UMA MISSA MUITO ESPECIAL

Momentos de muita emoção, devoção, desafios missionários, etc, marcaram a missa realizada hoje pela manhã na Matriz de Belisário, em ações da graça pelos 25 anos de vida missionária da belisarense Irmã Fani.
Em 14 de setembro de 1982 ela deu o SIM para o chamado de Deus para se dedicar à vida religiosa, transferindo-se para o interior de São Paulo para se incorporar à CONGREGAÇÃO DAS MISSIONÁRIAS DE CRISTO.
Um outro grande motivo dessa festa foi a comemoração de 60 anos de casados de seus pais, Lincoln e Anastácia.





A missa foi rica em sua liturgia, com grande participação da comunidade.


























O templo lotado completamente...














Uma celebração marcada por muitas músicas...












A entrada da Bíblia no templo, de forma alegre e descontraída, bem do jeito brasileiro, sem banalização.
" Fazei soar a Palavra de Deus em todo o lugar..."









Elenice, uma das irmãs de sangue faz a leitura bíblica "Dai graças ao Senhor, porque ele é bom e eterna a sua misericórdia... esse é o dia que o Senhor fez por nós"









A outra irmã, Maria José, a segunda leitura: " Quem é o vencedor do mundo senão aquele que ressuscitou dos mortos"









Frei Wesller, de forma cantada, faz a terceira leitura do evangelho: "Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós... Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram."






Numa profunda reflexão o Frei Gilberto desafia a comunidade a se motivar sempre pela notícia da ressurreição de Cristo, em nome de quem a nossa vida deve ser vivida.
Usou como base o texto de Atos 2: " ...e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração."
Dessa leitura destacou que as doações se fazem através da forma apresentada no texto, se referindo à Igreja Primitiva, mas também pelo amor dedicado na vida matrimonial como no exemplo do casal, Sr. Lincoln e D. Anastácia, ou ainda de forma do atendimento de um chamado vocacional, como no caso da Irmã Fani, que optou pela vida religiosa de forma efetiva..

















Também presentes na cerimônia 6 religiosas, amigas da Irmã Fani, que vieram de Jundiaí, interior de São Paulo, e passaram 15 dias EMBELISARIO, para participar dessa celebração,









Momento solene de confirmação dos votos religiosos, reforçando aquele que foi feito há 25 anos atrás.









Também o casal foi convidado a repetir a confirmação dos votos matrimoniais, feitos há 60 anos.













Com a recolocação das alianças, agora em mãos bem mais marcadas pela vida,











A entrada dos elementos da eucaristia pelas amigas religiosas.













Uma homenagem à Irmã Fani, com a apresentação de seu rico histórico de vida, com passagem por diversas pastorais da Igreja Católica, em diversas cidades de São Paulo, Minas, Goiás, Tocantins e Pará.
Atualmente ela é tesoureira de CASA DA CRIANÇA, em Jundiaí.






Palavras de agradecimento à família que com ela esteve durante a sua carreira, aos pais que lhe deram exemplos de vida e amor a Deus, em especial a mãe que deu total apoio à sua decisão declarando à época que Deus havia lhe dado 9 filhos, e assim poderia devolver uma para Ele,










Entre os presentes, Grego, o candidato a prefeito de Muriáe pelo DEM.











E a mãe e irmã de Jairo, que entram aqui para matar a saudades dele, que as verá lá da Inglaterra, onde mora e acompanha o nosso blog;.












E a festa não acabou para ai. TODOS os presentes são convidados para um almoço lá na Escola Estadual.












Será que a comida vai dar para essa fila toda?

























Eva abre as vasilhas e mostra que tem muita comida. Dá prá todo mundo comer com fartura.













Com direito a bolo e doces..









Que festa!


Comentários

  1. Familiares...
    Queremos agradecer a todos que ajudaram na preparação dessa maravilhosa homenagem. Tudo foi feito com muito carinho e por isso teve esse resultado lindo. É muito bom vermos a uniao da nossa comunidade. Que Deus sempre abençõe a todos os Belisarenses...

    ResponderExcluir
  2. Um breve histórico da vida religiosa de Ir. Fani...

    Irmã Fani Gonçalves Martins, nasceu aos 23 de Janeiro de 1966, EMBELISÁRIO-MG. Seus pais, Lincoln Martins de Oliveira e Anastácia Gonçalves de Oliveira. Tem nove irmãos.
    Foi batizada na Paróquia Santo Antônio, aqui EMBELISÁRIO, aos 23 de Maio de 1966.
    Sentindo-se chamada por Deus, para consagrar toda a sua vida ao serviço da igreja e dos irmãos, decidiu-se livremente com o apoio de toda a sua família e comunidade a seguir Jesus Cristo por meio da vida religiosa consagrada. Ingressou na Congregação das Missionárias de Cristo, na cidade Jundiaí, interior de São Paulo em 18 de Janeiro de 1983 e neste mesmo dia foi acolhida na primeira etapa de formação do Aspirantado e 12 dias após ingressou no Postulantado, confirmando a sua decisão em prosseguir na resposta à vocação religiosa.
    Aos 02 de Fevereiro de 1984, entrou no Noviciado, recebendo o título de IRMÃ. Aos 03 de fevereiro de 1987, fez seus primeiros votos de pobreza, castidade e obediência a Deus durante a Santa Missa na Capela da Congregação das Missionárias de Cristo.
    Ir. Fani, fez seus votos religiosos perpétuos em 03 de Fevereiro de 1987, entregando-se de forma radical a serviço da igeja, seja na evangelização pastoral, como no atendimento às entidades sociais.
    Relizou e realiza diversas missões em diferentes lugares e estados brasileiros.
    Dentre as atividades pastorais, dedicou-se também ao serviço de entidades sociais: Casa da criança Nossa Senhora do Desterro e Aprendizado Dom José Gaspar, ambos situados na cidade Jundiaí-SP, onde a Congregação das Missionárias de Cristo atendem cerca de 300 crianças e adolescentes oriundos de situações mais necessitadas.
    Atualmente, reside e presta serviços na Casa da criança como membro da diretora na função de tesoureira.
    O lema escolhido pela Irmã por ocasião de seus votos se perpetue ao longo de sua vida na certeza de que essa palavra de Deus: "SEDUZISTE-ME SENHOR E EU ME DEIXEI SEDUZIR!!!"

    Obrigado Irmã por compartilhar e celebrar conosco o seu Jubileu de Prata. Parabéns pelos seus 25 anos de vida consagrada a DEUS. Parabéns Sr. Lincoln e Dona Anastácia pelos 60 anos de vida conjugal. Deus abençõe vocês e sua respectiva família.
    São os sinceros votos do amigo Mateus e família.

    Obrigado cleber pelo apoio jornalístico o espaço concedido a essa matéria.

    ResponderExcluir
  3. Beleza Mateus.
    Completou a matéria.

    Cléber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês