CADÊ AS ÁGUAS DE MARÇO? TÉCNICOS SE MANIFESTAM

Vale a pena postarmos as duas manifestações sobre a matéria de ontem: Vejam:


Querido primo Cléber:
Es-pe-ta-cu-lar a matéria. Também observo muito estas questões climáticas. Confesso que a minha preocupação vem aumentando. Segundo os cientistas, o aquecimento global acentua os efeitos climáticos. Assim, quando chove, chove muito; o calor e frio são intensos e a seca prolongada. As estações ficam indefinidas. Exatamente como a gente pode observar nos últimos anos. A questão de pouca chuva este ano, segundo os estudiosos, está relacionado ao 'El Nino', fenômeno de alteração da temperatura das águas do Oceano Pacífico, que acaba influenciando no deslocamento das massas de ar quente que descem da Amazônia. No ano passado, choveu muito, mas era a 'El Nina'. É importante frisar a relação que a simples temperatura do Pacífico tem com as chuvas em Belisário e a relação que Belisário tem com o resto do mundo. A máxima ambiental diz 'pensar globalmente e agir localmente'. Assim, precisamos fazer nossa parte, conservando o meio ambiente em nossa região para contribuir para o mundo como um todo. Quando ajudamos a preservar o Parque do Brigadeiro em alguma instância estamos ajudando a preservar a AmazÔnia. Proponho há algum tempo a verdadeira vocação de Belisário e do Parque do Brigadeiro como um todo: 'produtor de água'. Os proprietários rurais desta região precisam ser remunerados pela água que nasce em suas terras, estimulando a preservação das nascentes. Este modelo já tem excelente referecial na cidade de Extrema (MG). Afinal, a água que consumimos na cidade, nasce na roça. Só para registrar, há uma semana estive em Três Marias (MG). É preocupante o nível da represa de Furnas, pelo menos uns três metros a menos do normal para esta época. Por último, o plantio de árvores ajuda a reter água no solo, alimentar lençóis freátivos, climatização e até embelezamento. Plantar árvores, muitas árvores, e preservar as que estão de pé é tudo o que precisamos neste momento. Agradeço o prestígio e parabenizo pela matéria. Apareça pro café. Abraço pra você, beijo na Mirian.
Renato Sigiliano

Escrever ontem mesmo, mas o site não se disponibilizou na minha "máquina". Em certo sentido foi até bom porque o Renato Sigiliano esgotou o assunto com rara propriedade. Tanto quanto ele, sou preocupado e atento às mudanças climáticas, e, como ele bem lembrou, já escrevi um artigo lembrando que a Serra do Brigadeiro é uma "produtora" de água. Acho que só posso acrescentar que, mesmo com os satélites meteorológicos e a informática, ainda sabemos pouco com relação aos ciclos climáticos. Somo sempre atentos a um ciclo anual do clima, mas parece que já se identificam ciclos até de 50 anos. Pessoalmente tenho sérias dúvidas sobre a real existência do "aquecimento global" e mais ainda se ele é decorrente do efeito-estufa.
No mais, parabéns pela matéria e pelas belíssimas fotos da nossa região.
Dárcio Calais

Comentário nosso:
Essa "provocação" do amigo e Belisarense Dárcio "Pessoalmente tenho sérias dúvidas sobre a real existência do "aquecimento global" e mais ainda se ele é decorrente do efeito-estufa." merece uma réplica por parte do Instituto Rio Muriaé.
Tá lançado o desafio: Que dia vamos marcar um evento aqui em Beli para debatermos isso, com a presença do Dr. Dárcio?
Renato: estou indo a Muriaé daqui há pouco. vamos nos encontrar para programar isso?



Comentários

  1. Então, marcam encontro em Belisario os que se preocupam com a produção de água. Os "aguadeiros"? Quando tiverem sêde, podem
    contar comigo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês