ESTAMOS NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES

É sempre muito grande a expectativa em relação às eleições.   Eu vejo os pleitos municipais como mais acalorados,  principalmente nas cidades de porte médio e nas pequenas. Nelas a influência do prefeito e do vereador sobre o cidadão é muito forte. Nos grandes centros as pessoas sequer sabem o nome de 10% dos componentes da Câmara Municipal. Talvez de um ou dois. Já em Muriaé, por exemplo, qualquer cidadão é capaz de falar o nome de mais da metade deles.
Nas eleições para governador e presidente da república, nos grandes centros, o bicho pega. Nos centros médios e pequenos, a turma não está nem ai.
Essa é a minha percepção, após viver muitos anos em  médios e grandes e agora pequeno centro populacional.
Nessa horas os candidatos vão se dedicar mais ao corpo a corpo. Afinal, amanhã, quarta, é o último dia de comícios. Os carros de som, muito chatos, por sinal, continuam circulando até sábado.
Lamentavelmente, nessa reta final é comum aparecerem as baixarias contra candidatos. Antigamente, aparecia um filho fora do casamento (lembra da Lurian, filha do Lula?). Isso hoje não tira mais voto de ninguém. Se candidato, ele não gosta de mulher. Se for candidata, é "sapatão". Com as mudanças havidas na sociedade, e a lei contra a homofobia, isso também não dá mais IBOPE. As baixarias serão outras.
Outra grande diferença entre centros maiores e menores, é a animosidade entre os eleitores. Nas cidades grandes, passada a apuração, a vida volta ao normal e ninguém fica com raiva de ninguém. Nos centro menores, opositor político é sinônimo de inimigo. Uma pena! Mesmo por que, como alguém comentou outro dia no blog, os candidatos ganhadores e perdedores se acertam entre si. Já os "combativos" eleitores...

Comentários


  1. Realmente, em lugares menores, às vezes ainda há rixas políticas. Isso tem que acabar. Ninguém é obrigado a ser amigo de ninguém, mas é melhor que seja. Convém às duas partes. Ser inimigo é um ranço muito incômodo entre as pessoas e pode levar a consequências desastrosas.
    Já, ser amigo, é bem diferente ! É ter um irmão de alma. Um companheiro para o que der e vier. Até discordar. Não têm que pensar ou sentir igual.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês