JUÇARA - PROTEGER É PRECISO.

A convite da Prefeitura de Rosário da Limeira, lá estivemos hoje, sábado, para participar do SABADÃO DA JUÇARA: evento realizado pela ONG ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS, uma instituição de caráter internacional, com um núcleo também na Universidade Federal de Viçosa. (clique nas fotos).
Aos poucos o "povo" ia se juntando na praça para ver o que ali acontecia.
Em conversa com o coordenador do grupo, o Professor  Idamar Nigro,  do Núcleo de Viçosa, fomos informados de que  a  ONG Engenheiros Sem Fronteiras, não tem fins econômicos e realiza projetos de engenharia (infraestrutura, saneamento básico, educação e serviços ambientais),  para o desenvolvimento, buscando a promoção da melhoria na qualidade de vida das comunidades menos favorecidas. Paralelamente a ONG  promove o conhecimento prático para os estudantes envolvidos nas diversas áreas da Engenharia.

O objetivo desse projeto, que veio em Rosário da Limeira, é o de conscientizar a população para a necessidade de se preservar a PALMEIRA JUÇARA, com a exploração do seu fruto e nunca o palmito, já que a extração dele implica na derrubada da árvore.

Leia um pouco sobre isso:

"A palmeira Juçara (Euterpe edulis – Arecaceae) é uma espécie de extrema importância para a biodiversidade da Mata Atlântica. Seus frutos servem de alimento para mais de 70 espécies de animais e aves, sendo considerada espécie chave para a conservação de florestas no Bioma. O alto valor comercial do palmito faz dele um dos produtos florestais mais explorados há séculos,  e para sua obtenção é necessário o corte da palmeira. Devido ao extrativismo predatório e ilegal do palmito, a planta é cortada antes mesmo de se reproduzir, causando um grande impacto na regeneração natural. Hoje, a espécie passa por um momento crítico pela expressiva redução de suas populações naturais e está incluída na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção."

Algumas oficinas foram montadas no local. Uma delas ensinava como se fazer suco do fruto da juçara, misturado com o limão. Provei e gostei.
Também receita de bolo do fruto...
A nossa amiga Mariinha Calais também provou e gostou...
Outra oficina trabalhava pintura com a garotada
As novas amigas, estudantes de Viçosa: Larissa, a baianinha Dani e Letícia.
O Professor Idamar argumentou que a evasão de jovens da zona rural dificulta um pouco a extração da fruta, já que  eles têm mais destreza para subir na árvore. A ONG dá orientações quanto às formas de se fazer isso,   com absoluta segurança, inclusive com treinamento de "arborismo".
De quebra, o grupo apresentou uma receita para a fabricação de sabão a partir do óleo de cozinha já usado, que se jogado no ralo da pia causa muitos danos ambientais.
Óleo com soda cáustica, com cuidados na hora da mistura, em função das reações químicas decorrentes ...
Bem mexido...
Uma manhã bem interessante e proveitosa. Veja que moçada bonita que veio de Viçosa!
No retorno passei pela Comunidade de Santa Catarina, para dar uma carona. Aproveitei para tirar essa bela foto

Saiba mais um pouco sobre essa ONG:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenheiros_Sem_Fronteiras
          
O ESF  já se estabeleceu em mais de 40 países. Frutos de iniciativas isoladas em seus respectivos países, esses grupos estão diretamente envolvidas na elaboração e implantação de projetos de desenvolvimento humano de cunho regional ou internacional. Como grande diferencial, baseiam-se na utilização das ferramentas apresentadas pela engenharia na solução de problemas endêmicos que afetam primordialmente pessoas ou comunidades em situação de miséria.
A maioria dos projetos desenvolvidos pelas associações sob a bandeira do ESF baseiam-se em parcerias de pequena e média escala. Prosseguindo dessa maneira reduz-se custos inerentes a organizações verticalizadas.
Na Universidade Federal de Viçosa (UFV) a ideia de criar um Núcleo surgiu em 2008 por existirem dois motivos fortes para se identificar com o ESF: conciliar o conhecimento acadêmico e as necessidades de segmentos mais carentes da população além da superação da característica de valorização do capital e do indivíduo que permeia o ensino de engenharia.

Comentários

  1. Obrigado por ter aceito o convite.

    Parabéns pela reportagem e também pelas belas fotos.

    O texto ficou excelente.
    Abraços.
    vicente Clésio.
    Prefeitura de Rosário da Limeira.

    ResponderExcluir

  2. Que projeto lindo e proveitoso!
    Há muito tempo sou fã da Juçara. Por todo lado, em nossas estradas e propriedades rurais, lá estão elas magrinhas, esbeltas, exibindo só bem lá no alto, suas folhas e seus frutos. Como princesas, resguardando a nobreza que herdaram. Cabe a nós enxergar essa beleza, aproveitar seus frutos sem "machucar a princesa". O arvoredo todo à sua volta agradece...
    Palmito da Juçara, nem pensar. Há uma palmeira pupunha produzida comercialmente, para fins de extração de um palmito tão bom quanto o da juçara, só que de modo sustentável. É bom procurar saber mais com agrônomos para conhecer o cultivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês