CORRENDO ATRÁS DA NOSSA HISTÓRIA II

Saímos de Guiricema. Mais 34 km e chegamos ao nosso segundo destino: Ubá. E o que tem isso a ver com o título da matéria? Ora! Belisário está completando 150 anos de fundação. E quem veio povoar essas terras foram famílias vindas da região de Ubá, sob a liderança de Belisário Alves Pereira. Dessa forma, ambas as regiões estão ligadas historicamente.
O nosso compromisso lá, estava agendado. Um almoço com o Secretário Municipal de Cultura, Luiz Paulo Martins Lanna.
Um pessoa muito simpática, com ótima relação com a cultura já há muitos anos, em especial na área de teatro.  E precisa ser preparado sim. Ubá, berço de Ari Barroso, é um centro muito desenvolvido também, na área cultural (se você não ligar o nome às obras, vai ter de passar a quaresma cantando a sua maior obra, Aquarela do Brasil, como penitência) .
Apresentamos a nossa programação para as comemorações em 2013,  e  solicitamos  uma ou mais participações de Ubá no(s) evento(s). Grupo de dança? Grupo de Hip Hop? Grupo de Teatro? Tudo isso será analisado.
Ficamos assim: o ilustre Secretário deverá vir passar um final de semana conosco, e vamos convidar Gilca também para isso, para juntos vermos como pode ser feita essa participação.
Agora um passeio na bela praça....
... onde tem vários monumentos. Esse é de São Januário, padroeiro de Ubá, ou San Genaro como lembrou D. Nina. Uma lida no histórico de Ubá no wikipedia mostra que a cidade teve forte influência italiana na sua colonização.

                                                             
Essa é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a segunda padroeira da cidade.  D. nina foi lá para tentar achar a certidão de nascimento do Belisário Alves Pereira, já que no cartório não encontrou. Não logramos êxito. Eles só têm registros a partir do século XX.
Outra busca. Agora no Arquivo histórico. Vinicius, Nair e Josie nos atenderam muito bem...
... mas numa primeira analisada nada puderam fazer. Vão pesquisar mais. Ficaram interessados no tema.
E mais uma foto para registro dessa busca que vem atormentando D. Nina. Ela quer a certidão do bisavô. Ou será triavô ?
Ainda fomos em outra igreja, lá na praça, mas eles também não têm registros mais antigos como esse. Vamos aguardar e continuarmos animados com a nossa programação.

Saiba um pouco mais sobre Ubá:


É um município de Minas Gerais considerado o principal polo moveleiro do estado. Além dos móveis de qualidade, o município é reconhecido nacionalmente pela espécie de manga que leva o seu nome e cresce com fartura na região.
Ubá concentra médias e grandes indústrias, principalmente de móveis e confecções, um comércio abundante e variado, além de um forte crescimento na prestação de serviços. É um dos municípios que mais crescem no interior do estado, sendo assim um dos que mais criam empresas e geram empregos. A cidade também é um centro cultural e de formação técnica e superior sub-regional, possuindo importantes instituições de ensino superior.


Fonte:  www.wikipedia.org

Comentários


  1. Um dia proveitoso e encantador, desde as paisagens montanhosas do caminho até a bela cidade de Ubá, uma interessante mistura do clássico com o moderno. Como foi mostrado acima;
    nosso objetivo maior era o encontro com o Secretário Municipal de Cultura, durante um gostoso almoço, com quem conversamos sobre a possibilidade de termos aqui, este ano, algum evento cultural de caráter ubaense. Isso, porque temos todo interesse em realçar nossas origens na bela e importante UBÁ, de onde veio
    a expedição de Belisário Alves Pereira para fundar o nosso Belisário, que em 2013, está completando 150 Anos de existencia.
    O Secretário, Luiz Paulo, se mostrou muito simpático ao nosso pedido e interessado em ver com as autoridades e o meio artístico
    o que podem trazer ao nosso povo de Belisário. Teremos mais informações sobre a continuidade do assunto com Cléber Paradela, no seu blog www.embelisariomg.blogspot.com . Diariamente ele nos dá noticia do que de mais importante acontece em Belisário. Acesse ai e faça o seu comentário !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês