CAFÉ É COISA NOSSA.

Com o frio a gente faz a ligação com um cafezinho quente. Um pãozinho de queijo...Pois é justamente nessa época que a nossa comunidade belisarense volta as atenções para esse produto, quando começam as colheitas. Há uma mudança na rotina local. Carros e ônibus chegam cedo na praça pra pegar os catadores, o assunto gira em torno de quem fez a sua colheita, quem vai aguardar um pouco mais...
Da minha varanda mesmo posso captar uma imagem de um cafezal, como esse abaixo. De qualquer janela, de qualquer casa se obtêm uma foto de uma lavoura cafeeira. 
Alguns são otimistas e acham isso um bom negócio. Outros juram que vão queimar a lavoura... Dentre os otimistas a gente conversou com José Calais, pessoa conhecida por buscar um plantio de café e outros produtos, buscando caminhos da técnica. É conhecido em nossa região por ter assumido esse perfil. Buscar produzir com um maior valor agregado.
Lembra que essa produção é desafiante. Há a hora certa de plantar e a hora certa de colher, buscando-se a fuga das intempéries, sempre que possível. Com forte ligação com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde conversou conosco,  e a cooperativa de crédito, CRESOL, Calais sempre reforça necessidade dos produtores buscarem a evolução. Não admite, por exemplo, a continuidade com as onerosas máquinas de secagem do café. Incentiva a busca pela secagem em estufas a energia solar, de forma a se obter uma umidade adequada para a armazenagem do produto.

Ele lembra que o nosso estado responde por 52% da produção nacional, e que o café é um bom negócio. O valor da saca oscila hoje em torno de R$ 300,00, para um café bom, podendo cair para R$ 270,00 se for o café Rio, de qualidade inferior. Informa, ainda, que o nosso micro clima favorece a produção de uma café com sabor diferenciado, o que compensa, em parte, os maiores custos em relação às regiões mais planas, como o Triângulo e Sul de Minas. Ele destaca que 2013 marca uma boa safra e Muriaé deve colher em tono de 10 a 12 mil sacas nesse ano. O Distrito de Belisário é o maior produtor do município.                    
                                            

Comentários


  1. Li a reportagem e vi as fotos muito boas sentindo o aroma do café, de que gosto muito; costumo até a dizer que "sou movida a café".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês