TRIBUTO AO PROFESSOR VÍCTOR

Aconteceu hoje, sábado, mais uma homenagem ao querido Víctor, falecido em 25 de outubro, para a tristeza de um grande universo de pessoas, principalmente aquelas ligadas ao meio ferroviário e à Rede Metodista de Ensino.
O evento aconteceu na Estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro, que guarda uma fortíssima relação com a memória da ferrovia no Brasil.
Veja o cenário do outrora efervescente terminal ferroviário. Hoje sem qualquer movimento de trens.
No auditório os amigos de todas as horas, principalmente aqueles ligados à preservação ferroviária.
O Ministro Hélio Regato, grande amigo de Víctor e grande líder da  categoria, veio de Brasília. Abriu mão do assento à Mesa, por dificuldade temporária no deslocamento.
Na Mesa, o Presidente da REFER,  Marcelo André, Almir Gaspar, Presidente da Associação de Engenheiros da E. Ferro Leopoldina, Raimundo Neves, Presidente da MÚTUA, Paulo de Tarso, Presidente do Sindicato da Leopoldina,  Jorge Moura, grande amigo de Víctor  e da família, e idealizador desse evento, como Diretor do SESEF, com  o apoio das Associações e Movimento Fluminense de Preservação Ferroviária, presidido pelo companheiro Antônio Pastori. Celi, esposa de Víctor, também teve assento na mesa.
Na abertura o genro Omar Fadul, emocionou a todos com a sua flauta. "Amigo é coisa prá se guardar...".
O jornalista e amigo Abelha foi o mestre de cerimônia. Após a composição da Mesa leu as diversas manifestações de convidados justificando a ausência, inclusive da Ministra Chefe da Casa Civil da Presidência da República, também da  Academia Friburguense de Letras e de diversas associações.
Também foi chamado à Mesa João Calegari,  Presidente do Sindicato dos Ferroviários do Rio Grande do Sul,  que veio de lá para essa homenagem.
Dr. Jorge Moura, Diretor do Serviço Social Ferroviário e coordenador da Mesa, de forma emocionada confessou a sua dificuldade em trabalhar sem a assessoria de Víctor. Ele estão juntos há anos. Elogia a forma de Víctor buscar sempre valorizar o lado humano de cada pessoa, do trabalhador de via permanente ao diretor da empresa. Sempre buscava o lado bom das pessoas, adotando sempre a conduta de um verdadeiro cristão.
Lembra que ele foi um entusiasta na luta pelo resgate do SESEF e da memória ferroviária.
Dr. Jorge Moura pede  a todos os presentes que assinem o "abaixo-assinado" pedindo o tombamento da Estação da Leopoldina, por parte do IPHAN.


Vários foram os oradores. Dr. Auri Sampaio sempre lutando na Associação do Congresso Panamericano  de Estradas de Ferro, focou as suas palavras na forma dinâmica e generosa de Víctor conduzir as coisas.
O engenheiro Hélio Suevo, outro grande defensor da ferrovia, apresentou um histórico da vida do homenageado, mostrando,  através de números, a incrível  produção de Víctor em termos de organização de seminários, lançamentos de livros e eventos diversos.
O engenheiro Almir Gaspar também trouxe palavras carinhosas destacando Víctor como um dos maiores ferroviários que o Brasil conheceu.
Também usou da palavra o Engenheiro Sávio Neves, Presidente da Estrada de Ferro Corcovado e Deputado Federal a ser empossado em janeiro próximo. Outro grande amigo e parceiro de Víctor e um vibrante defensor da ferrovia.
Celi também teve uma bonita participação no evento, conseguindo dominar a emoção.  Lembrou que todos os presentes também são valiosos defensores da ferrovia brasileira, assim como Víctor e destaca gratidão ao Dr. Jorge Moura pelo apoio e amizade que sempre dispensou ao seu falecido marido.

O filho Leonardo também agradeceu a presença e amizade de todos.

O engenheiro Antônio Pastori, Presidente da Associação Ferroviária de Preservação Ferroviária fez uma presentação da vida e obra do amigo e parceiro Víctor, destacando os títulos e homenagens que ele recebeu, inclusive o de Cidadão Solidário, concedido pela ONU
A família foi convidada pelo Dr. Jorge a descerrar a placa dando nome de PROFESSOR VICTOR JOSÉ FERREIRA ao auditório  do prédio
Tristes, mas orgulhosos do marido, pai, sogro, cunhado e avô, Paradelas e Ferreiras posam para uma foto  marcando esse  dia.

Comentários

  1. Respostas
    1. Parabéns pelas Homehagens bem merecidas.
      Abraços às Famílias Paradela/Ferreira.
      Jorge Mesquita

      Excluir

  2. QUE VIDA REALMENTE DIGNA !
    Pena que não tenha estado lá alguém do IPHAN. Fiquei muito admirada de não ser ainda a Estação da Leopoldina tombada, como
    patrimônio histórico, e, por que não, também cultural pelo IPHAN. Vou falar sobre isso com meu primo Luciano Pereira Lopes, arquiteto, funcionário do IPHAN ai.
    Parabéns Celi, aos Ferreira e aos Paradela ! Continua vivo na memória de muita gente o nosso VICTOR...

    ResponderExcluir
  3. Irmão e amigo Cleber,
    Gostaria muito de haver estado no TRIBUTO AO PROFESSOR VICTOR, justa homenagem a uma pessoa especial. Vivíamos e morávamos longe um do outro, mas ele foi um dos bons ammigos que tive.Só não participei da cerimônia porque tomei conhecimennto dela dois dias após haver acontecido. A sua iniciativa de repassar as fotos e os dizeres do evento me emocionaram, ao ver a figura querida do nosso amigo, no inspirador retrato ali estampado Certamente, de onde está agora, vive a paz dos justos e recebe a recompensa por haver sido quem foi. Já tive a oportunidade de falar por telefoone com a Celi e passar à família o meu carinho. Mas o retrato que pude ver no seu e-mail me deu bem a ideia do quanto, embora saudosos, estão todos confiantes de que passou a uma vida sem sofrimentos, sem doenças, sem morte.
    Com carinhoso abraço,
    Ulysses Panisset - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma Homenagem linda e emocionante. Cada dia descobrimos uma faceta dele, um gesto de sua grandeza. Está difícil nos acostumarmos a viver sem ele. Uma perda muito grande ! Abraços,

      Excluir
  4. Meu nome não saiu . Eu fiz o comentário acima . Saiu "Sou Belisário ".
    Cibele Paradela - Rio de Janeiro - RJ

    ResponderExcluir

  5. Homenagens mais do que merecidas. Todos que convivemos com o Victor reconhecemos o quanto fomos privilegiados por ter um amigo tão especial.

    Abraços a tods da famiília Paradela.

    Anivaldo - São Paulo

    ResponderExcluir
  6. Linda e merecida homenagem ao Victor José! Assim ele vai sendo ressuscitado nas memórias de tod@s que cativou. Viva o Victor!
    zeni

    ResponderExcluir
  7. Toda homenagem que for feita não conseguirá expressar a grandeza da vida deste Homem tão amado por todos que o conheceram. Ter sido cunhada do Victor e convivido tão de perto com ele, além de ter sido sempre experiência de crescimento, foi um privilégio dado por Deus.

    ResponderExcluir
  8. Uma homenagem mais que merecida ao querido Professor Victor. Ele certamente estaria feliz de saber que terá seu nome pra sempre ligado à ferrovia.
    Um abraço, Anna Bracher

    ResponderExcluir
  9. José Vicente Ambrósio
    Bela e merecida homenagem

    ResponderExcluir
  10. Estou acompanhando todas as falas e homenagens na referência ao Vitor, todas muito merecidas, companheiro que deixou muitas saudades.
    Abraço a todos os seus familiares.
    Adahyr Cruz - Vitória - ES

    ResponderExcluir
  11. kica enviou o link de um blog para você:

    O amigo Victor foi além de um excelente amigo.Foi um exemplo de vida para todos nós que convivemos com ele.Sua competência,sabedoria e alegria contagiava o ambiente além de trazer a todos uma segurança e confiança que só os fortes possuem.

    Maria Cristina Cavalcante - Juiz de Fora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês