MAIS BOAS SURPRESAS NA ESCOLA

Você está lembrado daquela matéria que fiz outro dia, onde demonstrei perplexidade com a qualidade do que vi na nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, na turma da EJA - Educação de Jovens e Adultos? Pois é é, ontem à noite voltei lá, para devolver aquele rodo que usamos para secar a quadra e fui dar outra espiada na turma. 
Da primeira vez me emocionei em vê-los fazendo uma interpretação da belíssima música de Milton Nascimento, "Caçador de Mim". Pois ontem eles estavam interpretando um texto de Clarice Lispector. É isso mesmo, acredite se quiser.
Caramba! A Professora Simone mais uma vez dá uma maravilhosa condução  nas discussões e a gente percebe o interesse da turma.

O texto fala em autoconhecimento, busca de identidade, personalidade passiva, personalidade ativa... São coisas de alto nível, que a gente não espera ver numa escola pública, de um curso noturno de adulto, num distrito rural. Grata surpresa!
O exercício remete também ao poeta  Carlos Drumond de Andrade
E essa turma já deu um duro danado durante o dia.
Desculpe-me Lucimar. Acabei de reclamar que você matou aula ontem, mas de fato você estava lá. À direita da foto.

Conhecemos mais coisa maravilhosa ontem. Numa outra sala fui ver uma turma do programa BRASIL ALFABETIZADO.

No portal do MEC a gente lê sobre esse programa, que é realizado em convênio com a Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Secretaria de Educação:


"O  MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania  e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado  é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal."
Muito legar ver o Bentinho estudando. A professora é a Leonídia, que aparece ao fundo, junto com o diretor, Professor José Antônio Carneiro.

Essas duas turmas ainda têm o carinho de Eva, que lhes prepara sempre algo gostoso.
Dessa vez será esse arroz metido a besta.
Leia alguma coisa de Clarice Lispector:
“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”

"Brasília…Uma prisão ao ar livre."

“Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever"

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada."

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."


"Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária."


"E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano"

"Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós."

"...estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda."

"Passei a vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar."

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós."


Comentários

Posts mais visitados do último mês