VAMOS ELEGER UMA RAINHA?


Naira e Jaqueline estão empolgadas com a ideia de eleição da RAINHA DO CARNABELI 150. O que você acha disso?
Marcilene deu outra ideia: fazer a eleição no pré-carnaval que vai acontecer dia 2 de fevereiro próximo ao Bar Cantinho de Minas. Vamos comprar essa ideia? 
Enquanto a gente começa a entrar no clima, por sugestão de D. Nina, vamos apresentando letras das músicas que consagraram o carnaval brasileiro.

Depois de muitas mudanças para um carnaval mais sofisticado para turistas, o que voltou   fazer sucesso mesmo é o carnaval simples de rua. No Rio, a folia nos bairros já envolve muito  mais gente do que a Marquês de Sapucaí.
Vamos relembrar a marchinha que tornou-se símbolo do carnaval carioca. Ela foi composta por Chiquinha Gonzaga, quando ela tinha cinquenta e dois anos e já era avó. Exatamente nessa época a “safadinha” começou um romance com o jovem português João Batista Fernandes Lage, então com apenas dezesseis anos.
A canção foi feita para o cordão Rosa de Ouro, citado na letra e é considerada a primeira marchinha de carnaval da história.
Ó Abre Alas

Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar.

Comentários


  1. Lógico! Carnaval é Festa do Povo ! Quem quer brinca, canta, dança, faz palhaçada só pra agradar. É a mais santa e pura alegria! Quem não quer entrar na folia, espia...
    É um ingênuo espetáculo mas com enorme elenco e o maior e mais bonito Palco que é a rua. Tem até Rei Momo e Rainha da Beleza e da Folia.
    Tem um, veja só, aquele que só sabe chorar, cara pálida, muito triste. Toca o bandolim e chora...
    o tempo todo da Festa. O Pierrô ! Sabe a razão de tanta tristeza em meio a tanta alegria? Foi abandonado pela Colombina, coitado. Ele, francês, ela era italiana. Tem até aquela:

    Um pierrô apaixonado,
    Que vivia só cantando,
    Por causa de uma Colombina
    Acabou chorando,
    Acabou chorando...

    O REI MOMO, coitado também...este tem crise de identidade. Veja:

    Ôi, que Rei sou eu?
    Sem reinado e sem corôa,
    Sem castelo e sem rainha,
    Afinal que Rei sou eu?
    O meu reinado é...

    Só entrando na Folia, pra relembrar tanta história que o Carnaval conta.
    Mas, vai mais uma: quando eu era menina, morando
    lá na Babilônia, hoje Vieiras, mamãe, que era costureira, resolveu me fantasiar de BORBOLETA.
    Sai de asas pela rua afora, cantava e dançava.
    Uma alegria só! E devia ter uns cinco anos e me lembro bem. Nunca mais deixei de participar de um carnaval. Gosto de soltar a franga e sair por ai... Gosto mesmo. Nina de Belisário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês