ESCOLA ESTADUAL COMEMORA O HALLLOWEEN

No dia 01 de novembro, véspera de finados, o Dia dos Mortos, a Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas comemorou o Halloween, uma data que vem, a cada dia sendo mais comemorada nas escolas brasileiras..


 Trata-se de um projeto desenvolvido por Simone Aparecida de Souza Cunha, professora de inglês. É a "bruxinha" na ponta da fila
O baile foi coordenado por Romário Rocha, aluno do 3º período da Educação de Jovens e Adultos. A festa contou com belíssimas apresentações, muitas bruxas e com fantasias vindas da Escola de Samba Unidos do Viradouro RJ.
Cá prá nós, ninguém tem cara de bruxa má nessa patota. 
Um vampiro mexicano
Quem são essas "peças" ?

Há correntes que rebatem a comemoração dessa data, por considerá-la estranha à cultura brasileira. Acham que deveríamos ficar com o nosso Saci Pererê.
Bobagem! Com a globalização as culturas se misturam e os Estados Unidos têm uma fortíssima relação comercial e cultural com o Brasil. Muito oportuno a professora de língua inglesa trazer isso para os nossos estudantes.

Veja um pouquinho sobre essa festa no http://pt.wikipedia.org/

"O Dia das Bruxas (halloween) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (não existem referências de onde surgiram essas celebrações.
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. e não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
Há também uma possível  origem católica. desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween"."

Comentários


  1. A expressão inglesa é: "Treat or Trick ! " E quer dizer "ou você paga a prenda ou será penalizado";
    nos EEUU, na tarde e noitinha de 31 de outubro, a gente costuma ser abordado por crianças em bando, geralmente portando gorro de bruxa e dentes de vampiro, que gritam: "treat or trick"! Aí, é preciso estar prevenido para dar nem que seja uma balinha, senão recebe água suja e mancha de lápis na roupa ou outra cobrança no estilo. Muita gente briga, xinga, reclama, mas fazer o quê ? Quanto mais confusão mais engraçado. E o pior: todo mundo ri de você. No metrô de Nova York, de volta para casa, eu já levava umas moedas de 1 dólar (mais ou menos dois reais), o que era uma boa prenda.
    Aí, cantavam em coro, que eu era bonita, uma grande companheira,etc; muita risadaria, mas de agradecimento. E passavam adiante, certos de fazerem uma grande festa. Só isso, baile não.
    E, eu, chegava em casa em paz e feliz. Hoje,
    tenho saudades do "treat or trick". Parabéns à
    escola por reviver tão interessante costume infantil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês