A DENGUE VOLTA EM MAIOR ESCALA EM 2013

Ontem em Muriaé presenciei uma passeata que saía da sede da prefeitura, alertando a população contra os riscos da dengue.
Creio que eram funcionários da prefeitura, possivelmente da área de saúde. Alguém vai dizer que uma matéria jornalística não deve conter "achismos". Sobre isso, lembro que NÃO sou jornalista: apenas uma blogueiro meia boca (ou não seria meia tela?).
Essas iniciativas sempre ajudam. São impactantes.
Olha que garotas simpáticas! Essas são conhecidas. 
A presença do alto escalão nessas horas dá "peso" ao  movimento. Prefeito, chefe de gabinete, secretárias... Tenho visto com bons olhos a administração atual. O gestor público e sua equipe devem sim se soltar, fazerem uma gestão alegre e participativa e estarem presentes em eventos culturais esportivos (só fazer abertura não vale) ... estarem perto do povo. Aquele trabalho técnico, que pode parecer o mais importante de uma administração, geralmente pode ser realizado por um profissional qualificado.
Parafraseando Milton Nascimento, " ... todo gestor deve ir aonde o povo está."
Com relação ao objeto da passeata, a  dengue está a cada ano assustando mais. Uma matéria da TV Atividade aponta a ocorrência de 630 casos em 2013 na cidade de Muriaé, com 2 mortes. Esse número de ocorrências é 9 vezes maior do que 2012.

EMBELISARIO nunca houve qualquer ocorrência de dengue!!!

Veja em Minas os dados, segundo a fonte ao final citada:
Estado de Minas Gerais enfrenta epidemia de dengue

As mortes pela doença já superaram o acumulado do ano passado. Neste ano, foram 28 óbitos em comparação com 18 óbitos em 2012

As notificações de casos de dengue em Minas Gerais neste ano já superaram as ocorrências registradas em 2012. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Saúde estadual mineira, até o dia 21 deste mês, foram 123.694 ocorrências, sendo que 33 mil já foram confirmados. De janeiro a dezembro de 2012, por outro lado, aconteceram 46.681 notificações, com 22 mil confirmações. Segundo a pasta, o Estado está em período epidêmico de dengue.
O número de óbitos causados pela doença até o dia 21 também já superou o acumulado do ano passado. Neste ano, foram 28 mortes, em comparação com 18 em 2012. A diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria, Marcela Lencine Ferraz, argumenta que um aumento dos casos de dengue neste período do ano já era previsto, sobretudo pelas temperaturas mais elevadas, entre outros fatores. No entanto, a pasta não esperava por números tão elevados.
Dos óbitos por dengue registrados no Estado até o dia 21, nove aconteceram em Uberaba, no Triângulo Mineiro. As outras cidades com registros de morte por dengue são Uberlândia, Carangola, Frei Gaspar, Buritizeiro, Ituiutaba, Ipanema, Teófilo Otoni, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo do Baixio, Montes Claros, São João da Ponte, Campos Altos, Contagem e Muriaé.
Em comparação com cinco anos para cá, o número de mortes até o dia 21 só deixou de superar os 12 meses de 2010, quando 106 pessoas faleceram. Naquele ano, foram mais de 268 mil notificações. O quadro de transmissão é mais crítico no município de Veríssimo. Há 491 notificações para população de apenas 3,4 mil habitantes. Já em números absolutos, Uberaba lidera: 8.888 até 21 de março. O principal fator que determinou esse salto foi a introdução, há dois anos, de um sorotipo do vírus, o DEN-4, que não circulava no Estado há 30 anos. 

Comentários

  1. Toda iniciativa contra a dengue é válida. Pena que esta e outras vieram tão atrasadas em se tratando de política pública de saúde, que exige prevenção, antes do combate. No atual quadro, 'acho' que caberia melhor a frase 'todo gestor deve ir onde a dengue está'. Logicamente que a população precisa ajudar, mas o grande mobilizador e responsável pelo controle da doença é sempre o poder público. Afinal, quando tudo dá certo, os políticos capitalizam os dividendos. Mas quando dá errado, dividem o prejuízo com a população.

    Renato Sigiliano, cercado por quase uma centena de pessoas com dengue.

    ResponderExcluir
  2. Professor Renato:

    Sabe por que Belisário não tem dengue?
    Resp. : porque aqui só há clima e ambiente para DENGO
    e se o mosquito voasse alto, seria algo como os nossos passarinhos...
    lindos e cantores !
    Aguardando sua próxima visita.
    Abraços, Nina de Belisário

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês