INSPETORA E TÉCNICAS DE ENSINO VISITAM A ESCOLA ESTADUAL

A Professora Maristela Santos de Freitas está esses dias fazendo uma inspeção na nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, como integrante que é da SRE-Superintendência Regional 
de Ensino, em Muriaé.

Tivemos com ela essa manhã um agradável papo. Muito aberta, amplo conhecimento,  principalmente na área de educação, onde detém um rico curriculum.
Essas visitas são programadas. É que as SRs têm a responsabilidade de coordenação da educação em toda a região, implantando/implementando as políticas públicas nessa área, além do desenvolvimento profissional dos educadores das diversas escolas, principalmente na área pedagógica.
A técnica Ana Paula do Vale, em pé, a acompanha nesse trabalho.
Maristela não gosta dessa afirmativa seca que fala em "crise na educação". Segundo ela isso já virou um clichê que vem nos acompanhando ao longo da história. Problemas existem, mas e educação em Minas vem apresentando resultados positivos nas avaliações externas. O Estado é hoje destaque e referência no cenário nacional e Muriaé ocupa o primeiro lugar entre as 47 SRs existente em Minas.Isso em termos de cumprimento de metas do Acordo de Resultado, um instrumento de pactuação de resultados que estabelece, por meio de indicadores e metas, quais os compromissos devem ser entregues pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Ele é assinado pelos órgãos estaduais da Administração Direta e Indireta.
A professora Meire Guedes também é técnica da SRE - Muriaé. Abaixo, trocando experiências com a professora Ângela. A Superintendência tem a responsabilidade de assessoramento pedagógico administrativo e financeiro das escolas estaduais em sua jurisdição. Aqui Meire está sugerindo a criação de um jornalzinho para a escola. E por que não usarem o EMBELISARIO para postarem eventualmente matérias digitais? A ideia surgiu da conversa.
A nossa conversa com a Professora Maristela se estendeu mais.  Quando pedi a sua opinião quanto aos salários dos professores mineiros, acusados de serem muito baixos, ela mineiramente argumentou que reconhece que falta em todo o país uma melhor compreensão quanto à valorização do magistério, como acontece em países como o Japão.

Sobre o problema da falta de segurança e respeito por parte de alguns alunos e familiares para com a figura do professor, ela reconhece que, de fato, isso é algo a ser sempre enfrentado e os casos mais graves devem ser entregues para a força policial, para que o profissional de educação não fique exposto. Mas ela também argumenta que muitas vezes falta à escola e ao profissional a leitura do Regimento da Escola, de forma a usar os instrumentos ali previstos, para a aplicação da disciplina.  Muitos professores abrem mão disso, o que faz aumentar a falta de respeito para com eles.
Pedi uma antecipação da avaliação de nossa Escola. Ela alegou que está começando os trabalhos agora, mas tem muito respeito pelo diretor José Antônio, de quem foi professora na faculdade, e o via com muito bons olhos como aluno.
Vamos conversar mais. Gostei da inspetora.

Comentários


  1. Excelente a matéria. Dou as boas-vindas como moradora de Belisário à prof.ª Maristela e desejo-lhe um bom trabalho de inspeção ai na Escola, proveitoso para todos nós.
    Quanto ao José Antônio Carneiro, conheço-o desde adolescente e sempre o admiro cada vez mais.
    Saudações cordiais, professora,
    Nina Campos, do Grupo de Artesãos de Belisário

    ResponderExcluir
  2. Cléber,

    Gostaria de deixar o meu singelo testemunho. A Maristela é nota 1000. Pessoa da melhor qualidade e profissional da mais alta competência.

    Abraço,

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês