CAPACITAÇÃO - A CHAVE DO SUCESSO

Recebemos Elaine hoje em nossa casa. Ela é Assistente Social da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Muriaé.
Elaine já esteve com uma equipe aqui EMBELISARIO, onde se reuniu com famílias da região, para sentir um pouco das nossas carências em termos de formação profissional.
A partir desse encontro voltou para nos oferecer um curso técnico de fabricação e comercialização de salgados.
Se o assunto é capacitação, então vamos para o GAB, para conversarmos junto com D. Nina. 
Depois de algumas explicações já podemos  começar a divulgar    o que se pretende.
O curso está dentro do PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
Ficou claro a amplitude do conteúdo do curso. Além de fabricação os alunos serão capacitados na área de comercialização, marketing ...

Serão 25 vagas por turma e a duração é de 180 horas, acontecendo as aulas de segunda a sexta-feira, no GAB, iniciando no mês de março ou abril. A princípio o horário será das 18 às 22 horas.
Tudo isso e, principalmente, a definição do horário, será objeto de uma reunião que a Secretaria estará promovendo logo depois do carnaval, aqui em Beli.
Todo o material e uniforme será oferecido pelo Programa, além de uma remuneração de 2 reais por hora de curso para que o aluno possa se alimentar, se assim desejar. A idade dos alunos deve estar entre 16 e 59 anos.
A partir dessa reunião que tivemos hoje, Elaine vai procurar viabilizar um outro curso de primeiros socorros, com ênfase no atendimento de parturientes (veja no blog a matéria sobre o bebê que nasceu dentro da ambulância aqui em Belisário essa semana). Também vê possibilidades na ministração de  um curso de manicure.
Boas notícias! Esperamos que a nova Secretária que acaba de assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Muriaé  a Professora Cláudia Schueller de Aquino Sigiliano (foto abaixo) seja sensível às necessidades do nosso distrito.
foto: http://www.noticiasdemuriae.com.br/

Comentários


  1. Realmente boas notícias! Num distrito populoso e
    de pouca renda per capita, distante da sede do município, como é Belisário, não havendo possibilidade de os alunos se deslocarem para Muriaé, o jeito é mesmo ministrar aqui os cursos de formação profissional que forem sendo disponibilizados. E a experiência já havida nesse assunto, mostra que o resultado é muito bom. Alguns dos nossos profissionais que estão hoje atuando por conta própria ou como empregados, e que adquiriram aqui mesmo, no CAC, no GAB, no MULTIUSO ou em igrejas, a sua capacitação, estão até colocando seus produtos ou serviços em mercados de outras praças, com qualidade satisfatória e bem aceita.
    Cursos básicos para eletricistas, mecânicos, bombeiro hidráulico, motoristas, cabeleireiros e salões de beleza de serviços diversos, massagistas, fisioterapeutas
    e cuidadores de idosos, computação, corte e costura, etc. são também muito necessários.
    Desejamos à Professora Cláudia uma ótima gestão à frente da Secretaria Municipal de Ação Social
    e aguardamos aqui uma visita sua, o que nos dará muito prazer. Um cordial abraço, Nina Campos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês