MAIS HOMENAGENS AO PROFESSOR VÍCTOR

A morte prematura e tão rápida do cunhado, Professor Víctor José Ferreira, em 25 de outubro de 2012 provocou uma enorme consternação em todo o país, junto aos que com ele conviviam, principalmente nas promoções de eventos musicais, literários e, principalmente, de preservação da memória ferroviária.
Víctor era um apaixonado pela "Grande Volta Grande", como se referia à cidade onde nasceu e que se tornou conhecida por isso, além do fato de ser o  berço de Humberto Mauro, pai do cinema brasileiro.
O encontro foi recheado de muitas emoções para a família e amigos.
Para preservar a sua história, a Prefeitura daquela cidade, através da Secretaria de Cultura, convidou a família para uma reunião nesse último domingo, para planejamento da criação do MEMORIAL VICTOR JOSÉ FERREIRA. Afinal, uma das características de Víctor era também a de estar sempre criando espaços de memória. Nada mais justo que ele receba agora o seu.
À esquerda  da foto, a Secretária de Cultura da gestão anterior e o Secretário atual, Luis Carlos , seu assessor e Celi, minha irmã e esposa de Víctor.
Na foto abaixo, além dos citados, a "elite" cultural da cidade, a filha  Erika o marido Omar, que já se apresentou aqui em Belisário com sua flauta mágica, e o neto "Victinho"
Esse "Memorial" deverá abrigar objetos de uso pessoal do "Professor", medalhas, comendas, livros por ele escritos, etc.
Aqueles que tiverem objetos marcantes da sua vida e quiserem, poderão fazer doação diretamente para a Prefeitura de Volta Grande, ou através da família.
Já foi lançado um movimento para a confecção de um  busto do homenageado junto a esse memorial.

Comentários


  1. Conheci o Professor Victor José Ferreira quando houve um Encontro Cultural aqui em Belisário, há uns três anos. Desde então, passei a apreciar sua Domingueira Poética, na Internet, trocamos alguma pequena correspondência, o suficiente para me tornar uma grande admiradora sua. Fui, depois, ao Rio, participar de outra criação sua,Grupo Cambada Mineira, numa noite memorável de encontros com outros mineiros incríveis também. Muito justa a homenagem ao Victor. Parabéns, povo de Campo Grande. Um filho assim, não esquece. Nina de Belisário.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e justa a homenagem ao Professor Victor. Já estou com vontade de conhecer o memorial.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  3. Homenagem merecida. Fico feliz quando vejo uma trajetória reconhecida. Luiz Bazilio

    ResponderExcluir
  4. Professor Victor, grande paladino da causa ferroviária, tive o privilégio de trabalhar com ele na extinta RFFSA.

    ResponderExcluir
  5. Nosso querido amigo Victor ficará eternamente em nossos corações!Muito ver homenagens ,pois mereceu e merecerá sempre!

    Um abraço para a família em nome de nossa família,em especial do meu pai Carlos,que era seu grande amigo!

    ResponderExcluir
  6. joanna rizzo aguilar

    Conheci o amigo Victor através da minha filha Ieda Maria Aguilar Siciliano ...em São Paulo capital pois foram colegas de trabalho ....super merecidas homenagens.ao eterno amigo.
    itajaí 24 de janeiro de 2013
    s.c.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurinho.
      Ah, quanta saudade! Professor Victor é daquelas pessoas inesquecíveis, que procurou durante o todo o seu tempo de vida, dedicar-se aos amigos e a cultura sem distinção. Tive o privilégio de ser seu amigo e de partilhar com ele da luta preservacionista de uma das suas grandes paixões, a ferrovia. Estou muito feliz por saber que a nossa co-irmã "Volta Grande" estará fazendo esta bela homenagem ao nosso querido Professor Victor. O povo que reconhece o valor dos seus atores sociais é digno de aplausos. Parabéns Volta Grande!
      Pirapetinga, 24 de janeiro de 2013.

      Excluir
  7. Nosso amigo Prof. Victor deixará muitas marcas nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Seus livros já lidos por mim sempre enaltecendo o trem de ferro, uma das suas grandes paixões, mostram a sua grande sensibilidade. Através dele fui para a Academia Ferroviária de Letras. Também meu Confrade, ao meu lado estava na Academia Friburguense de Letras, quando juntos fomos empossados. Certamente a Prefeitura da cidade-irmã de Volta Grande estará prestando esse justo tributo à sua memória e nós seus amigos pirapetinguenses estamos aplaudindo a administração municipal da sua terra natal por esse gesto nobre do qual ele e toda a sua família são merecedores.

    ResponderExcluir
  8. Sou Aluizio Rezende, escritor, poeta, engenheiro civil e fundador do movimento cultural POVEB - Poesia, Você Está na Barra, com eventos poéticos mensais no Condomínio Novo Leblon, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Conheci o Prof. Victor Ferreira quando de um sarau poético na Estação do Corcovado. Na oportunidade, ele gostou de um poema que apresentei - o trem - e a partir daí mantivemos correspondência e, através da sua intervenção, acabei lançando o meu sexto livro - 14 Versos - na Academia dos Engenheiros Ferroviários, no Rio de Janeiro. Tive a honra de ser por ele convidado para integrar a citada academia, o que não teve conclusão face ao seu falecimento. No entanto, maior ainda foi a minha honra, pouco antes do seu falecimento, em tê-lo como prefaciador do meu sétimo livro - Espasmos e Espumas -, este de crônicas e pensamentos. Gostaria de que um dos exemplares de Espasmos e Espumas, com prefácio do Prof. Victor, pudesse integrar o seu memorial. Para tanto, disponho-me a fazer a doação do livro.

    Aluizio Rezende
    21-86257878
    alurez@oi.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Amigos, aproveitando essa linda matéria queria comunicar que já está no ar o site www.nasombra.com. O primeiro canal de comunicação virtual de Volta Grande.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês