BEBÊ NASCE DENTRO DA AMBULÂNCIA EMBELISARIO

Uma noite agitada aqui em Beli. Tudo começou a 1 hora da manhã, quando "Preta", esposa de Adriano ("Dimião") começou a sentir contrações de parto. Ai começou a correria. O casal mora nessa casa amarela, no final do beco, ao lado do campo de futebol, junto com mais 3 outros filhos.

Imediatamente a vizinha e amiga Rosemary, a "Meirinha" do "Amendoim"  foi acionada. Eles são vizinhos. Meirinha mora na casa de porta verde, onde essa garotada brinca. Gisele, da família de Adriano, também foi imediatamente envolvida.

Aqui em nossa casa Meirinha explicou como tudo aconteceu. O vizinho Adriano correu para a sua casa pedindo ajuda. Queria saber o que fazer depois que a bolsa estoura. Meirinha, que não é parteira, respondeu de pronto:
- correr para o hospital.
E foi o que eles fizeram. Logo logo Joãozinho parou a ambulância na porta. 
A solidária Meirinha foi atrás, junto com a parturiente e Gisela na cabine com o motorista.
Na rua principal, perto do cartório, Preta avisou que a criança estava com a cabeça prá fora. O carro é parado e ali mesmo começa o parto.
Alguém forneceu um lençol e Meirinha começou a receber  em seus braços a criança que saia naturalmente. Ela fez uma rápida oração naquele instante, já que nunca tinha sequer presenciado um parto, exceto o dos seus 3 filhos." Senhor! Que sejam as Suas mãos que vão fazer essa parto, e não as minhas".
As pessoas começaram a se aproximar da ambulância. "Macarrão" também entrou na equipe de socorro, que percebeu que a criança saiu roxa, o que apavorou Meirinha. Silverinho, marido de Estela,  lhe orientou a enrolar o dedo num pano e enfiar na boquinha da criança, para tirar a gosma. Deu certo. Logo ela começou a chorar.
Perguntei hoje a Silverinho onde ele aprendeu isso.
-Eu gosto de ler na Internet matérias sobre  primeiros socorros e também já participei de muitos partos de porcos, e a gente faz assim quando nasce, rerespondeu ele. Tem sentido. afinal ele se baseou no parto de um outro mamífero.
O bebê foi enrolado em lençol, fornecido por Regina e Denise, com a placenta, e mesmo sem cortar o cordão umbilical, foi levado no colo de Meirinha, agora na cabine, trocando de lugar com Preta.
A criança e a mãe deram entrada no hospital em Muriaé e ambas passam muito bem.
Olha a cara de felicidade e o sentimento de dever cumprido de Meirinha! Além de brava prá caramba com o marido "Amendoim", ela provou que tem muito expediente e é muito solidária na hora da necessidade.

Comentários


  1. Parabéns a todos os protagonistas dessa dramática
    e linda história, pelo seu final feliz. Eu pensei que o menino estava roxo, mas de frio. Interessante saber o "truque" do Silverinho. Eu nem sabia que a gente tem gosma na boca ao nascer...
    Pergunto ao Mateus: todo bebê tem? Os profissionais do Parto também usam o mesmo método para limpar?
    Nossa! Ainda bem que levaram a Preta, o bebê, o
    lençol, tudo para ser examinado no Hospital, para uma boa orientação pós-parto. Agora estou curiosa para saber como se chamará o novo cidadão belisarense... Vou visitar a Preta. Presente para o bebê; pacote de fraldas, claro.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nina.

    Então, todo bebê tem sim, essa "gosma" na boca que impede a criança de respirar e chorar enquanto ela não é removida. Na verdade o nome científico dessa "gosma" é líquido Amniótico, um fluido que envolve o embrião, preenchendo a bolsa amniótica (popularmente falando placenta), que desta forma o protege de choques mecánicos e térmicos. A bolsa amniótica normalmente forma-se na segunda semana de gravidez, assim que esta se forma enche-se de líquido amniótico que inicialmente é apenas água proveniente da mãe. Quando se fala no "rebentar as águas" (ou "estouro da bolsa"), pouco antes do parto, significa que a bolsa amniótica se rompeu e o líquido foi expulso, marcando o início do parto.
    A técnica ou metodo de limpeza é esse mesmo, porém nos hospitais, locais de mais estrutura e recurso, usa-se materiais adequados, esterelizados e próprios para essa finalidade. Nesse caso de primeiros socorro, foi a maneira certissíma e exata de ser feita. PARABÉNS AO SILVERINHO POR TER DESEMPENHADO DE FORMA CORRETA E COM AGILIDADE ESSE MÉTODO.

    Espero ter esclarecido a duvida de Nina Campos!
    Grande abraço a todos e felicidades para a mãe e a nenêm!!

    Mateus Lucas - Farmacêutico

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Histórias de parto sempre me emocionam. Muita saúde pra mãe e bebê!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês