A CULTURA EM SÃO PAULO



Andar pelo centro de São Paulo é um programa fantástico. tenho mostrado a riqueza do patrimônio edificado e hoje me dediquei a apreciar e registrar a beleza das manifestações culturais na região.
(Clique nas fotos) 





No salão da Estação Sé, do metrô, um piano fica à disposição dos artistas anônimos. Quem quiser é só sentar e tocar.
O fato de não ter plateia não importa...o artista deu o seu concerto e pronto.

Na mesma estação uma exposição mostrando a garra do Japão, que apesar de ter sido destruído em parte por um tsunami, em março de 2011, encontra-se hoje praticamente recuperado fisicamente. 
São Paulo recebeu milhares de imigrantes japoneses, que ajudaram a construir essa cidade, inicialmente na zona rural, em substituição ao trabalho dos negros, extinto com a abolição da escravidão.
Essa escultura abaixo não faz parte da exposição. É minha patroa.



Essa de granito eu não vi de quem é...

Uma estrada completamente destruída
Uma semana depois tudo volta ao normal. É o que diz a legenda.


Tudo isso conseguido com solidariedade e muita honestidade nos gastos públicos.

Nas visitas às igrejas católicas a oportunidade de se conhecer a história da cidade de São Paulo. São muitos os grupos de crianças que vão em grupos organizados por professores, que dão aulas de história in loco.
O templo é belíssimo. Sua história muito rica...
E é contada pelos monitores da instituição que dá assistência  pedagógica  ao projeto. Ai  a garotada está assentada dentro do templo, perto do túmulo de Fernão Dias Paes Lemes. Quem se lembra do "Caçador de Esmeraldas"
E mais cultura no Viaduto do Chá, agora com apresentação de um grupo de peruanos, cantando músicas andinas. 
Ali perto uma dupla cantando música sertaneja. Essa é sertaneja mesmo.
A cultura de rua é muito diversificada. Abaixo um mineiro, como está escrito no cartaz, dançando na calçada, na Rua 25 de Março. O bicho é muito cara de pau. Parece mais baiano. 
E esse outro artista fazendo "embaixadinhas"



Estava me esquecendo dessa máquina onde você pode comprar livros e pagar o que achar justo. Coloca a(s) nota(s) no local próprio. Afinal, livro é a base da cultura.


Tudo isso é São Paulo.


Comentários

  1. Cléber, adorei a matéria!!!
    Continuo aguardando suas riquíssimas informações e/ou dicas para uma turnê em São Paulo, passando pelos pontos turísticos, indicações de onde ficar e ir...
    Parabéns pelo trabalho.

    Abraços
    Regina

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas este viaduto, n é o chá, o do chá e paralelo com esse, esse é o famoso viaduto santa efigenia, que atráz ta o mirante do vale, maior predio do brasil, este viaduto, foi reformado para lembrar a são paulo antiga, no seculo 20, muito proximo tambem do mosteiro de são bento...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês