MINAS SE DESTACA NA EDUCAÇÃO


A Revista VEJA dessa semana trouxe uma matéria com dados sobre a educação brasileira, e que foram divulgados pela ONG Todos pela Educação, tendo como base a Prova Brasil aplicada pelo MEC nas escolas públicas brasileiras. 
Os dados não são animadores, mas o resultado apontou municípios pequenos que estão fazendo a diferença. Uma grata surpresa: dos 10 melhores desempenhos no ranking, 7 são pequenas cidades mineiras.
Veja a foto.

Observem que a média dos municípios brasileiros é 23%. A dos países mais desenvolvidos é 57%. As cidades mineiras apontadas têm o dobro da média nacional e as 3 primeiras não estão longe da média mundial. 


São Tiago dista 2 horas de Beagá e tem 10 mil habitantes. Lá, onde se vive do café de da fabricação de biscoitos, um grupo de estudantes venceu o Campeonato Nacional de Robótica e estão embarcando para o México para participar do circuito mundial. Nas aulas de química eles desenvolveram um projeto de extração de álcool da laranja por meio de fermentação. Essa experiência interessou à Universidade de São Paulo-USP.
Leia um pouco a respeito:
"Essas cidades não estão fazendo nada de mirabolante, mas sim levando a cabo um conjunto de iniciativas coerentes que têm tido continuidade, algo raro no país...” 
“...Minas Gerais foi o primeiro estado a formular uma prova única para mapear as deficiências dos alunos e lançar luz sobre os bons casos, saindo na dianteira na criação de metas para a sala de aula. As escolas passaram então a ser cobradas e até premiadas por seu cumprimento, tal como no mundo corporativo."
Meritocracia na seleção de diretores:
"Dados da Prova Brasil mostram que, até hoje, são minoria os diretores de escola que chegam ao cargo por um sistema que alie quesitos técnicos a uma eleição, e não por critérios políticos: eles representam apenas 13% do total; em Minas, são 60%.
" Uma receita campeã: o que explica o alto nível de ensino nos municípios que encabeçam a lista do Todos pela Educação
• Diretores selecionados por critérios técnicos
• Incentivo financeiro aos professores com os melhores resultados
• Cursos constantes para a atualização dos mestres
• Currículo único e bem organizado
• Valorização da leitura
• Participação dos alunos em competições nacionais em todas as disciplinas
• Iniciativas para atrair a família à escola 

Fonte: http://veja.abril.com.br/

Comentários

  1. Muito interessante a matéria acima e nos enche de orgulho nessa hora em ser mineiro. Mas o bom mesmo seria que o mundo inteiro investisse na Educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês