SECRETÁRIA ESTADUAL DE CULTURA VISITA MURIAÉ

Com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, foi lançado ontem em Muriaé o programa “Minas Território da Cultura”, uma ação cultural que abrangerá dez territórios culturais no Estado.  

                                         
Também presentes os diversos parceiros do programa, como  SEBRAE, SESI,Polícia Militar... Segundo a Secretária é peça chave no processo o SESC, cujo Superintendente de Cultura, Gustavo Guimarães, aparece ao seu lado na foto abaixo...
... e ao meu lado, na foto abaixo. Fiz a maior propaganda de Belisário com ele, um cara muito simpático, que tem um papel muito importante junto ao SESC, que é um grande incentivador da cultura no Brasil e grande patrocinador e promotor de eventos culturais.  Quando chego em São Paulo já vou abrindo o site da instituição.
A propaganda de Belisário foi tamanha, que em seu pronunciamento Gustavo  falou que quer comprar um terreno aqui em Beli. Maravilha! A gente paga a primeira parcela, como forma de incentivá-lo nisso. Com uma presença dessa por aqui a gente até muda o ciclo das chuvas.
Gilca, Diretora Geral da FUNDARTE e sua equipe, têm feito um ótimo trabalho e é sempre muito parceira de Belisário.


Um bom público compareceu.



Estava presente o prefeito de Muriaé, Dr. Aloysio de Aquino, o vice João Ciribelli e o secretariado, além de diversos prefeitos, secretários de cultura, agentes e entidades culturais e artistas da nossa região. 

O “Minas Território da Cultura” é um programa que tem como objetivo a descentralização da ação cultural em 2013 e 2014. Serão realizados cursos de capacitação e formação, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leituras de editais, além das programações locais, disponibilizados pelo Sistema Estadual de Cultura e seus parceiros, articulados com a comunidade e os atores locais, instituições culturais, artistas e produtores, promovendo uma grande efervescência cultural na região.
No inicio da programação conheci a Professora Maria dos Anjos e fiquei  envaidecido quando me disse que acompanha o nosso blog, por indicação de D. Nina. Com humildade ela não falou muito do seu trabalho. Vim a saber depois, na hora da cerimônia, quando ela recebeu uma homenagem especial pelo Dia Internacional da Mulher. Maria dos Anjos faz um belo trabalho de contação de histórias e distribuição de livros infantis, às vezes de seu próprio bolso, para crianças em diversos lugares, inclusive no Caique e na Casa das Meninas. É gente que faz diferença. Vai ganhar uma foto grandona.
A Secretária Eliane Parreiras também recebeu a homenagem. Ela é dententora de um vasto curriculum, com ênfase na área de cultura.
Varlene, à direita da foto, é Secretária de Cultura lá em Patrocínio do Muriaé. Já fiz referências a ela em matéria anterior. É a nova tesoureira da Associação do Circuito Turístico Serra do BrigadeiroABRIGA

Eu também não posso deixar de tietar a Secretária. Muito simpática. Saiu daqui "doutrinada" a incluir Belisário sempre que fizer referências a lugares bonitos das Geraes.
E fomos convidados para o almoço. Ficamos da companhia agradável do  Vice-Prefeito e amigo João Ciribelli , de Ana Lúcia, Secretária de Turismo, que esteve conosco na quarta, do Professor Adelunar, Chefe de Gabinete do Prefeito, e do Procurador da Prefeitura, Dr. Eduardo.
Olha a Secretária de Meio Ambiente, Juliana, ao lado de Gilca...
Fernando Paixão, de camisa xadrez,  é o novo presidente da ABRIGA ...
O prefeito e o vice com o seu secretariado. Caramba! É muita mulher. Vão ganhar uma foto grandona, pelo dia delas hoje.

Voltando ao programa lançado, de fato, ele é de suma importância. Minas é um estado muito grande e assim muita coisa boa e recursos financeiros ficam às vezes lá pelas Alterosas e nem sempre chegam nos municípios distantes, que acabam recebendo a cada dia mais influência das culturas do estados vizinhos, como São Paulo (Sul de Minas e Triângulo Mineiro), Rio de Janeiro (Zona da Mata), Bahia (Norte de Minas), etc. Isso não pode, uai! Minas é cultura. 

À noite o fechamento com chave de ouro. Uma belíssima apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais, que veio de BH. Foi na Matriz São Paulo. Eu deixei em casa o cartão de memória da câmera e assim fiquei sem registro fotográfico. Trinta e duas vozes, que fizeram tremer o templo. Muito lindo!

Comentários

  1. Senhor Cléber, estou muito feliz por ter me tornado" Notícia" neste Blog pelo qual tenho grande admiração e acesso todos os dias. Obrigada pelo carinho e atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Tatiana Da Costa, nasci em Muriaé mas atualmente moro na cidade de Petropolis-RJ. Grande parte de minha familia é de Belisário, mas hoje em dia ninguém mora mais ai! Eu, juntamente de minha familia gostariamos de fazer uma visita a cidade e relembrar os velhos tempos! Estou aqui para pedir uma ajuda de vcs... uma indicação de pousada, pensão ai de belisário para que possamos passear com bastante calma, pois irão juntos na viajem crianças e idosos,minha mãe lembrou da Pousada da Dona Nina, mas não temos telefone de contato. Se alguém ler este post e poder nos ajudar, seremos muito grato! Se der pra enviar o tel da pousada para meu e-mail pessoal seria melhor ainda! dacosta_tatiana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que delícia rever essa matéria! Obrigada pelo carinho! Amei!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia rever essa matéria! Obrigada pelo carinho! Amei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês