FORUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM MURIAÉ

Aconteceu nesta sexta, em Muriaé, mais um Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, promovido pela ONG GAIA, com apoio da Votorantim Metais.
Foram cerca de 14 encontros dessa natureza, nos 9 municípios envolvidos no programa, além de diversos encontros do Conselho Deliberativo, do Conselho Técnico e Grupos de Trabalho para a elaboração de projetos.
Nessa fase foi criado uma Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável, cujo estatuto encontra-se em fase de elaboração, na expectativa de que esse órgão possa agregar esforços de forma conjunta entre esses municípios e parceiros, nas áreas de infraestrutura, educação, turismo, agricultura etc.
Edson Cury, atual prefeito de Rosário da Limeira é o presidente do Conselho Deliberativo. Está deixando a prefeitura agora em dezembro, mas retornará para a EMATER em Muriaé. Edson é uma peça chave nesse processo, pela sua ótima visão como gestor público.
Os 5 integrantes do Conselho Técnico.
Geraldo, Coordenador do Programa Ecos da Mata pelo GAIA, Ginessa, que esteve muito próxima de Belisário nesse programa, e o nosso Eliabe.  Geraldo também se aproximou muito de Beli.
A Comunidade de Pedra Alta presente...
José Maria, da prefeitura  de Rosário da Limeira, e o Prof. Adelunar, da prefeitura de Muriaé.
Marco Barros, da ABRIGA
Um bom publico lotou o salão da Casa da Amizade, do Rotary Club.
Nesse encontro o GAIA comunicou o encerramento de seu contrato com a Votorantim Metais e se despediu do Programa ECOS DA MATA. A ONG foi muito cumprimentada pela forma profissional e ética com que cuidou de um tema que se apresentou muito polêmico no seu início, por ter o patrocínio de uma mineradora. Com essa conduta pode provar a não existência de qualquer má intenção no processo, em termos de cooptação dos atores envolvidos. Ao contrário, foi uma caminhada produtiva, que conseguiu agregar 9 gestões municipais, órgãos públicos estaduais e federais, empresa, organizações da sociedade civil e outras, por 3 anos consecutivos. A Votorantim se comprometeu em dar continuidade ao projeto de desenvolvimento, agora com um novo formato.

Comentários


  1. Gostei de ver a atuação das moças na dinamização do processo-programa ECOS DA MATA. E viva a mulher brasileira que está dando cada vez mais a sua contribuição também fora "do fogão e do tanque".
    Falar por falar é fácil; fútil e até folclórico
    (muito "f" né?). Agora, entrar fundo na questão é coisa para os capacitados e aqueles que querem se capacitar... sem paixões descabidas. Quem não participou perdeu muito, no aperfeiçoamento de sua visão e entendimento do assunto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês