QUE PENA! MORREU O MAGRO

A minha geração chora hoje uma grande perda. Faleceu o grande "Magro", integrante do conjunto MPB-4, que foi marcante na vida dos amantes da Música Popular Brasileira.
Por duas vezes eu o vi cantar em um bar de sua propriedade lá em Conservatória-RJ, a capital nacional da seresta.

Leia um pouco sobre ele:

"O Músico Antônio José Waghabi Filho, conhecido como Magro, morreu na manhã quarta-feira (8), aos 68 anos, em São Paulo, onde estava internado devido a um câncer. Nascido em Itaocara, na Região Noroeste do Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 1943, o compositor, arranjador, instrumentista e vocalista integrava, ao lado de Rui, Aquiles e Miltinho, o quarteto MPB4, o principal grupo vocal masculino da música popular brasileira, que lamentou a morte em nota publicada no site oficial.
"Depois de longa luta pela vida, Antonio José Waghabi Filho, o Magro do MPB4, nos deixou.
Com ele vai junto uma parte considerável do vocal brasileiro. Com ele foi a minha música. Fraternalmente, Aquiles", diz o texto.

Magro estava internado no CTI do Hospital Santa Catarina, desde a última sexta-feira (3), devido a complicações de um câncer na próstata descoberto há 10 anos, e já diagnosticado com metástase. Ele dois um casal de filhos, Eduardo e Gabriela.
Tecladista, vibrafonista, clarinetista, saxofonista, percussionista, além de arranjador, compositor e cantor, começou seus estudos de piano com Pepita Machado ainda em Itaocara. 
Começou sua carreira profissional em 1960, como vibrafonista do conjunto de bailes Praia Grande. Três anos depois, fundou o Quarteto do CPC com Miltinho, Ruy e Aquiles, que um ano depois virou MPB4, devido à extinção dos Centros Populares de Cultura (CPCs).

Em paralelo ao grupo, foi responsável por arranjos e orquestrações para discos de outros artistas, como Chico Buarque ("Chico Buarque de Holanda, volume 2" e "Construção"), Toquinho e Vinicius, Tunay e Simone, entre outros.

Entre as obras mais reconhecidas, estão arranjos vocais para "Lamentos", de Pixinguinha e Vinicius de Moraes; "Roda viva", de Chico Buarque; "Cálice" (Gilberto Gil e Chico); e "Cio da terra" (Milton Nascimento e Chico Buarque)."

Fonte: http://g1.globo.com/musica/noticia/2012/08/musico-antonio-jose-waghabi-filho-o-magro-do-mpb4-morre-em-sp.html

Apenas o finalzinho de uma das mais marcantes músicas do MPB-4:

AMIGO É PARA ESSAS COISA
..................
.................
- Que bom se eu morresse!
- Prá quê, rapaz?
- Talvez Rosa sofresse
- Vá atrás!
- Na morte a gente esquece
- Mas no amor agente fica em paz
- Adeus
- Toma mais um
- Já amolei bastante
- De jeito algum!
- Muito obrigado, amigo
- Não tem de quê
- Por você ter me ouvido
- Amigo é prá essas coisas
- Tá...
- Tome um cabral
- Sua amizade basta
- Pode faltar
- O apreço não tem preço, eu vivo ao Deus dará.


Comentários

Posts mais visitados do último mês