UMA NOITE DE ALTO NÍVEL CULTURAL

A noite estava linda. O convite para ir a Muriaé para o lançamento do livro POESIA A DESTEMPO, do Dr. José Alcino Bicalho, tornou-se imperdível. Com a amiga Nina, colocamos o carro na estrada.
Com direito a uma 'lua azul". O termo se refere à segunda lua cheia que ocorre num mesmo mês, sendo que a freqüência de acontecimento é de uma vez a cada 2 anos ou 3 anos. Isso se dá pelo fato do ciclo lunar ser de 29.5 dias, o que torna perfeitamente possível que em um mesmo mês sua fase se apresente cheia por duas vezes. Fevereiro é o único mês que não pode ter a lua azul, mesmo em anos bissextos.
Os amigos de Miradouro presentes para prestigiar o amigo de longas datas, Dr. José Alcino. Também o prefeito José Braz, da mesma forma amigo por mais de 70 anos, como dito pelo escritor.
Ana Lúcia é filha da ilustre figura. É prima de Mírian.
O genro Gustavo, na extrema direita, e o Professor Nicodemos (colégio São Paulo), sua mãe Maria do Carmo Barreto Couto (cunhada do homenageado), Gilica Ferreira, filha de Aristóteles e Corina Ferreira, além de Virinha (Maria Alverina) Bicalho do Valle, prima de Ana Lúcia e filha de Juquinha do Valle.

O evento foi promovido pela FUNDARTE.
Em sua manifestação Gilca Napier informa  a criação da Academia Muriaeense de Letras e também fala do projeto  "Prazer  em Conhecer, Prazer em Ler", da Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira, recém restaurada, e da grande programação cultural que acontecerá em Muriaé no mês de setembro.
Faz a apresentação do Dr. José Alcino Bicalho,  comparando-o a um personagem do livro o I Ching ou Livro das Mutações, um clássico e muito antigo texto chinês.
De fato, o poeta José Alcino é  fruto de mutações sucessivas. Da área de Farmácia, Engenharia Química,  é um bibliófilo, amante e colecionador de livros, atuou na política como prefeito de Miradouro, deputado estadual por Minas Gerais, cônsul honorário do Marrocos, chefe do Escritório Comercial do Brasil na França, dentre outras atuações profissionais. 


Humildemente o poeta inicia a sua palestra classificando-se como um "poeta da roça", que sente a beleza da existência sem a necessidade de grandes pesquisas de cunho filosófico. Mas isso não é verdade. O dr. José Alcino mostrou-se um grande filósofo. Em suas referências esbanjou poesia com citações de Teresa de Ávila, o petropolitano Raul de Leone ...Se um dia eu fosse teu e tu fosses minha, o nosso amor conceberia um mundo e do teu ventre nasceriam deuses. Além de outras citações poéticas.

Concluimos comentários sobre essa bela figura, com parte de uma de suas poesias; DEPRESSÃO



Não me deixes senhor cruzar os braços
Na luta que este mundo desconhece
Na qual o meu espírito anoitece
Tão negra noite, de tão negros traços.

Mas sonho a glória de morrer lutando
Pois a derrota só se mostra quando
Alguém se entrega antes do fim da lida.
O meu livro autografado...
Durante os autógrafos, um sarau com o grupo Ouro de Minas. Sonoridades baianas: uma homenagem ao centenário de Jorge Amado.


Novamente a Turma de Miradouro. À direita a Secretária Municipal de Educação, Professora Maria Amélia.

É cedo para subir a serra. A noite é uma criança.
Na "Casa da Vila" para curtir a turma do Choro. Coisa fina.
A convite dos amigos Gustavo e Ana Lúcia.
Raph e Wânia estavam lá.
O Deputado Wilson Batista também.
Além da costela de porco ao molho barbecue, comemos bolinho de jiló. Uma delícia.
Na saída quase que a noite é estragada. Esse fracote me encarou e não gostei. Quis lhe dar um "pau".
Luciano, do Bar Reduto me impediu e me apresentou o cara. Sérgio é gente muito fina. Além de dono de academia, é professor de línguas. Mais um amigo em Muriaé.
Já ia esquecendo de falar. Na hora de pagar a conta, o amigo Gustavo já havia feito isso. Está ficando barto ir a Muriaé. Sempre alguém está pagando. Preciso ir mais lá.

Comentários

  1. Realmente uma grande noite! Quanta coisa bela proporcionada pelo grande miradourense, José Alcino Bicalho. Como se não bastassem os momentos tão agradáveis na FUNDARTE, desfrutamos ainda das delícias da Casa da Vila, nelas incluído o conjunto
    de chorinhos, os quitutes e os papos com os amigos de Muriaé. Agradecemos aos Bicalho. Quando puderem, subam a serra que aqui estamos
    querendo recebê-los de novo. Beijos, Nina de Belisário.

    ResponderExcluir

  2. Que gatão esse Sérgio, hein? Por que não emigra
    para Belisário, o convite está feito e é tão pertinho...
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Sr Cléber e Sra Nina, tenho muita sorte, pois ontem saí de casa para buscar algo no Reduto, fiquei conversando com meu amigo Lú e tive o prazer de conhecer pessoas tão cativantes e amáveis como vocês. Obrigado pelo carinho e pela forma tão amável a qual fui tratado. É difícil conhecer passoas como vocês nos dias de hoje, obrigado. Sr Cléber, com certeza o senhor tem mais um amigo, Sra Nina, agradeço o convite, com certeza faremos algo para Belizário, contem comigo sempre que precisarem. Um maravilhoso fim de semana para vocês, fiquem com Deus.

    Abraço......Sérgio Lanna Cerqueira (8824-3034).

    ResponderExcluir
  4. Cléber, estavam na foto com Gustavo Duriez de Sousa além de José Nicodemos Barreto Couto, sua mãe Maria do Carmo Barreto Couto (irmã de minha mãe e lógico, cunhada de José Alcino), Gilica Ferreira ( filha de Aristóteles e Corina Ferreira) e Virinha (Maria Alverina) Bicalho do Valle, nossa prima filha de Juquinha do Valle.
    Abração e beijo na prima Míriam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês