CONHECENDO O NOSSO MÉDICO

As "meninas" do PSF haviam me sugerido uma entrevista com o novo médico de Belisário. Novo em dois sentidos: Dr. Eduardo Elizeu tem 29 anos e está atendendo aqui há apenas 8 dias.
Belisário teve algumas dificuldades em conseguir um profissional nessas últimas semanas. Comunidade pressionando o vereador e este pressionando o prefeito e a solução veio, e por sinal de forma muito positiva.
Desde a parte da manhã pedimos que nos chamassem aqui em casa (moro defronte ao posto), quando ele acabasse o atendimento. Isso somente ocorreu às 15 horas. Foram 35 atendimento. É isso mesmo!
Dr. Eduardo é clínico geral formou-se em Itaperuna, e decidiu começar imediatamente a clinicar. Pretende ficar por aqui uns 2 anos, para depois voltar a se dedicar à vida acadêmica, buscando especialização na área de neurologia.
Gostou do perfil sócio-econômico de Belisário. Os nossos problemas, segundo ele, estão ligados ao descontrole de açúcar e de pressão. Ou seja, diabetes e hipertensão. Atribui isso a uma certa falta de continuidade das pessoas em fazerem exames de forma sistemática, levando-as a tomar, muitas vezes, medicamentos de forma errada.


Quando questionei o longo tempo de atendimento a cada paciente, ele me explica que esse é o papel do médico do Programa de Saúde da Família. Este profissional precisa ter um perfil de fácil acesso às pessoas e para isso precisa conversar com elas. Ele hoje nem interrompeu o atendimento para o almoço. Levou direto.
Dr. Eduardo entende que há má distribuição de médicos no Brasil. Se houver de fato "importação" de médicos de outros países, deve haver uma rigorosa prova de títulos antes dessa entrada de profissionais no país.
Gostei do médico!

Comentários

  1. Agora a equipe está completa e podemos finalmente trabalhar em prol da população de Belisário.O trabalho em equipe nos revela algo belo que é chegar aonde sozinhos não chegaríamos. Consiste ainda em mostrar para nós mesmos que precisamos cocriar e estabelecer conexão uns com os outros. Estar inserido em grupo em busca de um resultado é um relacionamento que assemelha a um conjunto de engrenagens interligadas: os atritos são naturais, mas o importante é que a máquina continue funcionando e a saúde chegando na casa da pessoas....

    ResponderExcluir
  2. Uma notícia como esta só pode ser emocionante. E mais uma vez estamos com sorte porque o Dr. Eduardo quer ouvir o que as pessoas têm a dizer. Como simples observador, eu acho que muitas vezes a conversa vale mais do que o medicamento.
    Parabéns, conterrâneos! Seja bem-vindo, Dr. Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo Dr. Eduardo ao nosso distrito. Sempre que precisar estaremos prontos a lhe ajudar no que for necessário. Estamos felizes por teres vindo exercer sua importante profissão EMBELISÁRIO. Que juntos possamos somar trabalho em prol do bem estar, da saúde física e mental da população Belisariense!!!
    Votos de sucesso e realizações na carreira médica.
    Um forte abraço,

    Mateus Lucas
    Drogaria Balbino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês