PROJETO JOVENS CIENTISTAS

Participamos hoje de momentos muito agradáveis na nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Aliás, o que de melhor acontece EMBELISÁRIO, acontece nas suas duas escolas.
Tivemos a cerimônia de encerramento de atividades para mais uma turma do Projeto Jovens Cientistas, promovido pela OSCIPE Iracambi.

Foram 2 anos de duração, tendo sido realizado através de visitas dos alunos àquela entidade, onde receberam conhecimentos teóricos sobre plantio e proteção ao meio ambiente e, através de laboratórios, puderam entender um pouco dos métodos científicos que tratam essas matérias.
Em duplas, trios e de forma individual apresentaram um pouco do que aprenderam nesse período.
Como a pressão atmosférica influencia o ecossistema e sua influência  nos lençóis freáticos...
A influência da umidade do ar e sua relação coma temperatura, sensação térmica ...
que também foi devidamente registrada ao longo dessa pesquisa, de forma a conhecer-se as máximas e mínimas  por períodos temporais.
Também trataram dos fenômenos El Nino e La Nina, que provocam deslizamentos de gelos em algumas regiões, nevascas, incêndios em matas em outras, além de  furacões, e outros impactos negativos no planeta, com graves prejuízos para o ser humano e para o meio ambiente em geral.
Presente no auditório a Doutora Cristina, que divide a sua vida entre Rio de Janeiro e o Sul de Minas, onde  é Presidente da Associação Mineira de Proprietários de RPPNs - Reserva Particular do Patrimônio Natural
Doutora Cristina está hospedada na Fazenda Iracambi e declarou que conhece muitas escolas públicas por esse país a fora, mas nunca viu uma escola tão bem cuidada como a nossa, com destaque para os seu jardins.  Beleza ouvir isso!
Gustavo Toledo integra a equipe da Iracambi nessa luta preservacionista.
Junto com Robin Le Breton
E Sérgio Matos, Biólogo e Educador Ambiental.
E todo mundo está certificado. Pena que alguns deles desistiram no meio do caminho.  Infelizmente a perseverança não é um valor de muitos. Somente dos vitoriosos.
Essa loirinha ao lado de Valdinei é Winni, uma escocesa que vai passar seis meses fazendo intercâmbio na Fazenda Iracambi. A Professora Elza à direita, ao lado do Diretor, Professor  José Antônio.
Para encerrar um almocinho com aquele tempero caseiro de Eva.

Parabéns à Iracambi. Parabéns à nossa Escola Estadual e aos queridos alunos que chegaram lá.

COMENTÁRIO DA IRACAMBI:


Valeu Cléber pela cobertura! A Associação Amigos de Iracambi(OSCIP) agradece o apoio deste veículo de comunicação essencial para a preservação da Serra do Brigadeiro. Que venha a turma 2013 dos Jovens Cientistas. Fazendo a nossa parte!

Sobre a voluntária Winie, nestes 6 meses de estágio com a OSCIP Iracambi, irá morar 30 dias com outra voluntária da Alemanha, nos Sítios Açaí da Serra (Gilson/Lena) e Paisagens do Itajurú (Marcos/Vanilda). Turismo Familiar!

Abraços de Muriqui!
Gustavo Toledo - Coordenador Executivo OSCIP Iracambi
www.iracambi.org.br 

Comentários


  1. Os jovens precisam compreender que é a ciência que está resolvendo muitos problemas da humanidade. Visualizar nela boas carreiras e perseverar no estudo, é preciso. Não se consegue uma boa carreira na moleza ou sem se dedicar forte no estudo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cleber pela cobertura! A Associação Amigos de Iracambi(OSCIP) agradece o apoio deste veículo de comunicação essencial para a preservação da Serra do Brigadeiro. Que venha a turma 2013 dos Jovens Cientistas. Fazendo a nossa parte!

    Correção: A amiga Cristina é Presidente da Associação Mineira de Proprietários de RPPNs. Sobre a voluntária Winie, nestes 6 meses de estágio com a OSCIP Iracambi, irá morar 30 dias com outra voluntária da Alemanha, nos Sítios Açaí da Serra (Gilson/Lena) e Paisagens do Itajurú (Marcos/Vanilda). Turismo Familiar!

    Abraços de Muriqui!
    Gustavo Toledo - Coordenador Executivo OSCIP Iracambi
    www.iracambi.org.br

    ResponderExcluir
  3. Cleber,

    Se possível, por favor nos envie as imagens tiradas para o e-mail associacao@iracambi.com pois no dia não levamos máquina.

    Grato! Gustavo Toledo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a nossos alunos que foram perseverantes e concluíram com chave de ouro o projeto.São todos exemplos de alunos dedicados e comprometidos.Parabéns também pelo apoio assíduo da Supervisora Elza e em especial ao Diretor José Antônio, pelo dia do Diretor, na data de 12 de novembro!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês