ENTRANDO NOS TRILHOS DA SAUDADE

Os 22 anos iniciais da carreira profissional, ai incluindo-se 2 anos como estagiário de engenharia, foram dedicados à ferrovia, na Rede Ferroviária Federal S/A. Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Rio e Juiz de Fora, quando partimos para a iniciativa privada, em Salvador.

Momentos riquíssimos, quando agregamos grandes amigos em nossa vida. Hoje viemos relembrar isso, num almoço em Juiz de Fora.

Josimilton, ao meu lado, de quem fui assessor, quando do retorno do Rio para JF e ao seu lado,  Machado, Coronel do Exército, grande companheiro que convivia com todos os engenheiros que comandavam a empresa em altíssimo nível, mesmo durante os tempos da "desconfiança" própria dos momentos repressivos imposto pelas forças armadas. 
Mirandinha e Rogério Pimentel. Bons tempos, boas experiências vividas juntos.

Um bom número presente no almoço, na Churrascaria Potência do Sul.

Monachesi manteve uma cultura preservacionista dos valores ferroviários. Essa sempre foi a sua vocação.
A picanha é somente para fazer inveja.
Jorge Luiz, lá na ponta, foi quem me convidou para o evento. Ele acompanha o nosso blog e conhece tudo de Belisário, mesmo sem nunca ter ido lá.

Cada um tomou um rumo diferente na vida. O amigo Rogério hoje se dedica, quase que integralmente, a viagens pelos vários continentes, curtindo mergulho submarino. No Smartphone filmes brincando com tubarões.

A nossa relação com Rogério passou também pela Bahia, onde ele prestou serviço para a mesma  empresa de transporte hidroviário onde atuávamos na direção e que tinha Luiz Carlos Goulart como Diretor Executivo. Geraldo de Castro (BH) também fez parte dessa "panela" ferroviária nos mares baianos. 
O forte motivo do almoço era a comemoração de aniversários.
Entre os brindes sorteados o livro do cunhado Víctor, falecido em  outubro, considerado  um dos maiores ferroviários  do século. Uma perda que nos deixou todos órfãos.
Dr. René Schoppa foi um dos grandes diretores da RFFSA. Uma referência para todos nós.
Ao final, uma assembleia com os diretores da Associação dos Engenheiros colocando todos a par do que se passa em relação às questões de interesse dos ferroviários aposentados, inclusive a REFER, a Fundação Rede Ferroviária de Seguridade Social , uma entidade de previdência complementar fechada fundada 1979. A orientação é a de permanente vigilância. São muitos os políticos corruptos que rondam essa instituição dos ferroviários, de olho no seu patrimônio, procurando ocupar algum de seu  cargos, com intenções inescrupulosas.  
Com essa postura conseguiram aniquilar o Serviço Social dos Ferroviários - SESEF,

Um agradabilíssimo dia.

Comentários

  1. RECORDAR É VIVER. OS FERROVIARIOS DE ANTIGAMENTE FORMARAM UM PELOTÃO DE GUARDIÕES DA FERROVIA DOS SEUS PRINCIPIOS DA DEDICAÇÃO AO EXTREMO COMO NÃO SE VÊ EM OUTRAS CATEGORIAS.
    HOJE TEMOS POUCOS ÓRGÃOS ASSOCIAÇÕES SINDICATOS, FEDERAÇÕES QUE MANTÉM O ESPIRITO E A UNI~QAO COM ALMOÇOS E ENCONTROS. TEMOS TAMBEM PRIMORDIALMENTE A REFER - FUNDO DE PENSÃO AO QUAL ME DEDICO COM O MEMBRO DO CONSELHO DELIBERATIVO, CARINHOSAMENTE APELIDADO DE "O GUARDIÃO". NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES NA REFER, EM AGOSTO, SEREI CANDIDATO AO CONSELHO FISCAL POIS JA CUMPRI DOIS MANDATOS (8 ANOS) NO DELIBERATIVO COMO CONSELHEIRO ELEITO, ISTO É CONSELHEIRO DOS PARTICIPANTES.
    PENA O CLEBER NÃO PODER SE CANDIDATAR PARA A REFER POIS ATUANTE COMO ELE É, SERIA MAIS UM GUARDIÃO DO NOSSO PATRIMONIO E DE NOSSA APOSENTADORIA COMPLEMENTAR. MAS A VIDA SEGUE E ELE SEMPRE ACHA UM LUGAR PARA MOSTRAR SERVIÇO. ELE E A ESPOSA MIRIAM, SÃO MEUS IRMÃOS DE MUITAS JORNADAS, TALVEZ ATÉ DE OUTRAS ENCARNAÇÕES.

    ResponderExcluir

  2. Que gente de valor, hein? E como desempenham bem a tarefa que todos nós aposentados deveríamos ter. Só falta neles mesmo uma qualidade: vir morar em Belisário. Digo isso porque, no fundo, no meu âmago, há um pouco de medo de nos tomarem os nossos Paradelas para junto dessa tal Associação, de que Cléber fala com tanto entusiasmo no seu Blog. Que tal se transferissem a Sede para aqui? Aí sim, seria pra lá de bom. O que Belisário tem pra oferecer? Espaço. 113 km2 para apenas 3.000 hab.; clima ameno. O ano inteiro, recomendado para aposentados; água de montanha. Pura, cristalina e abundante; ferroviarismo. Não temos, mas podemos implantar. Picanha. Pra dar e vender.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês