1. Grande Celi ! Obrigada pelo Livro e pela dedicatória, tudo me trouxe de volta poucos mas ótimos momentos de convívio com o seu/nosso grande Victor. Linda cerimônia em Volta Grande, um lugar que agora quero visitar. Abraço muito afetuoso, Nina de Belisário.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a cerimônia foi a altura do tio Victor.
    Linda a foto do final.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês