BOA CONVIVÊNCIA É ISSO

Essa é uma cena muito comum aqui  EMBELISARIO, aos sábados. Dessa vez nem precisei andar para registrar. Ela se deu em frente à minha casa.
Mais um mutirão para "bater" laje. Os amigos se reúnem para fazer o serviço para um outro, e assim por diante... 
Nesse fim de semana foi na casa do "Bastião".
Eles mesmos se dividem nas áreas onde vão atuar. Não há encarregado cobrando produtividade de ninguém, A coisa flui na "pauleira". Uns fazem o suprimento da areia e brita, enchendo carrinhos, outros carregam...
... e tem a turma da masseira...
... os que levantam o concreto...
... e os que o recebem lá em cima. A foto ficou bonita. Vou até postá-la grandona.
E tem um somente para dar água para os colegas. Na minha época de engenheiro da ferrovia, esse era chamado de "bombeiro", e trabalhava com um odre de madeira.
Depois de umas 3 ou 4 horas, acabou o serviço. Agora vem a comilança.  Um churrasco é preparado por "Macarrão", que ai aparece sem camisa. Apenas uma pergunta: alguém já viu  o "Macarrão" com camisa? 
Bebida à vontade: refrigerante, vinho e uma "branquinha"
E as mulheres só no suprimento de cachorro quente.
Alguém pode achar que essa é também uma forma de se economizar, já que a mão de obra é gratuita. Ledo engano! Fazendo-se as contas vê-se que o que se gasta com a farta alimentação, onde ao final dá até prá levar um saquinho "prá patroa", daria prá pagar a diária de umas 10 pessoas. Mas o que se espera mesmo, é a satisfação de ter os amigos envolvidos nessa hora em que se está construindo ou reformando a sua casinha.

Comentários

  1. O mutirão é instrumento de sociedades evoluídas. Se for acompanhado de churrasco, então...

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês