UBUNTU

Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo na África, e porque ele estava sempre rodeado pelas crianças da tribo, decidiu fazer algo divertido entre elas; conseguiu uma boa porção de doces na cidade e colocou todos os doces dentro de um cesto decorado com fita e outros adereços, e depois deixou o cesto debaixo de uma árvore.
Aí ele chamou as crianças e combinou a brincadeira, que quando ele dissesse “já”, elas deveriam correr até aquela árvore e o primeiro que agarrasse o cesto, seria o vencedor e teria o direito de comer todos os doces sozinho.
As crianças se posicionaram em linha, esperando pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, imediatamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo juntas em direção do cesto. Todas elas chegaram juntas e começaram a dividir os doces, e sentadas no chão, comeram felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e indignado perguntou por que elas tinham ido todas juntas, quando só uma poderia ter tido o cesto inteiro.
Foi ai que elas responderam: - “UBUNTU!!!” “Como um só de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"
UBUNTU"  significa: - “EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS!” Às vezes a gente pensa que vem pra África pra ensinar a eles, quando na verdade a gente tem muito do que aprender com eles.
"Quando o amor não sabe dividir, a felicidade não consegue multiplicar-se."

Comentários

  1. Eu e Clésio gostamos muito de participar da festa das crianças , na Fazenda Belletti. Célia e Sr.Belletti espalhavam simpatia com os convidados. Foi gratificante ver a alegria estampada no rosto dquelas crianças. Uma tarde inesquecível , com certeza!
    Cibele - Rio de Janeiro e Clésio - Belo Horizonte

    ResponderExcluir

  2. Realmente a lição do UBUNTU é linda e muito sábia.
    Igualmente, o exemplo dos Belletti vem de muitos anos e merece
    toda admiração. Célia e Marcolino, há muito não vejo vocês,
    mas estão aqui no meu coração.
    Parabéns pela Festa das Crianças na Fazenda Belletti ! Beijos.
    Nina.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês