DESTINO DOS MEDICAMENTOS VENCIDOS - RESPONSABILIDADE DE QUEM ?

O que você faz com os medicamentos vencidos? Descarta no vaso sanitário, pia ou tanque de sua residência, ou descarta junto com os demais lixos sem pensar nas conseqüências? Em pleno século XXI, não podemos continuar maltratando o meio ambiente dessa maneira, lançando na natureza de maneira incorreta o que produzimos todos os dias: toneladas de lixo sem nenhum tratamento adequado, separação, etc.

Está na hora de revermos essa situação e pensarmos um pouco mais nessa questão de descarte do lixo. O lixo domiciliar ou doméstico oriundo das atividades humanas incluem os restos de alimentos, trapos, garrafas, vidros, folhagem, além, lâmpadas, inseticidas, remédios, baterias e outros que são gerados no nosso dia-a-dia, além do lixo hospitalar, ou de serviços de saúde, que são produzidos diariamente em hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias, clínicas veterinárias, consultórios odontológicos e postos de saúde.  

O lixo de origem hospitalar ou dos serviços de saúde são classificados da seguinte maneira: 

Grupo A - resíduos biológicos
Grupo B - resíduos químicos
Grupo C - resíduos radioativos
Grupo D - resíduos comuns (que não são perigosos)
Grupo E - resíduos perfurocortantes.

Nos resíduos contidos no grupo B (resíduos químicos) têm-se os medicamentos, que estão presentes na maioria das casas de milhões de brasileiros assim como em todo mundo, e que quando vencidos são descartados de qualquer maneira junto com lixo domiciliar comum, logo não tendo uma coleta seletiva que possibilite a separação desses lixos, somos obrigados a descartá-los junto com os demais em aterros sanitários sem controle algum, sem nenhum tratamento adequado trazendo com isso prejuízo e transtorno para nosso meio ambiente, colocando em risco a vida do planeta e das futuras gerações.

Pensando nisso a DROGARIA BALBINO, assumindo seu papel na responsabilidade social e o compromisso com a preservação do meio ambiente, começou recolher todo o lixo químico (medicamentos vencidos) gerado no distrito, para um destino final de maneira correta, a incineração (processo de queima do lixo em fornos e usinas próprias, apresentando a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos, além de destruir os microrganismos que causam doenças, evitando assim que o mesmo seja descartado de maneira errada, como vem sendo feita até os dias atuais. Você que deve colaborar com o futuro do planeta e a sobrevivência da espécie, deixando o seu medicamento vencido, ou sobra de uso do mesmo, na Drogaria Balbino, situada na Praça Cel. Francisco Gomes Campos, 59, Centro – Belisário.

O MEIO-AMBIENTE agradece a sua colaboração!

Comentários

  1. Obrigado Cleber, pelo apoio e colaboração na divulgação.
    Espero que a comunidade belisarense faça a sua parte para a preservação do meio ambiente.
    Conto com a participação de todos.
    Sem mais, grato.
    Um forte abraço e até mais..
    Mateus Lucas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês